da Redação
Kasterweb
Apesar de chegar em território nacional somente em 1995, o Ford Fiesta teve sua produção inicial aprovada por Henry Ford já em 1972 na Europa. Os carros, inicialmente importados da Espanha, passaram a ser produzido em solo brasileiro um ano depois de sua chegada, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
O Fiesta passou por diversas modificações ao longo dos anos, porém nem todas foram bem recebidas. Em Setembro de 1999, quando o carro passou por modificações em seu visual, mais visivelmente em seus faróis, teve uma repercussão negativa, devido a difícil retífica de algumas peças do carro. Anos mais tarde, o Ford Fiesta viria em modelos esportivos (Sport), porém só de aparência, ainda carregando o mesmo desempenho. Em 2003 chega o modelo New Edge (a “Trend” europeia da empresa na época) contendo o motor 1.0 Supercharger.
Foi em 2007 que o carro recebeu uma estilização própria para os países latino americanos, em sua quinta geração. Agora o auto contava com uma frente inovadora e traseira com lanternas de lentes transparentes. Seu interior também foi modificado, trazendo um painel mais moderno, e com diferentes tecidos e cores em seu interior. Foi a partir daqui que o Fiesta começou a contar com seu kit “Trail”, uma linha estética para o veículo.
O Ford Fiesta atualmente se encontra em sua sexta geração (desde 2008) e começou sua produção na Alemanha. Apenas em 2013 o Brasil começou a produzir a última geração, com suas versões Sedan, novamente fabricados em São Bernardo do Campo (com 240 mil unidades já produzidas) e Hatch, importados do México. Ambos possuem o preço inicial a partir de R$40 mil.
Além do Brasil, o Fiesta também é produzido atualmente na Alemanha, Índia, México, Vietnã, Tailândia e China. Só em território nacional, o carro já vendeu mais de 1,8 milhões de unidades. No mundo, ultrapassa os 17 milhões, o que o torna o 3° carro mais vendido da Ford.
“Em Setembro de 1999, quando o carro passou por modificações em seu visual, mais visivelmente em seus faróis, teve uma repercussão negativa, devido sua difícil retífica.” ????!!!! Meu Deus!!!! Era difícil retificar os farois???
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