Está cansado, mas precisa dirigir? Saiba o que fazer para ter uma viagem tranquila

0
3576
foto: imsono

Renata Rodrigues
da Kasterweb

Alguns estudos dizem que dirigir com sono é tão perigoso, quanto dirigir alcoolizado. Você consegue mensurar o perigo que está correndo? Cerca de 50% dos acidentes que acontecem nas rodovias é porque os motoristas dormem ao volante, pelo simples fato dele mesmo não assumir que está sonolento é um grande perigo. Algumas pessoas sempre acham que podem andar mais um pouco, depois mais um quilometro, e com isso o cansaço aumenta.

E para impedir que isso aconteça é preciso se concentrar e planejar.

4 dicas importantes para evitar o cansaço ao dirigir:

  1. Durma bem antes de viajar e, até mesmo no seu dia a dia, no trabalho, faculdade, etc, pois se você está muito cansado não há trânsito ou música que faça-o distrair, muito menos manter atenção para dirigir nas avenidas.  Evite ao máximo pegar a estrada cansado ou com sono!

 

  1. Para aquelas viagens rápidas, de até 4 horas de duração, é legal uma pausa de 10 minutos a cada 150km percorridos. Sendo que nesse intervalo, uma xícara de café cairia muito bem, além de lavar o rosto com água fria, desperta que é uma beleza!!111

3. Caso vá viajar à um lugar mais longe, é importante que você se alimente bem, ou melhor com coisas saudáveis. Evite comer comidas gordurosas – como feijoada, frituras – batata frita, massas com molho branco ou queijo com macarrão e carnes com excesso de gorduras, por exemplo.Tudo isso porque a digestão causa certa sonolência e ainda mais se exagerar no prato.

222

22

2

2222

 

Prefira frutas, verduras, cereais, peixes e legumes que além de serem uma delícia, fazem um bem para a nossa saúde.  Ah, depois de se alimentar, espere uma meia hora para voltar a dirigir.

foto: reprodução internet
foto: reprodução internet
  1. Nos feriados prolongados é preciso de atenção redobrada com as estradas lotadas. Esses 150km pode levar muito mais tempo do que você pode imaginar!! Talvez tenha planejado tanto tempo, mas quando se depara com a fileira de carros leva até um susto. E isso pode causar um cansaço maior, sem contar o estresse por causa do ‘para-para’.
foto: reprodução internet
foto: reprodução internet

Por isso seria interessante você planejar sua viagem como se fosse para um trânsito lento também, assim pode ir com o psicológico preparado e levar mais paciência na bagagem. Nessas situações, a cada uma hora e meia ou duas horas ao volante, pare 15 minutinhos para o cafezinho e aproveite para dar boas gargalhadas!!

foto: reprodução internet
foto: reprodução internet

Fique atento a alguns sinais que o sono está afetando sua atenção ao volante:

  1. Não se lembrar quantos km já percorreu.
  2. Tem dificuldade em focar numa direção;
  3. Pisca com  mais frequência;
  4. Sente os olhos pesados;
  5. Têm bocejos constantes;

E se isso acontecer… O veículo sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária. Por isso, percebeu que pode cochilar a qualquer momento?

Pare em um lugar seguro para descansar, até sentir que o sono passou!

A cafeína pode ajudar na redução do sono, mas não dá descanso.

Outra dica importante é: Não tome bebida alcoólica antes ou na véspera de viajar.

Caso tome algum remédio periodicamente, verifique na bula se ele não causa sono, como efeito colateral.

Já passou por alguma situação assim? Tem alguma dúvida ainda? Comente!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA