Tipos de Carro e Carroceria

Tipos de Carro e Carroceria

- em Carros, Curiosidades, Dicas
7086
0
tipos-de-carro-c

Colocar rodas de aros maiores tornam nossos carros mas bonitos, não é mesmo? Mas é o visual do carro como um todo que define sua aparência, e ela se encontra em grande parte na carroceria. Ou seja, o que realmente define a aparência geral são os tipos de carro, se ele é sedã, um jipe ou até mesmo um coupé.

Mais importante e que muita gente ainda não sabe, é que a carroceria influência diretamente no preço do veículo, alguns sendo mais caros do que outros. Isso mesmo! Você pode estar pagando um pouco mais caro no carro graças ao tipo do veículo. Outro fator é que também consta no documento do automóvel suas especificações.

Os amantes de automóveis também devem entender a diferença entre o chassi e o corpo do carro, que no caso seria a carroceria. Podemos comparar com um ser humano, onde o Chassi seria o esqueleto do carro, e a carroceria o corpo. A carroceria pode ser totalmente separado do Chassi em alguns casos ou então fazer parte da mesma estrutura, na qual chamamos de monobloco.

O material seria:

  • Chassi: pode ser feito de alumínio ou qualquer metal que seja suficientemente rígido
  • Carroceria: pode ser feita de alumínio ou então aço. Pode ser também de fibra de carbono que, além de reduzir o peso, ainda fornece uma maior segurança

Mas então, quais são os tipos de carro e carroceria?

Sedã

É um dos tipos de carroceria mais conhecido, pois possui um bom espaço para passageiros e bagagens. Este modelo é conhecido por ser dividido em três compartimentos: Motor, Passageiro e Bagageiro. A divisão do porta-malas (bagageiro) é muito importante, pois o vidro traseiro não é acoplado ao porta-malas, ele é separado, assim oferecendo um maior espaço para bagagens se tornando ideal para viagens em famílias com um veículo mais compacto.

tipos-de-carro

Note que o Porta malas (no retângulo azul) é separado do vidro traseiro, assim proporcionando um espaço maior para guardar bagagens.

Alguns sedãs mais sofisticados, como por exemplo o Ford Mustang ou o Astra da Chevrolet possuem os três compartilhamentos, porém o último (bagageiro) é consideravelmente menor. São chamados de notchback.

Hatch

Os modelos Hatch são mais compactos e, diferentes dos sedãs, o vidro traseiro é acoplado ao porta malas do carro. Geralmente estes modelos são mais em conta, porém a desvantagem é o pouco espaço, tanto para passageiros quanto para bagagens. Os modelos mais compactos possuem motor 1.0 e são biocombustíveis, apesar de possuir modelos maiores e esportivos. A grande vantagem do Hatch é a praticidade em andar nas cidades movimentadas onde o trânsito é intenso e o estacionamento é pouco, por ser um carro de porte menor.

tipos-de-carro-hatch

Cupê

Veículos de carroceria cupê são pequenos e sua aparência mais clássica declina de maneira acentuada até o bagageiro. Em sua grande maioria possui apenas duas portas e são carros baixos, aprimorando a velocidade e bom desempenho graças a sua aerodinâmica. Muitos modelos possuem apenas banco para os dois passageiros frontais.

tipos-de-carro-coupe

Exemplos de Cupês usados nos recentes filmes do espião 007 (esquerda) com os antigos (direita)

SUV – Utilitário Esportivo

Aqui está um modelo que possui um preço mais elevado do que outras carrocerias. O Utilitário Esportivo possui o que você necessita para pegar qualquer tipo de estrada, principalmente de chão: altura e potência. Sua aparência e motor robusto vem acompanhado de grande tecnologia para performance e muitos modelos vem com tração nas quatro rodas para aquela força extra na hora do aperto.

tipos-de-carro-suvs-

Jipe

O Jipe possui o mesmo objetivo que os SUVs, apesar de ser projeto para enfrentar melhor pistas acidentadas e não apenas estradas de chão ruins. Apesar de ser menor e mais leve que um SUV, também possui tração nas quatro rodas e motor robusto. Este tipo de modelo foi criado durante a segunda guerra mundial já com o propósito de encarar qualquer tipo de terreno.

tipos-de-carro-jipe

 

Pick-up

As Pick-Ups (Picape no Brasil) possui uma grande vantagem em relação aos outros modelos, que é no carregamento de carga. Possui a traseira de carga aberta, o que ajuda muito em mudanças também. São conhecido popularmente por caminhonetes. Devido ao fato de carregar cargas possui uma potência maior do que os modelos mais convencionais. São popularmente conhecidos como caminhonetes.

tipos-de-carro-pickups

Station Wagon (Perua)

Se o sedã é bom para viajar, então a Perua é ótima! Eles se assemelham as Pick-Ups, porém sem o compartimento de carga aberto. Assim como os modelos Hatch, o vidro traseiro é acoplado ao porta-malas, porém, mais estreito. Sua denominação popular é o feminino da Pick-Up: ao invés de serem chamados de caminhonete, são chamados de caminhoneta.

tipos-de-carro-van

Minivan

A Minivan é um tipo de carroceria grande e sua vantagem é, além do amplo espaço, possuir bancos modulares para um maior aproveitamento para carregar pessoas. Geralmente seu compartimento de carga (bagageiro) é acoplado aos bancos traseiros.

tipos-de-carro-minivan

Van (Furgão)

As vans são famosas por possuírem espaço ainda maior do que as Minivans, por serem também destinadas ao comércio, tanto para levar passageiros como grandes volumes de cargas. Uma boa parte inclusive possui sua parte frontal de passageiros dividida da traseira, para transporte de carga ou maior número de pessoas no compartimento traseiro.

tipos-de-carro-vans

Crossover

Aqui está uma carroceria difícil de distinguir, já que, como seu próprio nome diz (Crossover – Cruzamento), é uma mistura de modelos de carrocerias dos tipos de carro. Este modelo tenta misturar as carrocerias mais comuns como os Hatchs e os Sedãs e atribuir uma performance mais próxima de SUVs ou em alguns casos até de Cupês.

tipos-de-carro-crossfox

Possuímos também os tipos de carro esportivo que possuem uma definição, mas como o ditado popular já alcançou diversas vertentes, muitos carros que não são esportivos mas possuem alguma ou outra característica do mesmo acaba sendo denominado assim. O que realmente define o carro Esportivo é sua carroceria luxuosa como a de um sedã ou cupê agregada de grande potência e conforto, com bancos de linha ou que sejam conversíveis por exemplo.tipos-de-carro-esportivo

 

Há outros tipos de carro também, porém menos usados, como a Limousine por exemplo.

Mas então, quais os tipos de carro e carroceria que você mais gosta, estimado leitor? Deixe sua opinião que informamos a nossa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *