O que é vida útil de um pneu?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google
Um carro ideal deve oferecer estabilidade, conforto e segurança. Suas peças tem que estar sempre em boas condições; seu tanque deve ter gasolina suficiente para você chegar aos seus destinos; você deve sempre deixar um estepe no carro, caso necessite trocar de pneu; entre muitos outros fatores importantes. No entanto, o ideal é sempre cuidar e fazer a manutenção correta do seu carro. Um destes passos é comprar pneus de qualidade e prolongar a vida útil do mesmo, de forma a durar mais e poupar as outras áreas do carro.

Você sabia que um pneu murcho faz o carro consumir mais gasolina que o normal? Por isso é importante cuidar bem dele.

Mas o que seria vida útil de um pneu?

É o tempo que ele demora a desgastar até que não seja mais possível utilizá-lo em boas condições que dê segurança aos passageiros.

Os fabricante não informam a vida útil de um pneu, pois há diversos fatores que alteram este tempo. Veja alguns exemplos:

  • Topografia;
  • Características do motorista;
  • Quantidade de peso;
  • Calibragem do pneu;

Como aumentar a vida útil dos pneus?

o_que_e_vida_util_de_um_pneu
foto: autoh

A topografia do local está fora do controle dos motoristas, mas é bom saber que quanto mais curvas, menos o pneu dura. Aquele momento em que você ouve a borracha ”cantando” são os que mais desgastam este item. Uma curiosidade: o local que mais prejudica a vida útil dos pneus é em Belo Horizonte, aqui no Brasil, por exemplo,  pois os morros cortam pela metade o seu tempo de durabilidade.

Já as características do motorista e seu perfil de dirigibilidade podem ser alteradas se ele tomar ciência, por exemplo, as arrancadas e freadas em um curto espaço de tempo, como costumamos ver em rachas de filmes, fazem mal ao pneu. As lombadas servem para o motorista diminuir a velocidade, portanto é isto que deve ser feito para poupar o carro. Fique de olho também no chão, pois o óleo é capaz de deteriorar a borracha.

Outro fator importante para manter a vida útil do pneu é sempre calibrá-lo. Mas tenha cuidado! Se colocar muita pressão, o desgaste será maior; caso falte ar, o desgaste também será maior. É importante colocar a quantia ideal dada pelo fornecedor.

Conclusão

É importante viajar sempre com segurança e conforto. Cuide bem dos seus pneus, eles são a base do seu carro.

 

Ainda tem dúvidas? Já passou por essa situação? Comente!!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google