Se você já leu nosso artigo sobre como identificar as características da roda, então já sabe que uma das informações ali apresentadas é o ET.
O Off-set (ET) nada mais é do que a relação em milímetros (mm) do cubo da roda com o centro da largura (tala) da roda. Em termos mais específicos, o Offset da roda é a diferença entre a metade da largura (tala) da roda em relação a superfície de apoio.
Bom, é muito difícil o Offset vir com defeito de fábrica, mas caso aconteça de trocar a roda, é importante que seja feito uma instalação correta e minuciosa, já que pode causar dois problemas que podem acarretar em peças do carro: o desgaste prematuro dos Pneus, além de poder fazer com que o mesmo raspe no para-lamas e danos na parte de suspensão do carro. Também aumenta a qualidade da dirigibilidade do veículo, quando instalado de maneira correta.
O Offset possui três atribuições: Offset positivo, Offset negativo e Offset Neutro (ou zero).
Geralmente os carros possuem o Off-set positivo, ou seja, a roda fica projetada para dentro do para-lamas, já que a diferença entre a superfície e a largura da roda é maior que zero. Em sua grande maioria varia de 35mm à 50mm (Ex: ET40).
Veículos maiores como Pick-Ups ou carros de competição apresentam geralmente o Off-set negativo, apresentando a roda mais para fora do para-lamas. Assim a diferença entre a superfície e a largura (tala) da roda é menor que zero.
O Off-set neutro apresenta o cubo da roda exatamente no centro da largura da roda, sendo igual a zero.
Veja uma imagem a baixo mostrando como efetuar o cálculo do ET (Offset) do carro:
Como podemos ver, o ET (Offset) do carro não é um atributo apenas estético em relação a roda e o para-lamas do carro, mas que também influência tanto em peças quanto em dirigibilidade do veículo.
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