Da Redação
KasterWeb
Aprenda a trocar o óleo e esticar a corrente da moto em casa
Vamos lá! Para começar é preciso você checar a calibragem dos pneus da moto.
E isso é muito fácil! Basta você checar na etiqueta da moto, chamada balança, aí é só conferir quanto você precisa para uma ou duas pessoas. Nisso, leve num posto de gasolina, que geralmente eles tem o equipamento específico para a calibragem dos pneus.
E agora outra coisa, existe uma ‘graxinha branca’ que você pode encontrar em qualquer loja especializada em moto e ela serve para lubrificar a corrente, e isso é muito importante, pois a corrente não pode ficar seca.
Depois, você precisa limpá-la e pode ser com um óleo diesel ou com um desengraxante específico para isso.
Nisso você pega um pincel, o ideal que você passe a graxa branca na parte de dentro da corrente e vai movimentando-a, assim a graxa vai naturalmente se espalhando por toda a corrente.
Agora a gente vai para a segunda parte e para isso você vai precisar de alguns equipamentos especiais e também tomar um cuidado maior, porque você pode até estragar sua moto se você fizer alguma coisa errada.
Normalmente as fábricas dispõem dos equipamentos que ficam debaixo do banco no seu kit de ferramenta . Aí você precisa soltar o eixo principal da roda traseira, deixar ele frouxo, ai você pode fazer o seguinte: #dica: pegar um paninho, dobrá-lo, colocar entre a corrente e a coroa e, coloque a moto um pouquinho para frente.
Daí sim, você solta os reguladores de tensão da corrente, depois aperta tudo de novo, aperta o eixo principal, põem a moto para trás e tira o paninho e ela vai estar na tensão mais ou menos certa.
Depois você pode deixar a moto em linha reta, pede para alguém subir e dá uma verificada na tensão, porque com o peso da pessoa ela pode dar uma esticada. Então é legal você fazer essa verificação novamente pra ver se a corrente não está muito esticada.
Lembrando que: esticar a corrente de uma moto requer um pouquinho de cuidado e as ferramentas certas!
Caso a sua moto não tenha filtro de óleo, você pode arrumar um recipiente para esgotar o óleo, solte o bujão, deixa todo o óleo decantar, saí nesse recipiente, fecha o bujão, aí sim você completa com o óleo novo e com a quantidade especifica, com o óleo certo para sua moto recomendado pelo fabricante no manual.
Obs: Faça a troca do óleo com o motor frio de preferência, nunca faça com ele morno ou quente, pois pode causar queimaduras.
#Dica: o óleo que ficou no recipiente você pode despejar na embalagem vazia do óleo novo que você comprou. Procure um lugar de descarte, onde fazem a reciclagem do óleo.
Algumas são mais fáceis que as outras, por exemplo, as nacionais normalmente fica do lado do motor, são três ‘parafusinhos’ que você tem que tomar cuidado na hora que for tirar, preste bem atenção como é a posição do filtro, se tem alguma ‘molinha’ ou alguma engrenagem, para você colocar um novo, ai você pode colocar de novo.
Já as importadas requer uma ferramente especial, nesse caso, você terá de ir ao seu mecânico ou você compra a ferramenta e faz a troca em casa. Mas aconselhamos levar ao seu mecânico para essa troca, já que as ferramentas são diferentes, até para a destinação do óleo fica muito mais fácil.
Não deixe de fazer a revisão corretamente, o ideal seria a cada 10.000km, levar num mecânico e checar tudo certinho.
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