Qual a diferença de um pneu Diagonal para um Radial?

3
105046

da Redação
Kasterweb

Atualizado em 11/11/2015 15h04

Para os leigos, os pneus podem ser itens normais como quaisquer outros sem distinção, são essas pessoas que não entendem os benefícios do pneu verde, bem como frisam a borracha para durar mais tempo. São elas, também, que não veem diferença entre rodas de aço com calota e rodas de liga leve.

Na hora de comprar um pneu, há também um outro fator a ser estudado. Você sabe Qual a diferença de um pneu Diagonal para um Radial? Saiba aqui o que é cada um e por que o radial é superior ao diagonal!

Diferença entre o pneu diagonal e pneu radial

diferenca-de-pneus

Os pneus tem por baixo da borracha uma carcaça. Esta carcaça é a responsável por oferecer estabilidade e resistência aos pneus. A diferença entre as carcaças está, basicamente, na forma como as lonas são dispostas.

O que é pneu diagonal?

O pneu convencional é o pneu que utiliza a carcaça com lonas sobrepostas, formando um aspecto diagonal, pois elas passam uma por cima da outra. As fibras que compõem estas lonas são têxteis.

No chão, sem carga no carro, ela cria uma marca oval quando o pneu começa a rodar. Já com carga, a marca fica um quadrado com pontas arredondadas e as tiras interiores tortas.

O que é pneu radial?

Esta evolução da tecnologia permitiu que os fios da carcaça pudessem ficar dispostos perpendicularmente ao plano de rodagem, ou seja, eles correm em direção ao centro do pneu, não causando sobreposições entre si.

No chão, com carga ou sem carga, ela mantém a mesma marca: tiras interiores retas e quadrado com pontas arredondadas.

Vantagens do pneu radial sobre o diagonal

O fato das lonas não se friccionarem evita um aumento de temperatura dentro do pneu. Aliando este benefício a sua rigidez, a durabilidade é aumentada, economizando mais dinheiro a longo tempo.

Além disso, o consumo de combustível é menor e o motorista ganha mais estabilidade e aderência na direção.

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA