Ao realizar as aulas teóricas da carteira de motorista, aprendemos como agir e o que fazer em casos de acidente de trânsito. Porém, acidentes não acontecem toda hora com uma mesma pessoa, e quando ocorrem provavelmente terá passado muito tempo desde esta aula. Por melhor motorista que o cidadão seja, não podemos controlar os eventos do trânsito e muito menos a direção dos outros! Com um número cada vez maior de veículos automotores circulando pelo país, as chances do brasileiro morrer durante um acidente são ainda maiores.
O DPVAT, seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, só no ano passado (2015) realizou 42.500 indenizações por morte no trânsito e 515.750 por invalidez. Por isso é sempre importante realizar a revisão do seu carro antes de esperar o pior acontecer!
O que fazer em casos de acidente de trânsito com vítima?
Em casos de acidentes com vítimas, é importante não alterar o local do acidente, como por exemplo remover o carro ou objetos. Por mais que os ferimentos possam parecer leves, não movimente o acidentado, já que a mínima fratura, mesmo não exposta, pode causar agravamento imediato da vítima ou até leva-la a morte. Também nunca dê o que beber, pois também pode agravar a situação da vítima.
Há casos onde podem haver linchamentos, colocando a vida de quem causou o acidente em perigo. Nestes casos deve-se procurar local seguro, se necessário se afastar do local e contatar as autoridades, explicando a situação.
O mais importante é o motorista ficar atento e manter a calma. Tomar atitudes precipitadas como fugir do local pode agravar a situação. Mesmo não havendo vítimas fatais, fugir da cena do acidente acarreta em multa.
O que fazer em casos de acidente de trânsito sem vítima?
No caso de acidentes sem vítimas é muito importante remover os carros envolvidos da via, já que além de atrapalhar o fluxo do trânsito, pode acarretar em mais acidentes. O melhor a se fazer neste caso é o diálogo e tentar resolver a situação sem ter que aletrar as autoridades. Mesmo assim é importante registrar o boletim de ocorrência, por isso adquirir as informações das partes envolvidas, como a placa e o nome do carro e o nome das pessoas envolvidas é muito importante.

Algumas pessoas não sabem o que fazer em casos de acidente e tomam atitudes precipitadas. O diálogo é sempre a melhor solução.
O Boletim de ocorrência pode ser realizado em uma delegacia próxima ou até mesmo pela internet. Ambas são validas e aceitas pelas seguradoras de veículos.
O que fazer caso você presencie um acidente de trânsito?
Para quem não sabe, omissão de ajuda é crime e pode acarretar em sérios problemas para o omissor. Colaboração é necessária para um trânsito saudável, principalmente com o aumento cada vez maior de veículos automotores transitando nas cidades.
Números das autoridades que devem ser acionadas:
Responder