Como Economizar Combustível – 8 Dicas infalíveis

1
6370

Vivemos em tempos difíceis para a economia, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Por isso, em tempos de crise generalizada, uma das grandes perguntas do motorista é em como economizar combustível, o produto derivado do petróleo necessário para movimentar o que nos leva a todos os lugares, nosso tão amado automóvel.

São tantos os fatores que resultam no consumo de gasolina de um automóvel que se torna difícil mencionar todos. Porém, como todas as contas que envolvem dinheiro na vida, um pouquinho ali somado a um pouquinho daqui podem fazer toda a diferença, tanto para mais quanto para menos. Além disso, ainda vivemos em tempos de desinformação, onde muitos motoristas ainda acham que pegar uma “Banguela” é um eficiente meio de se economizar gasolina, quando na verdade não é.

Mas então, Como Economizar Combustível em tempos de crise?

1-> Vai viajar? Feche as janelas!

Recomenda-se andar com os vidros fechados tanto para quem anda em baixa velocidade quanto em alta. Porém, o impacto maior é logicamente para quem anda em alta velocidade, principalmente para quem pega estrada ou vias rápidas com muita frequência. Acima de 80 km/h é inevitável a entrada do ar, assim aumentado a resistência aero-dinâmica do automóvel. Manter o veículo em uma velocidade alta de maneira constante na estrada faz com que o consumo de combustível tenha acréscimo de até 10% com as janelas abertas.

economizar-combustivel-1

2-> Pneu descalibrado é prejuízo na certa!

O pneu é outro fator que possui grande influência no consumo de combustível, já que é ele que entra em contato direto com o solo. Quando os pneus estão descalibrados o consumo sobe. Isso ocorre por quê quando o pneu está descalibrado, a área da roda aumenta e assim o contato com o asfalto. E uma dica: Pneus “verdes” (aqueles de baixa resistência ao rolamento) podem reduzir em até 10% o consumo de combustível. Calibrar os Pneus é de suma importância para economizar combustível!

3-> Não faça o motor beber todo o combustível!

O motor, logicamente, consume muito do combustível, mas existem diversas manobras que podem fazer com que ele consuma mais. Se o motorista tomar diversos cuidados pequenos pode economizar grandes somas de combustível. Para poupar mais do motor evite:

  • Arrancadas bruscas
  • Freadas Bruscas
  • Utilizar a marcha errada pra determinada velocidade (pode aumentar o consumo em até 30%). Sempre utilize a marcha mais alta!

4-> Sobe e desce

No Brasil, muitos terrenos não são nivelados, o que torna comum ter muito sobe e desce. Para economizar, lembre-se sempre de acelerar antes do início de um aclive (subida) para não ter que forçar o veículo no meio do caminho (e assim utilizar mais combustível). Nos declives (descidas) sempre desça engrenado! Pegar uma Banguela (ponto morto) não é mais econômico (se não sabe por que, clique aqui e descubra!).

economizar-combustivel-aclive
Não adianta ficar nervoso durante a subida! Acelere antes do aclive começar.

5->Faça a faxina

O peso afeta também no consumo, fazendo com que o carro utilize mais combustível. É comum no dia-a-dia engenheiros mecânicos, eletrônicos entre outros profissionais, carregarem equipamentos de trabalho pesados no carro e não remove-los, mesmo quando forem utilizar o veículo com outro propósito. Este peso a mais pode até não acarretar em um aumento significativo no consumo, mas aos poucos pode significar uma quantia imensa no final do mês. Para se ter ideia, a cada 50kg a mais dentro do veículo, aumentam em 1% o consumo da gasolina. Quer economizar combustível? Deixe seu carro leve!

6-> Limpeza

O carro sujo não influência tanto (é claro que não estamos levando em consideração crostas em excesso de terra grudados no carro), porém, o filtro de ar entupido sim! É sempre recomendável limpar o filtro de ar por causa da saúde, mas também pesa no bolso do consumo, já que o filtro do ar entupido pode subir em até 6,2% noo consumo do combustível.

7-> Utilize a tecnologia e os melhores caminhos

Se você já sabe como medir o consumo médio do seu veículo, então utilize estratégias realizando testes A e B. Se você dirigi cotidianamente para determinado local, procure saber qual o melhor caminho comparando o consumo de cada rota. Além disso, você pode utilizar aplicativos como o DriveGain e o GreenMeter para mensurar suas aceleradas, já que estes apps informam o gasto de gasolina.

economizar-combustivel-3

8-> Tente economizar o máximo possível!

Pode parecer pouco, mas se o motorista utilizar no mínimo três destas técnicas, podem ajudar muito à economizar combustível. É claro que o preço é sempre grande, principalmente com a crise dos preços nos derivados de petróleo no mundo todo. Realizando o máximo dos passos mencionados acima, você notará uma boa diferença no balanço de final do mês.

Veja a baixo um comparativo dos que mais desperdiçam combustível de uma maneira geral*:

1. Pneus murchos (17,8% a mais de gasto);
2. Excesso de peso (10,8%);
3. Janelas abertas (9,3%);
4. Velas gastas (7,5%);
5. Filtro de ar entupido (6,2%);
6. Rodar no ponto morto (5,2%)

*Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes)

E você, tem alguma dica para ajudar a comunidade? Então comente e compartilhe!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA