Como funciona o seguro do carro?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google

Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 24/09/2015 às 10h08

Neste artigo vamos falar sobre o seguro do carro, um assunto importante, pois é com ele que o motorista, passageiros e terceiros são protegidos de situações de risco.

E o seguro do automóvel é feito através de um corretor de seguros, o motorista vai contratar uma seguradora e pagará a ela o prêmio do seguro, que é o valor cobrado.  A partir desse contrato a seguradora irá se comprometer em pagar a você uma indenização caso o bem segurado, que é o seu carro sofra um sinistro previsto na apólice.

Vamos analisar os principais elementos na hora de contratar o seguro do seu automóvel!  

  • Risco

O seguro de automóvel protege você de vários tipos de riscos, como: roubo; furto; colisão; alagamentos, entre outros. E, também oferece assistência 24h, como guincho e chaveiro.

Só que o seguro não protege só o seu carro, ele pode proteger outras pessoas, por exemplo, com a cobertura de APP (Acidentes Pessoais e Passageiros) que protege os passageiros, em situações de: morte e invalidez. A cobertura de terceiros, protege de danos materiais e corporais, caso aconteça acidentalmente em outras pessoas enquanto estiver dirigindo.

#Dica 1º – Fique atento na hora de contratar o seu seguro, veja certinho e com muita consciência o tamanho de cada uma dessas coberturas, pois elas são muito importantes. A cobertura de terceiros pode ser tão importante quanto a do seu carro.

  • Corretora

É aconselhável que o motorista procure fazer o seu seguro com um corretor profissional e especializado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que é o orgão regulador do setor de seguros aqui no Brasil. O corretor de seguros além de te ajudar a encontrar  a melhor opção de negocio, também vai te ajudar sempre que tiver alguma dúvida ou dificuldade com o seu seguro.

  • Seguradora

Também é preciso ter atenção com a seguradora, como no caso do corretor, é importante procurar seguradoras reguladas pesa Susep. Se quiser, pode pedir ao seu corretor, amigos ou familiares indicações das melhores seguradoras que eles já conheceram, contrataram e utilizaram. Os itens que deve pôr em prioridade, são: agilidade da indenização, na liquidação do sinistro, benefícios rapidez da assistência 24h, tudo isso é muito importante.

  • Pagamento

A respeito dos pagamentos a dica primordial é que você sempre pague seu seguro na data programada,  evite atrasos ou não pagamentos. Porque a falta do pagamento do seguro pode implicar  no cancelamento do seu contrato e com isso o seu carro vai ficar sem cobertura. E para evitar dores de cabeça ou surpresas indesejadas sempre que você esquecer de pagar ou atrasar a parcela do seguro, procure seu corretor para que ele possa regularizar a situação.

  • Indenização

Tudo dependerá do caso em questão, se for de perda parcial ou caso de perda total .

No caso de perda parcial do veículo (quando há concerto), o motorista vai ter que pagar a franquia e a seguradora irá pagar o restante do custo do concerto.

No caso de perda total, você não paga a franquia  e a seguradora vai dar a indenização integral para o motorista.

De maneira geral, o procedimento em ambas situações é o mesmo: a seguradora exige a entrega de uma relação de documentos, como por exemplo: boletim de ocorrência, documentos pessoais, do veículo, etc,  pra dar entrada no sinistro. Quando todos esses documentos forem entregues, geralmente a seguradora tem até 30 dias para fazer a indenização.

Tem mais alguma dúvida? Escreva nos comentários e estaremos respondendo!

  1. Como funciona o novo extintor? – 17/01/2015

  2. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA – 24/01/2015

  3. Seguro do carro – 31/01/2015

  4. Revisão – O que fazer quando chegar de viagem – 07/02/2015

  5. Cuidados no feriado de carnaval – 14/02/2015

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google