O que é Alinhamento e Balanceamento?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google
Atualizado em 19/11/2015 

Fazer manutenções no carro é importante para deixar você e os passageiros seguros, além de prevenir problemas graves que são mais caros, o alinhamento e o balanceamento são ajustes indispensáveis que devem ser feitos em todo veículo para melhorar a direção e aumentar a vida útil dos pneus. Clique aqui e descubra O que é a vida útil dos pneus

O que é alinhamento?

alinhamento de pneu
alinhamento de pneu

Alinhamento tem a função de ajustar a posição das rodas na suspensão, acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando assim a direção. Você pode perceber se o carro está desalinhado observando onde estão os maiores desgastes no pneu e se eles cantam quando você faz curvas.

O que é balanceamento?

Como o próprio nome diz: o balanceamento é a restauração do equilíbrio entre as rodas e os pneus, evitando desgastes desnecessários e preservando por mais tempo o pneu. A calibragem também é uma forma de ajudar a balancear, pois deixa a altura igual e oferece maior sustentação.

Quando alinhar e balancear o carro?

O recomendado é que se faça o alinhamento e o balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. Para tal, eles devem estar em boas condições de uso de forma a não prejudicar tais ajustes.

Quando seu carro alcançar 80 mil quilômetros, chegou a hora de trocar o pneu.

Como diminuir os desgastes dos pneus?

Realizando o alinhamento e o balanceamento, os desgastes estarão bem equilibrados entre os 4 pneus. Com a calibragem feita semanalmente seguindo os valores da montadora, você também diminuirá tais desgastes e aumentará a vida útil.

Outra forma de manter os quatro pneus em condições de uso é praticando o rodízio de pneus entre os da frente e os de trás para equilibrar as atrições entre eles.

Conclusão

O alinhamento e o balanceamento são importantes para aumentar a vida útil dos pneus, além de garantir mais segurança para o motorista. Estes serviços custam, em média, 50 reais, ou seja, são baratos, já que você somente os fará a cada 10 mil quilômetros ou quando perceber desgastes irregulares e trepidações.

Procure uma mecânica de confiança e deixe seu carro impecável!

Ainda tem dúvidas? Já fez o alinhamento e balanceamento do seu carro? Comente!!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google