Dicas para perder o medo de dirigir

0
2599

Com o trânsito ficando cada vez mais caótico, se torna compreensível do por quê algumas pessoas terem medo de dirigir, mesmo sendo elas habilitadas. Além disso, a infraestruturas, as condições das rodovias e as confusas sinalizações não ajudam os motoristas brasileiros a perder esta fobia.

O medo de dirigir não é tão incomum. Um estudo realizado em 2013 (g1 e rbssc) consta que 6% da população possui medo de dirigir, na qual 75% são mulheres entre 30 a 45 anos.

Porém, ficar sem dirigir um automóvel significa ficar a mercê do transporte público, que infelizmente também não é funcional, ou então ficar dependente de outra pessoa para levar o habilitado a seus compromissos importantes (como o trabalho) e torcer para não chegar atrasado!

Mas o que podemos fazer para perder o medo de dirigir, quando vivemos em um ambiente perigoso e mal educado que incentiva cada vez mais este medo? A Auto Start preparou algumas dicas de fácil uso para você perder este medo!

10 Dicas para perder o medo de dirigir:

Antes de começar a enfrentar este medo, você deve conhecer da onde vem este temor, já que podem ter diversas fontes. O medo de dirigir é por falta de habilidade? Insegurança? Ou quem sabe falta de o conhecimento? Sem ter ideia do que realmente faz com que você não dirija ,você pode acabar procurando por soluções pouco prováveis de funcionar. Por isso separamos em 3 seções este guia:

perder_o_medo_de_dirigir
Combater a insegurança na direção é um dos primeiros passos para se perder o medo de dirigir. Se o motorista não sente que possui habilidade suficiente, o melhor é voltar a fazer algumas aulas.

Se for um recém habilitado

Caso ainda esteja realizando aulas ou tirou a pouco tempo a habilitação:

1° -> Quem ainda está realizando a carteira de motorista pode passar por problemas como vergonha durante as aulas, o que é perfeitamente natural. Você não estará nas ruas sozinhos, e muito menos quando estiver realizando aulas de estacionamento. Lembre-se que as pessoas que estão a sua frente ou atrás de você (que ainda estão tirando a habilitação) estão tão inseguras quanto você. Apenas siga os passos de seus instrutores e se esforce. Não tenha medo de cometer erros, já que as aulas são exatamente para aprender como evitá-los.

2° -> Em raras vezes, pode ser o instrutor. Isso não é culpa nem do professor e nem do aluno, já que alguns professores ensinam de um jeito e alguns alunos entendem de outro. Caso não esteja se adequando com as aulas, peça para tentar dirigir com outro profissional, para ver se faz alguma diferença. Caso seja um professor que você sinta que não da muita atenção, recomendamos que você peça para trocar de instrutor, já que isso pode afetar seu futuro como motorista e até sua auto estima na direção.

3° -> Antes de pegar as vias de velocidade rápida, procure antes por caminhos alternativos na internet ou mapas, mesmo que mais longes, apenas para adquirir mais experiência e segurança. Após ter mais prática, pegue as vias rápidas.

Se o problema for insegurança:

Insegurança vem, na maioria das vezes, por falta de prática, o que é perfeitamente normal.

1° -> Pratique ao redor de onde mora e ao lado de alguém em que você confie. Caso as vias de seu bairro sejam muito movimentadas, peça para que seu parceiro(a) leve para um bairro menos movimentado.

2° -> Pratique seu emocional. Não se deixe abalar pelo que os outros falam e nem pelas buzinas. Você deve estar no comando da direção e não deixar com que a decisão de terceiros, muitas vezes errados por estarem com pressa, dominem suas ações na direção.

3° -> Se as dicas a cima não surtirem efeito, talvez seja hora de procurar um psicólogo profissional, que pode ajudar muito a combater este medo.

Praticar em volta da quadra pode ajudar as pessoas menos habilidosas na direção a ganhar segurnaça e vencer o medo de dirigir
Praticar em volta da quadra pode ajudar as pessoas menos habilidosas na direção a ganhar segurnaça e perder o medo de dirigir

Se o problema for falta de habilidade

1° -> Mesmo motoristas veteranos podem perder a prática quando ficam muito tempo sem dirigir. É algo perfeitamente natural. Treinar aos poucos, começando pelo bairro e depois pegando vias mais movimentadas podem fazer com que o antigo condutor volte a dirigir rapidamente.

2° -> Se o tempo sem dirigir for demasiado, pode ser que a pessoa precise praticar novas aulas, já que os carros passaram (e ainda passam) por constantes mudanças, assim como algumas regras de trânsito. Então, se mesmo praticando a dificuldade ainda for grande, recomendamos que refaça algumas aulas ao lado de um profissional para voltar a dirigir.

Outro fator interessante é em relação a troca de carro. Todo veículo possui uma maneira diferente de se dirigir. Pode ser o ponto da embreagem em um nível diferente, a velocidade de aceleração ou até mesmo o tempo do freio. Por isso, se for trocar de carro, não deixe que a insegurança tome conta e pratique por alguns dias em trechos pouco movimentados para perder o medo de dirigir.

É muito importante dirigir com cautela e não deixar com que opiniões de terceiros influenciem em suas decisões. Além disso, o motorista deve sempre estar atento e literalmente “dirigir pelos outros”, sempre estando alerta e preparado para qualquer situação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA