Aprenda como calcular o consumo médio do seu carro

1
122119
foto: vivoseudinheiro

Da Redação
KasterWeb
Atualizado em 05/11/2015 as 13:34

Vamos lá, o que primeiramente precisamos fazer é:

Quando você parar no posto de combustível, zere o hodômetro parcial (geralmente localizado no painel principal do carro) e peça ao frentista para completar o tanque do seu carro. Rode no mínimo 200km com o seu carro pra ter uma boa média de quanto gastou. Quando você retornar ao posto, é bom que esteja com uma cadernetinha para anotar quantos quilômetros percorreu e peça para encher o tanque novamente. Verifique na bomba quantos litros entraram dentro do tanque do seu carro.

Depois fica fácil, você vai ter o percurso e a quantidade de litros utilizada para esse percurso. Basta dividir o valor do percurso com o valor de litros que vai ter o consumo médio do seu carro.

km rodados/ litro = média de consumo

foto: prestumseguros

É importante anotar numa caderneta o histórico do consumo médio do seu carro. Assim você poderá identificar se o consumo aumentou. Caso sim, é sinal de que está na hora da manutenção. Se o consumo aumentou muito pontualmente, pode ser um indício de que aquele posto onde você abasteceu pode não estar com a gasolina muito boa ou confiável.

Recomendamos que você faça essa conta toda vez em que for abastecer. Além disso, esse calculo, serve tanto para álcool quanto para gasolina, assim como para carro flex, aliás, se quer saber se um carro metade álcool e metade gasolina economiza mais, está aí uma chance de comprovar com o seu carro.

Calculo do consumo pelo INMETRO –

Outro item importante, para saber se o seu carro tem um consumo bom ou um consumo ruim, acesse a página do INMETRO, entre nas tabelas e veja o que o INMETRO fala sobre o seu modelo de carro, ai você vai ter um comparativo interessante para ver se o carro está com um bom consumo ou não.

No carro, existem 3 maneiras que você identificar o consumo do carro:

foto: educandoseubolso

1. Nos carros mais simples, você vai ter que olhar o marcador de combustível e o hodômetro parcial para fazer a conta.

2. Em alguns carros, já existe o cálculo do consumo médio de combustível, ele pega as informações de trinta minutos rodados,  faz o cálculo e coloca na tela do painel para o motorista.

3. E existem carros que mostram o consumo instantâneo e esse sim, é uma maneira didática de mostrar para o motorista qual é a melhor maneira dele dirigir o seu carro para que obtenha o melhor resultado em relação ao consumo.

Há também muitas variáveis que podem interferir no calculo médio do seu carro. Veja os 4 principais:

1. Calibragem dos pneus;
2. Realizar o mesmo percurso;
3. Alinhamento nas rodas; (sugerimos que seja feita a cada 10mil km);
4. Uso do ar condicionado; ( que nos carros mais antigos, tem um peso maior do que nos carros mais novos). De qualquer forma em todas as medições, você deve usar sempre o ar condicionado ligado ou sempre desligado.

Se mesmo assim, a média estiver muito alta em relação a média do INMETRO, vale a pena rever a maneira como você está dirigindo, a sua condução pode estar sendo um pouco agressiva.

E você quanto tem gastado com combustível? Quantos km faz com determinado litro de gasolina? Comente!! Ou, mande sua dúvida.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA