O que fazer em casos de acidente de trânsito?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google

Ao realizar as aulas teóricas da carteira de motorista, aprendemos como agir e o que fazer em casos de acidente de trânsito. Porém, acidentes não acontecem toda hora com uma mesma pessoa, e quando ocorrem provavelmente terá passado muito tempo desde esta aula. Por melhor motorista que o cidadão seja, não podemos controlar os eventos do trânsito e muito menos a direção dos outros! Com um número cada vez maior de veículos automotores circulando pelo país, as chances do brasileiro morrer durante um acidente são ainda maiores.

O DPVAT, seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, só no ano passado (2015) realizou 42.500 indenizações por morte no trânsito e 515.750 por invalidez. Por isso é sempre importante realizar a revisão do seu carro antes de esperar o pior acontecer!

Mas o que fazer em casos de acidentes?

O que fazer em casos de acidente de trânsito com vítima?

  • Sinalizar o local do acidente
  • Ver o nível de consiência e o estado físico da vítima
  • Por mais que pareça ter lesões leve, não movimente a vítima; caso possua alguma lesão de fratura pode agravar o estado da vítima e até leva-la a morte
  • Acionar as autoridades de trânsito e o SAMU, explicando o estado da vítima.

Em casos de acidentes com vítimas, é importante não alterar o local do acidente, como por exemplo remover o carro ou objetos. Por mais que os ferimentos possam parecer leves, não movimente o acidentado, já que a mínima fratura, mesmo não exposta, pode causar agravamento imediato da vítima ou até leva-la a morte. Também nunca dê o que beber, pois também pode agravar a situação da vítima.

Há casos onde podem haver linchamentos, colocando a vida de quem causou o acidente em perigo. Nestes casos deve-se procurar local seguro, se necessário se afastar do local e contatar as autoridades, explicando a situação.

O mais importante é o motorista ficar atento e manter a calma. Tomar atitudes precipitadas como fugir do local pode agravar a situação. Mesmo não havendo vítimas fatais, fugir da cena do acidente acarreta em multa.

o-que-fazer-em-casos-de-acidente-2

O que fazer em casos de acidente de trânsito sem vítima?

  • Ao contrário do que muita gente pensa, é importante remover os veículos acidentados da via, ao invés de mante-los no lugar (caso os automóveis estejam em condições de manuseio)
  • Anotar as informações das partes envolvidas, como nome, placa, carro, etc…
  • Tirar fotos do local e dos veículos para registro do acidente
  • Registrar boletim de ocorrência
  • Comunicar sua seguradora
  • Caso não tenha sido o culpado pelo acidente, averigue se o causador do mesmo possui seguro, evitando ter que pagar o valor da franquia

No caso de acidentes sem vítimas é muito importante remover os carros envolvidos da via, já que além de atrapalhar o fluxo do trânsito, pode acarretar em mais acidentes. O melhor a se fazer neste caso é o diálogo e tentar resolver a situação sem ter que aletrar as autoridades. Mesmo assim é importante registrar o boletim de ocorrência, por isso adquirir as informações das partes envolvidas, como a placa e o nome do carro e o nome das pessoas envolvidas é muito importante.

o-que-fazer-em-casos-de-acidente-dis
Algumas pessoas não sabem o que fazer em casos de acidente e tomam atitudes precipitadas. O diálogo é sempre a melhor solução.

O Boletim de ocorrência pode ser realizado em uma delegacia próxima ou até mesmo pela internet. Ambas são validas e aceitas pelas seguradoras de veículos.

O que fazer caso você presencie um acidente de trânsito?

  • Se for um acidente grave, pare o carro e tome as providências a cima. Sinalize o local e avise as autoridades.
  • Se for um acidente leve, pare o carro e veja se as partes já estão resolvendo entre si ou se há alguma vítima grave. Do contrário, siga em frente.

Para quem não sabe, omissão de ajuda é crime e pode acarretar em sérios problemas para o omissor. Colaboração é necessária para um trânsito saudável, principalmente com o aumento cada vez maior de veículos automotores transitando nas cidades.

Números das autoridades que devem ser acionadas:

  • Batalhão de Polícia de Trânsito: 190
  • Polícia Rodoviária Federal: 191
  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192
  • Resgate do Corpo de Bombeiros: 193

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google