da Redação
Kasterweb
Atualizado em 03/12/2015 as 14:15
Você sabia que o combustível tem prazo de validade?

Pois é motorista, o combustível tem sim prazo de validade! Se ela fica por muito tempo no tanque do carro, ou seja, a ponto de ficar velha, pode trazer inúmeros problemas para o funcionamento do motor do seu veículo, como dificuldade de partida e falhas.
Prazo de validade nos postos de combustíveis

Para saber a validade do combustível nos postos, existe um teste especificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) chamado “período de indução”. Nesse teste é retirado uma amostra de gasolina, onde o mesmo deve resistir à indução de oxigênio, isso, realizado em laboratório, por no mínimo 6 horas.
Na prática, é da seguinte forma: a cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais, se estiver protegida de luz e do calor. Ou seja, bem estocada, a gasolina comum pode resistir até seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.
Prazo de validade nos carros

Já armazenado no carro, o combustível funciona de outra forma, tendo o prazo diferenciado já dentro do tanque. Isso porque a composição está exposta ao calor e oxigênio. Então, quando o combustível não é utilizado pelo motor, volta quente para o tanque e logo encontra o oxigênio do reservatório. “Por isso, nos automóveis a validade da gasolina fica em torno de 2 a 3 meses, dependendo do nível dentro do tanque (quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor)”, diz o Engenheiro Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis na Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Gasolina Aditivada tem prazo maior

Caso você é daquele motorista que roda pouco com seu automóvel, o aconselhável é sempre usar gasolina aditivada. Por isso também, algumas montadoras recomendam o uso da gasolina aditivada no tanquinho auxiliar de partida a frio nos veículos Flex.
Principalmente em estações, como primavera, verão e outono onde o combustível passam sem uso. No caso, se o motor precisar da injeção de gasolina, no inverno por exemplo, muitas vezes o produto estará oxidado e denso.
Consequências

A principal consequência do combustível velho armazenado no carro é que ele pode trazer problemas para o motor. Assim:
Quando ocorre a oxidação (envelhecimento) e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se:
- Mais densa
- Tende a formar depósitos de goma no tanque;
- Nas tubulações;
- E nos injetores ou nos carburadores;
- Dificuldade em dar a partida do motor
- “engasgos” no funcionamento, o que pode aumentar o consumo do veículo.