As diferenças de um pneu com câmara e um sem câmara

65
125638
foto: webcarrosonline

da redação
Kasterweb
Atualizado em 11/11/2015 15h23

Pneu com câmara e um sem câmara? Qual a diferença? Muitos proprietários de veículos buscam maiores informações para poder entender seus mecanismos e componentes. O pneu, uma peça tão importante quanto todas as outras, também possui as suas especificidades. Se você ainda não conseguiu descobrir o que é um pneu com câmara, veja nosso artigo que preparamos especialmente para você, detalhando seu conceito e principais diferenças de um pneu sem câmara.

imagem quatro rodas
imagem quatro rodas

Então, qual é a diferença?

A diferença básica está dentro do pneu. Os pneus “sem câmara” possuem, interiormente, uma borracha especial, esta borracha garante a retenção do ar, por isso, eles devem ser montados em aros apropriados, utilizando válvulas especiais.

As vantagens dos pneus sem câmara são as perdas de pressão. Neste caso, a perda é lenta, quando perfurada, além disso, é menor o aquecimento e o número de itens reduz o seu custo, também o tornando mais leve e com maior facilidade nas operações de montagem e desmontagem.

Principais diferenças no processo de vedação

Os pneus com câmara e os sem câmara são praticamente iguais externamente, a real diferença entre os dois está apenas na parte interna. No pneu sem câmara, como revelado anteriormente, há um revestimento de borracha especial que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão, e com isso, o aro permite um perfeito assentamento dos talões do pneu de encontro aos assentos cônicos e flanges e a válvula para o enchimento do pneu é posta no furo do aro.

Outra vantagem de usar o pneu sem câmara é a simplicidade nas operações de montagens e desmontagens. Quando um pneu sem câmara é perfurado, este não sofre retração quando a válvula é fixada no aro, sendo assim, o ar só tem como alternativa escapar pelo próprio orifício e o vazamento o torna bem lenta.

Diferentemente nos pneus que possuem câmara, esta se esvazia instantaneamente e o ar escapa pelo orifício da válvula, no aro. Na verdade, isso tudo é muito simples, o que garante a vedação é a pressão interna que faz com que o seu pneu se expanda.

Vantagem da utilização de câmara em pneus radiais:

Quando um pneu radial sofre qualquer tipo de agressão como a perfuração ou infiltrações por causa de consertos mal feitos, podem ter a vida útil prolongada com o uso de câmara de ar. É uma solução muito eficaz, já que a maioria das borracharias não tem equipamentos que possam suprir as necessidades de um conserto de pneus radiais.

É muito importante acrescentar que a principal função da câmara de ar nos pneus radiais  é que são produzidos para serem utilizados sem câmara e permitir que os mesmos continuem tendo vida útil mesmo depois de furados, cortes e vazamentos nos talões e a utilização deve ser feita após o problema ocorrido, assim a câmara de ar aumenta em cerca de 3 a 5% o peso do pneu montado. Além de ser uma boa alternativa, talvez ainda seja mais econômica, vale a pena consultar profissionais reconhecidos para um bom acompanhamento do seu pneu.

E o seu pneu? É com ou sem câmara? Comente!
Ainda tem dúvida? Comente!

 

 

65 COMENTÁRIOS

  1. Ola murchou levemente o meu pneu da frente, fui ao borraheiro e ele constatou que tinha uma camara dentro, fez o teste no pneu e tem varios microfuros ..tem algum problema e rodar e ate viajar com este pneu com camara dentro? Detalhe só este pneu esta com camera e ele esta no lado do passageiro na frente.

    • Olá Simone, nossos sinceros agradecimentos por sua participação!
      Pode ser problema sim! Se já constam muitos microfuros já é motivo para trocar de pneu, pois câmara não é recomendado. Principalmente se você pega estrada. Coloque sua segurança em primeiro lugar.

  2. Boa noite Companheiro!
    tive um problema hoje com o pneu de minha moto que estava muito usado inclusive ja estava usando câmera, precisava realmente ser trocado so que deixei na oficina para pegar depois do trabalho, quando fui buscar o cara da loja me informou que não tinha pneu sem câmera na loja
    e colocou um que usa câmera, porem sem câmera e com agua no interior do pneu.
    O que você acha disso?

    • Obrigado por participar da comunidade Jose!
      Amigo, recomendo não trafegar com a moto até ver um mecânico especializado! Muito estranho mesmo. Coloque sua segurança em primeiro lugar.

  3. Bom dia, as bordas do meu aro estão finas e está vazando ar, posso botar uma câmara será q resolveria esse problema??

  4. Amigo, os pneus só vivem baixando, não tem furos e nunca se vê vazamentos. A rodas são de ferro e creio que seja na vedação, nas bordas da roda, bom… eu acho. Qual seria uma solução barata para vedar e evitar os vazamentos? Isso tá me tirando do sério! A cada 2 dias preciso calibrar de novo e olhe, que preciso sair com o pneu pela metade até a borracharia mais próxima. Como resolvo? Os pneus são novos e a rodas são do final de 2013. Grato.

    • Olá Eduardo! Obrigado por sua participação no portal Auto Start!
      Amigo, você caiu em buracos? Se sim, pode haver amaçados na roda que impede da vedação segurar. Uma dica: levar a outros borracheiros, pois é muito estranho se não for furos. Pode ser que o furo seja pequeno de mais. De voltas com o carro e faça os pneus esquentar e leve para ver se tem algum furo, pois quando os pneus esquentam eles fazem pequenas dilatação podendo vazar ar. Talvez possa ser no bico também, pode conter pequenos cortes. A casos onde a mulecada murcha o pneu também, já vi histórias assim. Pode ser a criançada fazendo arte. Espero ter ajudado amigo!

  5. Amigos cair em um buraco e dois pneus do meu carro apresentou bolhas nas laterais, daí eu pergunto se eu mandar colocar um Manchão e uma câmara poderei usar os pneus por mais tempo uma vez que estão novos e não rodei nem 500 km?

    • Olá Clevison! Obrigado por sua participação no portal!
      Puxa amigo, que azar heim! Mas vamos lá: pode até colocar o manchão e a câmara, porém, com o tempo, por causa do pneu apresentar irregularidade as câmaras podem ir perdendo um pouco do efeito, isso após muito tempo claro. Para evitar a perda dos pneus faça isso! Lembre-se: as bolhas podem estourar também, mesmo com manchão. Enfim, tome cuidado, se as bolhas não forem grande de mais, pode fazer o procedimento.

  6. Bom dia,

    Tenho uma Virago 2.5 de jantes raiadas, encomendei o seguinte pneu para a roda de traz (Metzeler ME77 Perfect 130/90-15 TL 66S Rodas traseiras M/C), que na descrição indica que não necessita de câmara… Falei com um Instalador que me disse que podia comprar este pneu à vontade, que apenas teria que ser instalado com câmara de ar. Agradeço desde já a vossa opinião.

    • Olá André! Obrigado pela sua participação!
      Amigo, estamos aumentando nossa equipe para que possamos falar mais sobre motos, no momento não temos tanta experiência no assunto.

    • André tbm tenho uma Virago 250, o Pneu traseiro dela é Tubeless olha na descrição lateral do pneu que tu vai ver essa informação, a não ser q o aro dela tenha sido trocado por um aro com câmara de ar, mas se for o original dela, pode comprar sem medo! Espero ter ajudado

  7. bom, o pneu da minha moto furou, e era sem camara de ar, ai eu fui na borracharia e o cara fez concerto que ele chama de “trouxinha”, colocou um tipo de material no furo, para “vedar” mas o certo de se fazer é a vulcanização, só que eu não sabia, se eu for na mecanica autorizada da minha moto, (honda) eles fazem a vulcanização ainda ? porque me falaram que ao fazer esse tipo de remendo perde a garantia do pneu

    • Olá Diogo, obrigado pela participação em nosso portal!
      Amigo, realmente o ideal é fazer a vulcanização, já quanto a garantia não sei amigo. Tenho uma moto também, pelo que sei a garantia é no motor e elétrica, roda é por sua conta. Caso fosse levar ao pé da letra, nem pintar a roda e trocar retrovisor seria motivo para perder a garantia. Acredito que o borracheiro fez esse serviço por ser mais rápido, porém não sugiro esses serviços, mas moramos no Brasil, infelizmente até nisso somos passados pra trás.

  8. Boa tarde, eu tenho um pneu que tinha um furo e o borracheiro concertou. Só que uma semana depois ele continua vazando. O borracheiro me disse que o pneu não tendo furo a única hipótese era colocar uma câmara de ar. Sendo um pneu tubeless 190/50/r15 isto é seguro?
    Obrigado

    • Obrigado pela participação no portal Auto Start Luis!
      Dica infalível: o mais indicado nesse caso seria comprar um novo pneu, porém se desejar usar câmara, tem como sim, mas não nos responsabilizamos se houver algum problema. Lembrando que as vezes o problema está no bico, só trocar o bico e resolve o problema. Espero ter ajudado!

  9. em amigo fui comprar um pneu sem camara , mas na borracharia nao tinha e eles colocaram pneu de camara sem camara, isto pode ser feito , nao ha poblema???

    • Bem vindo ao nosso blog Henrique!
      Não é uma prática aconselhável amigo, pois se o pneu é para ser usado com câmara, por que estaria sem câmara? Fique atento ao desempenho do carro, pode ser que o pneu dure um pouco menos, ou o problema pode aparecer depois de um tempo. Acredito que esse pneu tenda a vazar ar, pois não tem a parede protetora. Espero ter ajudado amigo!

      • ajudou sim amigo, mas eu coloquei em uma moto e tenho medo do pneu escapar do areo, pode acontecer!!!
        pois pego muita pista com a moto e estou com medo de soltar do areo..

  10. Tenho um bugre com 4 pneus radiais (sem camara) (TALA LARGA)
    205/70/R15C (traseiros)
    185/70/R14 (dianteiros)
    Preciso de camaras de ar. Onde encontrá-los em São Paulo,?

    • Olá Alvaro! Tudo bem? Obrigado por participar do nosso portal.

      Desculpe, não vou conseguir te ajudar, acredito que possua lojas na internet que pode te ajudar, faça pesquisas e compre peça pela internet.

      É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!

  11. Ola
    Primeiro, PARABÉNS pelo portal. Superfuncional, bacana, continuem assim.
    Segundo, existe alguma lei que proiba o conserto/remendo de cameras em pneus de motos e/ou carros? Minha filha furou o pneu da moto dela e o borracheiro disse q não podia consertar pq a lei proíbe(??!!). Existe isso ou o cara só quis vender uma câmera nova?
    Obrigado

    • Olá Silvio! Tudo bem? Obrigada por sua participação no nosso portal. Nos alegramos muito!

      Sr. Sílvio, falaram isso apenas para vender uma nova câmara, pois não tem lei pra isso, até porque se fosse assim, nem precisava de borracharia pra remendar câmara. Espero ter ajudado amigo, cuidado com o “mal caráter” de plantão.

      É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  12. OLA AMIGO DA AUTO START, MINHA MOTO E UMA SHADOW 750 ANO 2006 COM RODAS RAIADAS E PNEUS COM CAMARAS… O AR VAZA PELOS NIPLES CABECAS DE RAIOS SE USAR SEM A CAMARA DE AR…. E OS BORRACHEIROS EM BRASILIA SABE NADA SOBRE O ASSUNTO… AS ADAPTACOES NAO FUNCIONAM BEM E O LIQUIDO VERDE TAMBEM NAO E EFICAZ… AGUARDO

    • Olá Arthur! Tudo bem?

      Bom, não somos especialista em motos, mas percebi que você curte rodas raiadas, infelizmente amigo, o que eu iria sugerir você já fez e não deu certo.

      Obrigada por participar do nosso Portal!

  13. Bom dia,
    Meu carro está com 3 mil km e tem pneus Michelin Primacy 3 (215/55R17 94V). Na estrada, o dianteiro esquerdo furou, murchando quase que imediatamente.
    O borracheiro disse que não poderia consertar o pneu, pois o rasgo fora perto do encaixe com a roda. Assim, ele fez um remendo e colocou uma câmara. Garantiu que posso rodar até o pneu ficar careca.
    Posso confiar ou é melhor comprar um pneu novo? E mantendo este, convém mudar a posição ou deixo ele no dianteiro esquerdo?

    • Olá Tiago! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Seguinte amigo, o serviço do borracheiro foi o correto, pois qualquer rasgo próximo ao encaixe da roda complica, porque pode ocorrer vazamento e não oferece segurança. Porém, se ele remendou e colocou uma câmara pode rodar assim mesmo, agora se o carro fica desalinhado ou puxando para algum lado(direito ou esquerdo) ou até mesmo criar calombos, fique atento.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  14. Olá amigos, estou pesquisando muito sobre rodas raiadas e pneus sem câmaras…No Brasil as coisas (novidades) chegam muito devagar… Preciso colocar umas rodas na minha moto, que possa aceitar pneu sem câmara: Como fazer? Tenho que tampar os niples dos raios para o ar não vazar por eles, cinta de borracha, fita silver tape, silicone, soldar as cabeças dos raios, tirar os raios e adaptar para fora do aro, como na VIRAGO 1.100CC ANTIGONA, BMW’S ATUAIS que os raios são externos…mandar fazer novas rodas de blocos de alumínio maciço na CNC (caro demais) ou simplesmente trocar a moto por uma com roda original que não seja HONDA, POIS A HONDA SACANEOU em não disponibilizar umas rodas originais para pneus sem câmara para sua SHADOW 750… Olha: Rodas raiadas são lindas, não tenho dúvidas, mas quando vc. tem que tirar a roda, o pneu, desmontar meio mundo apenas para resolver um pneu furado…eu digo: Câmaras de ar em moto é coisa ultrapassada !!! Por favor, dê sugestões para resolver o grave erro de se colocar câmaras de ar em moto, esvaziam rápido demais e pode causar acidentes !!!

    • Olá Arthur! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      A sua dúvida é comum para quase todos quando falamos em pneu sem câmara para moto. Olha o que acontece, nas últimas pesquisas realizadas por nosso centro de pesquisa, a maioria das motos no Brasil já possuem a alternativa de colocar pneus sem câmara, porém o que acontece é o seguinte, qual é o modelo da sua moto?
      Preciso saber desta informação para te dar uma resposta mais concreta, pois não precisa de muita coisa, leve em um borracheiro de sua confiança e veja se da para adaptar um pneu sem câmara em sua moto. Dependendo, você precisa apenas comprar um bico, que o restante ele irá instalar e vai funcionar normalmente.
      Caso contrário, não dê certo, peça para o seu borracheiro te indicar qual roda comprar. Ah, por favor, me responda qual é o modelo de sua moto, aí vou conseguir te ajudar melhor. Espero ter ajudado você amigo.

      É isso. Qualquer dúvida, só entrar em contato conosco. Grande Abraço!

  15. bom dia, tenho uma moto titan ex 2012 e a roda original veio com câmera, porém o borracheiro disse que ela aceita um pneu sem câmera, é só colocar o bico próprio de pneu sem câmera e o pneu, ai pergunto, é seguro, e sem colocar e não vazar, é isso mesmo, ou pode vir problemas futuro.

    • Olá João Paulo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Sabe, hoje em dia é tão comum ter pneu sem câmara, pode colocar! Não trás problema quanto a vazamento, só haverá vazamento se você bater a moto em buracos, pedras, entre outros, isso pode amassar o aro e deslocar o pneu causando vazamento, mas, caso contrário, pode confiar!

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  16. Olá! Minha esposa rodou com o pneu furado algumas centenas de metros, com isso desgastou parte da lateral do pneu( 2 a 3 mm)q esta somente 4000km rodados. Vou ter q trocar este pneu, ou a colocação de uma camera resolve?? Muito obrigado!

    • Olá Cristiano! Como vai? Obrigada por acessar nosso site!

      Bom, recomendamos que primeiramente certifique se o seu pneu pode ser usado, consulte algum borracheiro de sua preferência, se ele aprovar o uso, apenas faça o reparo, pois não será necessário a colocação da câmara. Agora vou te dar uma dica! Caso o seu pneu fique puxando o carro para outra direção ou fique dando vibrações, sugiro que faça a troca imediatamente, pois poderá prejudicar algumas peças.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato conosco. Espero ter ajudado!
      Renata Rodrigues

      • OLA GENTE DO AUTO START,TENHO UMA POP 100 COM AROS ENRRAIADOS, QUERIA SABER SE POSSO USAR O MÉTODO SEM CAMARA, MAS SEM PRECISAR DE UM PNEU ESPECIFICO…
        AGUARDO A RESPOSTA.

        • Olá Jorge Henrique! Tudo bem? Obrigada por participar do nosso portal.

          Bom, é difícil amigo, pois o ar pode vazar, pneu sem câmara é indicado para rodas de alumínio, pois não vaza o ar. Dica: troca a roda, coloque alumínio, já vi algumas POP 100 com as rodas de alumínio, a mesma usada em biz.

          Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  17. Bom dia! Ainda ontem tive que comprar um pneu novo para usar como estepe, pois o meu furou e não tem como consertar, tamanho foi o estrago. Só após já ter pago o pneu me dei conta que era tubeless/sem câmara. O fato é que o aro do estepe assim como os demais do carro estão todos ocupados por pneus com câmara. Pelo que li na matéria, é necessário um aro especial para este tipo de pneu. Não há forma de adaptar o pneu a outro tipo de aro?

    • Olá Alexandre! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Então, é aconselhado usar o aro apropriado, de acordo com o modelo do veículo. Agora, uma forma de adaptação e diferença no seu caso, não está no aro, mais sim no pneu, pois existem pneus que exigem câmara e têm outros que tanto faz. Por isso, vá a um borracheiro de sua confiança e certifique se o pneu encaixa-se neste aro e assim você utiliza um pneu sem câmara.

      É isso! Obrigada pelo seu comentário, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande abraço!

  18. bom dia!
    um prego da grossura de um lápis furou meu pneu na lateral, foi feito o remendo que por sinal parece que foi bem feito. montaram e balancearam e ja tem 10 dias e tudo ok. o problema é que vou viajar cerca de 490 km e estou cismado. antes de montar o pneu eu visualizei o remendo e não parecia vulcanização, pois o que estava la era um remendo da marca “vipal” porem ele era de borracha mesmo e não aquele remedinho lero lero. meu pneu é pirelli 175/65 r15 “tubeless”. coloco ou não camara de ar?

    • Bom dia, Warley
      Aconselhamos verificar qual o tipo de remendo foi feito, pois o correto é fazer na parte externa e interna. Pois se feita somente internamente, entrará água e sujeira pelo buraco os quais danificará novamente o pneu. Esse tipo de pneu é para uso sem câmara.

    • Este tipo de pneu deve ser usado sem câmara. Tendo como vantagens: as perdas de pressão. Neste caso, a perda é lenta, quando perfurada, além disso, é menor o aquecimento e o número de itens reduz o seu custo, também o tornando mais leve e com maior facilidade nas operações de montagem e desmontagem.

    • Boa noite Marcio Neiva!

      O mais viavel é o sem camara, neste caso quando entra um prego por exemplo o ar demora vasar, se for com camara é imediato e a camara estraga facil.

  19. Gostaria de saber se o Pneu Pirelli P6000 185/60R14 82H ele e sem câmara,essas informações tirei do meu pneu.

    • Qualquer pneu que conter essa informação “tubeless”, significa que esse pneu ele pode ser usado sem câmara e com câmara! Mais esse pneu em especifico ele pode sim ser usado sem e com câmara!

  20. Boa noite, meu pneu furou e quando fui ver era uma lamina que cortou o pneu levei no borracheiro ele falou q não dava para colar tinha q vulcanizar mesmo depois de vulcanizar continuou vazando ele pegou e colocou uma câmara de ar sendo q minha moto e roda de liga leve e pneu sem camara tem algum perigo usar câmara de ar na roda mesmo o pneu sendo próprio para sem camara?

  21. oi levei meu peneu na borracharia pois estava com um furo meu peneu é sem camara o borracheiro nem presisou tirar o peneu pra consertar por ser um remendo muito simples fiquei na duvida se é seguro

  22. Olá!!!
    Fui compra uma pneu sem câmara, mas estava em falta na tal oficina, então o vendedor me vendeu um pneu sem câmara, ele dize-me que conseguiria adaptar ao aro, mandei colocar, mas, fiquei preocupado… Há algum risco?

    • Olá fiquei sem entender, pode explicar melhor por gentileza? Eu entendi que o vendedor colocou um pneu sem câmara no seu carro. Fique atento as medidas que seu carro necessita, geralmente tem no manual do carro, agora se o pneu for nas medidas corretas, o Sr apenas pede para algum outro mecânico olha e conferir se tem algum risco! Leia esse artigo, Como ler e entender um pneu!

  23. boas dicas! tenho pneus sem camara e semana passada peguei uma pedra grande e deu dois cortes no pneu,levei na borracharia e ele falou que consertaria com remendo quente,
    so que demoraria 4 horas para estar pronto,esperei e ficou novo denovo.valeuu…

  24. Localizei na parte externa um corte no pneu traseiro, que não provocou que o pneu ficasse “mucho”.O pneu é semi-novo e ainda o estou pagando. Há necessidade de trocá-lo? É aconselhável um remendo ou colocar uma câmara de ar, para que não venha a ter problema futuro, até a compra de um outro pneu. O estepe é de linha/modelo diferente dos demais.

    • Olá Luiz, obrigado por participar!
      vamos lá a respeito do corte do Pneu, aconselhamos que troque, pois com os impactos do dia a dia, ele pode abrir mais e vim a ter transtorno, porém se o corte for pequeno pode fazer remendar, caso for grande melhor trocar pois ele perdera a resistência, acompanhe esse artigo sobre pneu de marcas e modelos diferentes fique atento se pegar estrada de chão! Qualquer dúvida deixe seu comentário!

  25. Oi meu pneu sem câmara amanheceu mucho fui na borracharia tentei encher o pneu, mas não consegui. Não encheu tive que voltar para casa caminhando.

    • Terá que pedir para o borracheiro desmontar, para verificar melhor as condições da roda e pneu. Alguns fatores que podem ocasionar este problema: roda amassada, bico ressecado, corte no pneu ou ressecamento.

  26. Bom dia. Meu pneu estava sempre vazio levei em um borracheiro pra ele ver se estava furado e quando tirou o pneu notificou q tinha camera e se espantou dizendo nunca ter visto roda de liga leve com câmera. Disse q era pq a roda tava meio trincada e não estava segurando ar. Isso confirma ou nada vê? Ai foi feito a troca da câmera pq a MSM estava com uma bolha e nunca mais murchou.

    • Correta a informação passada pelo borracheiro. Te aconselhamos a levar a sua roda para fazer o serviço de solda e reforma, pois poderá aumentar a rachadura e voltar a danificar a câmara ou até mesmo quebrar a roda.

  27. Bom dia,
    Comprei errado e acabei colocando um pneu de denominação “com camara” em um roda que deveria ser “pneu sem camara”.
    O que pode acontecer?

DEIXE UMA RESPOSTA