O câmbio (ou transmissão) é uma das peças essenciais para oferecer ao motorista o controle de velocidade do veículo. Mas você sabia que existem diversos tipos de câmbio?
Apesar de grande parte dos brasileiros ainda terem carros de câmbio mecânico, o mercado de automóveis aparece cada vez mais com tecnologias de ponta, removendo alguns itens comuns usados em carros antigamente, como era o caso de possuir um pedal para embreagem. Conheça aqui os 4 tipos de câmbio presentes no mercado atual brasileiro!
O tipo mais comum utilizado por brasileiros, também graças a quantidade de carros antigos em circulação, é o câmbio mecânico. A transmissão mecânica é totalmente manual e necessita da embreagem para realizar a troca de marchas. Com a tecnologia mecânica cada vez mais dependentes da eletrônica, o câmbio manual está cada vez mais próximo de ser extinto por diversos fatores.
Vantagens:
Desvantagens:
Um dos tipos de câmbio mais usado pelos brasileiros continua sendo o mecânico, apesar dos avanços nas caixas de transmissão.
O Câmbio automatizado de dupla embreagem possui uma caixa de transmissão que funciona com duas engrenagem de encaixe (chamados de robozinho). Quando o motorista está em segunda marcha, por exemplo, uma engrenagem já fica pré-engatada na marcha seguinte (neste caso, a terceira). Assim, quando o motorista realizar a troca de marcha, o trabalho da engrenagem seguinte já está pronta, enviando a engrenagem anterior (que estava engatada na segunda) para a quarta marcha.
Vantagens:
Desvantagens:
Diferente dos outros tipos de câmbio, o automático não funciona com engrenagens, mas sim com um conjunto de discos. Cada marcha representa uma quantidade de número destes discos, na qual se fecham. Ele atua diretamente com o motor, sem necessitar da interferência do motorista.
A terceira marcha por exemplo, fechará os conjuntos de discos da terceira, da segunda e da primeira marcha. Diferente do câmbio manual e seu uso da embreagem, o automático usa um conversor de torque, que nada mais é que um dispositivo hidráulico que transmite a força do motor para a caixa de câmbio de acordo com a pressão em seu interior.
Vantagens:
Desvantagens:
O CVT (Continuous Variable Transmission) também é conhecido como infintas marchas, pelo simples motivo de não trabalhar com engrenagens ou discos. O que ocorre neste tipo de transmissão é uma ligação direta entre o motor e os eixos, que são conectados por duas polias e uma espécie de correia, mantendo a força contínua do motor conforme aceleração e desaceleração.
As vantagens são visíveis no uso da transmissão CVT, confira!
Vantagens:
Porém, as desvantagens podem pesar financeiramente
Desvantagens:
O CVT também é conhecido como “marchas infinitas”, por não possuir trocas, mas sim uma movimentação contínua.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens, é só ver o que se adequá melhor para você motorista, já que toda transmissão possui suas vantagens e desvantagens!
Responder
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.