Cuidados que se deve ter para dirigir na chuva

Cuidados que se deve ter para dirigir na chuva

Atualizado em 06/07/2015 16h14

Dirigir na chuva com segurança e evitar acidentes no trânsito em dias de chuvas é muito importante, pois a sua vida e de quem está com você são muito valiosas.

Muitas pessoas são imprudentes ao dirigir em dias de chuva, dão freadas bruscas, ultrapassam o limite de velocidade, passam pelo farol quando está vermelho, não respeitam a faixa de pedestre, entre outras infrações, acham que nestes dias é a mesma coisa que dirigir com o sol, ou seja, num dia quente. Atitudes como estas, algumas vezes acarretam em acidentes graves, todavia, em dias de chuva os números de acidentes aumentam bruscamente, pois a água deixa a direção ainda mais perigosa, principalmente em razão da aquaplanagem.

O que é aquaplanagem?

foto: diariodonordeste

Aquaplanagem é o nome dado à perda do controle na direção do carro por parte do motorista após passar por uma poça de água. O carro, então, desliza e não há muito que pode ser feito, apenas orar e torcer para a colisão ser amena.

               Porém, existem formas de diminuir as chances disso acontecer:

  • Começando pelo pneu, pois os sulcos da borracha dispersam a água e evitam que o motorista perca o controle do carro. Por essa razão é importante nunca deixa-lo careca e nunca realizar o frisamento.
  • A calibragem também é importante, não se esqueça de seguir os valores dados pelo fabricante, pois alguns têm números diferentes para os pneus da frente e de trás.
  • Tome cuidado com a velocidade, em dias de chuva, mantenha algo em torno de 80 km/h nas rodovias, pois algumas não têm escoamento.

Se mesmo assim se você aquaplanar, mantenha a calma e não aperte o freio abruptamente. Segure bem firme o volante e solte o acelerador. Aos poucos o carro vai recuperando aderência. Reduza a marcha também, isso ajuda a correr riscos maiores.

Evite acidentes na chuva

foto: minutomais

                Não somente a aquaplanagem é perigosa, a chuva dificulta a visão, aumentando os riscos de carros baterem em postes, entre eles mesmos ou em pessoas. Sempre acenda o farol, mas não muito alto para não cegar o carro da frente; desembace o vidro para facilitar a visualização frontal; e não ande com pressa! Fique um pouco mais longe dos carros da frente, pois assim não terá sustos com breques inoportunos.

Conclusão

                É sempre necessário prezar pela segurança na hora de dirigir. Com chuva, a atenção deve ser dobrada, pois quaisquer deslizes são suficientes para ocorrer acidentes.

Já passou por alguma aquaplanagem? Comente!!!
Author Image
Developer Kasterweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.