Saiba a diferença entre os pneus Unidirecionais, Simétricos e Assimétricos

6
38117

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Atualizado em 20/08/2015 às 14h

Você sabe o que é um pneu unidirecional?

Um pneu unidirecional é aquele em que o padrão da sua banda de rodagem (a parte da borracha em contato com o solo) é desenhada ou formada para rodar no veículo em uma única direção. Veja o exemplo abaixo:

pneu de caminhao

Para esse tipo de pneu, conhecido também como pneu direcional, não é recomendado que se faça o rodízio cruzado dos pneus porque eles são desenhados em apenas uma direção e, o desgaste costuma ser em menos tempo.

Vamos lá, para descobrir qual é o seu pneu: Vá até o seu carro e veja se o seu pneu é direcional, analise a banda de rodagem, se o desenho apontar para um direção ou, se você tiver um outro pneu sem utilidade divida-o ao meio, o desenho dos dois lados ficarão iguais. Você pode identificar também olhando na parede do pneu, que é marcado por uma flecha ou algum símbolo indicando a direção. Existem disversos formatos e é muito simples perceber qual a direção em que o pneu tem de rodar!! Exemplo:

Pneu Direcao

Quando usar ?

O pneu direcional é indicado para aquelas pessoas que sempre viajam em estradas molhadas ou com neve, pois ele apresenta uma melhor tração, assim também em pistas secas.

Diferente dos outros modelos, é fabricado para medidas esportivas, como por exemplo, aqueles de perfis baixo, o tão famoso pneu rebaixado.

Qual Valor?

Depende do seu veículo, custa em média de R$250,00 a 400,00.

Diferença entre o pneu Simétrico e Assimétrico:

Pneu Simétrico:

Esses são mais difíceis de identificar por ser parecido com o direcional. Sua identificação é na parede lateral do pneu, onde mostra qual é o lado específico para montagem por uma ‘seta’. É recomendado para aquelas pessoas que trafegam mais em pista seca, como nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, onde a temperatura é mais elevada, em torno de 35ºC para mais e a temporada de chuvas acontecem de vez em quando. E o desenho da banda de rodagem é diferente, veja no exemplo:

STR

Pneu Assimétrico:

Este já é indicado para andar em pistas molhadas, nos dias de chuva. Ou se você viaja muito para as regiões onde sempre chove, este é o pneu ideal! Você pode identificá-lo na lateral do pneu, conhecido como parede também, se as palavras ‘outside/inside’; ‘exterior/interior’ ou ‘extérieur/intérieur ‘ estarem escritas, é um pneu assimétrico. Assim proporcionando curvas acentuadas, da melhor maneira possível, suporta o peso e a força do veículo, além do ruído ser reduzido. Veja:

pneu assimetrico

imagem mostrando: outside

outside

Ainda tem dúvidas? Descobriu qual é o seu tipo de pneu!? Comente!!!

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!
    Preciso trocar os pneus de meu stilo blackmotion 2010. O pneu recomendado é o 215/50/R17.
    Quais outras medidas posso usar sem prejudicar o carro. Dou preferência ao consumo e conforto.

    Obrigado,

  2. Boa noite,

    Neste fim de semana fiz a troca dos pneus do meu carro, assimétricos, 205 r17 45, outside.
    Porém estou com uma dúvida, existe diferença entre lado direito e esquerdo, ambos estão com a inscrição outside para fora, porém os desenhos ficam diferentes comparando um lado com o outro.

    • Olá Deivid! Obrigado por sua participação.
      Enfim, se seus pneus forem assimétricos, realmente terá a diferença no desenho. Porém, isso não é problema. espero ter ajudado amigo!

  3. bom dia,
    Dados coletados do pneu (todos os dados possíveis)
    Tendo um Ford KA 2012 e, na 7ª revisão a FORD em Santos, simplesmente deixou todos mesmo há ver navios! fechando suas portas em toda Baixada Santista e, pelo manual fiz o serviço de troca de óleo, filtros e, não observei que tinha que fazer o rodízio.
    Não sei se com essas informações poderá me ajudar: 175/65 r 14 82T Goodyear
    Radial Turbeless – Treadwear 340 …será Assimétrico pelo meu ver.

    • Olá Pitágoras! Tudo bem?

      Obrigado por participar do nosso portal amigo!

      Bom, verificando em nossas pesquisas, acreditamos que o seu pneu é assimétrico. Agora, para ter certeza verifique o seguinte, os sulcos do pneu, ou seja a parte dos riscos do pneu são iguais ou diferentes? Se for na lateral diferente é assimétrico, se for igual é simétrico. Para fazer o rodízio corretamente, leve em um mecânico de sua confiança e pegue com ele as dicas para seu carro, porém para efetuar a troca por enquanto, faça o rodízio sem o step.

      É isso! Espero ter ajudado amigo. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande abraço! Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA