O que é Alinhamento e Balanceamento?

5
66218
foto: youtube
Atualizado em 19/11/2015 

Fazer manutenções no carro é importante para deixar você e os passageiros seguros, além de prevenir problemas graves que são mais caros, o alinhamento e o balanceamento são ajustes indispensáveis que devem ser feitos em todo veículo para melhorar a direção e aumentar a vida útil dos pneus. Clique aqui e descubra O que é a vida útil dos pneus

O que é alinhamento?

alinhamento de pneu
alinhamento de pneu

Alinhamento tem a função de ajustar a posição das rodas na suspensão, acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção. Você pode perceber se o carro está desalinhado observando onde estão os maiores desgastes no pneu e se eles cantam quando você faz curvas.

O que é balanceamento?

Como o próprio nome diz: o balanceamento é a restauração do equilíbrio entre as rodas e os pneus, evitando desgastes desnecessários e preservando por mais tempo o pneu. A calibragem também é uma forma de ajudar a balancear, pois deixa a altura igual e oferece maior sustentação.

Quando alinhar e balancear o carro?

O recomendado é que se faça o alinhamento e o balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. Para tal, eles devem estar em boas condições de uso de forma a não prejudicar tais ajustes.

Quando seu carro alcançar 80 mil quilômetros, chegou a hora de trocar o pneu.

Como diminuir os desgastes dos pneus?

Realizando o alinhamento e o balanceamento, os desgastes estarão bem equilibrados entre os 4 pneus. Com a calibragem feita semanalmente seguindo os valores da montadora, você também diminuirá tais desgastes e aumentará a vida útil.

Outra forma de manter os quatro pneus em condições de uso é praticando o rodízio de pneus entre os da frente e os de trás para equilibrar as atrições entre eles.

Conclusão

O alinhamento e o balanceamento são importantes para aumentar a vida útil dos pneus, além de garantir mais segurança para o motorista. Estes serviços custam, em média, 50 reais, ou seja, são baratos, já que você somente os fará a cada 10 mil quilômetros ou quando perceber desgastes irregulares e trepidações.

Procure uma mecânica de confiança e deixe seu carro impecável!

Ainda tem dúvidas? Já fez o alinhamento e balanceamento do seu carro? Comente!!

5 COMENTÁRIOS

    • Olá Fabiola! Tudo bem? Obrigado por participar do nosso portal.

      Bom, sempre que for fazer alguma manutenção em seu carro que envolve as rodas, ou seja, articulação, bandeja, rolamento, homocinética, pivô, entre outros, o alinhamento e balanceamento só são feitos depois da troca das peças e concerto do mecânico.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço! Sucesso!

      • Isso mesmo! Quando mechemos em alguma parte das citadas acima pelo Auto Start, alteramos, mesmo sem querer, a geometria do carro. Por isso, devemos levar imediatamente o carro para alinhar e balancear.
        Espero ter ajudado…

DEIXE UMA RESPOSTA