Lei sobre alteração do conjunto de rodas e pneus

4
65227

Muitos internautas nos perguntam se é permitido alterar as rodas para determinados veículos aqui em nosso portal e se isso influenciará na lei sobre o conjunto de rodas e pneus. Se for realizar uma pesquisa na internet, verá que é difícil encontrar tais informações, já que muitos blogs falam mais sobre leis burocráticas do que a parte prática em si. Alguns dizem inclusive que existe lei que revoga outra e que pode ser feito modificações a bel prazer, o que é um absurdo! Por isso criamos este artigo especialmente para você, nosso caro leitor, para entender como funciona a lei de alteração do conjunto de rodas e pneus na prática.

Muito bem, antes de explicar a fundo, vamos resumir como realmente funciona:

  • O diâmetro externo deve se manter igual ou então que tenham uma variação mínima de -3% ou +2%
  • Não deve ultrapassar o para-lamas

É importante estes tópicos (que na verdade são um só, já que todos são interligados) pelo seguinte motivo: quando se aumenta o aro da roda, geralmente se diminui a altura do pneu (perfil), assim causando erros de leitura, já que diminui a área de flexibilidade do mesmo, alterando a dirigibilidade (estabilidade e\ou conforto) do veículo.

conjunto_de_rodas_pneus

Parece meio complicado a lei do conjunto de rodas e pneus, mas não é! Vamos explicar melhor:

O automóvel é feito sob medida com muita precisão por que seu manuseio vai de encontro com diversas grandezas físicas, ou seja, qualquer alteração que realizar no seu carro, sofrerá alterações em seu conforto e performance. Por isso as leis são importantes, para se ter uma segurança maior no trânsito. Este é o mesmo motivo na qual você deve legalizar as modificações com o Detran, quando for realizar alterações no veículo.

Se você já sabe como identificar as características do pneu, então sabe que nele vem especificado as informações do índice de velocidade e de carga. Ele também vem especificado o Aro na qual ele encaixa.   

conjunto_rodas_pneus

A estética mais cobiçada pelos amantes de automóveis é a roda, por isso muitos a trocam com aros maiores. Quando você altera uma roda que possua um aro maior, você terá que alterar o pneu também, pois eles são feitos para determinados tamanhos de aro. Mas, além de alterar o aro, também são alterados os índices de velocidade e carga, devido a alterações no perfil (altura) e largura do pneu novo. É aí que se encontra o problema. Pois quando se aumenta a roda, a tendência é que diminua o perfil (altura do pneu). Quanto mais baixo o pneu, menos conforto você terá. Quanto menos largura tiver o pneu, menos estabilidade terá o seu carro. Agora, se for trocar por uma roda maior com um conjunto de pneus que aumente dentro dos limites estipulados o perfil e a largura, você só tende ganhar mais estabilidade ou mais conforto. Também existe a questão do Para-lamas, na qual é influenciado diretamente pelo Offset, já que quando se altera a roda, pode haver alterações na relação do cubo com o centro da largura (tala) da roda.

Mas e quanto as leis?

Como havíamos comentado antes, as leis são importantes por causa da segurança, por isso a atenção com o conjunto de rodas e pneus. Mas ela é posta em prática? Imagine ser um policial que conhece todos os veículos e todas as suas medidas para poder multar… não tem como, não é mesmo? Se não for exagerado, mesmo ultrapassando os -3% ou os +2% fica difícil de detectar, até para um policial treinado. Se for alterado de maneira exagerada, então qualquer um que ler esta matéria poderá notar se um carro está fora das regras ou não. O que o motorista deve entender é que o único que pode sair perdendo é ele, pois customizar fora das leis, como informado a cima, fará você perder conforto ou estabilidade, causando mais prejuízo do que lucro.

Conseguiu compreender mais sobre as leis? Ainda tem dúvidas? Então comente aqui para ajudar a comunidade!

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Luiz, obrigado por sua participação!
      Agradecemos o reconhecimento e ficamos felizes em ajudar!

  1. Fui multado e prenderam doc. do meu carro por estar com um aro 18′,No manual do proprietário do Sandero Expression 1.6 2012 consta que a roda original é 185/165-15 e que estava no veiculo é 215/35-18 que é 2.2% menor que a original, vou recorrer a multa, sabe se tem como eu provar que pode variar -3% ?

    • Olá Rodrigo, obrigado por participar do nosso portal!
      Amigo, neste caso recomendamos recorrer a um advogado mesmo. Se possui as informações no manual a defesa pode tentar utilizar o argumento.

DEIXE UMA RESPOSTA