Você sabe o que é Teste Ride?

0
8652
foto: encontrodemotos

da Redação
Kasterweb

O que é Teste Ride?

Moto também tem ‘test drive’! É a mesma coisa, só que nesse caso é para motos.

Obs: Um porém! Nem toda loja permite que o consumidor faça o teste ride na moto que deseja comprar, por isso procure se informar antes, se aquele estabelecimento faz.

foto: lojamotos

Geralmente as lojas de motos usadas não deixam sair com a moto na rua, por motivos de seguro e também outras complicações que podem acontecer.

Mas para modelos Zero km, geralmente a marca disponibiliza motos para você andar.

O que avaliar no seu test ride

Bom, antes de tudo…

1. Qual tipo de moto você quer? Vai usar ela na cidade? Quer uma estradeira? Tem também os scooters, etc, existem diversos tipos que pode escolher!

Mas, se errar, o que não queremos que aconteça, será ruim para o seu futuro. Por isso é essencial saber o que realmente quer.

2. Outra coisa, pense bem antes de fazer o teste ride com a moto, caso não tenha muita experiência, pegue uma moto mais leve, evite aquela de mil cilindradas ou muito grande, porque isso pode acabar num acidente.

Evite fazer teste ride em motos muito grandes. foto: s.glbimg

Teste Ride

Escolheu a moto? Vamos para o teste então! Fique atento a estes itens:

Segurança

1. A suspensão é um desses itens. Não será muito difícil pegar um ‘buraquinho’ na cidade, principalmente encontrar aqueles mais fortes, não é mesmo? Nisso, veja se a suspensão não vai bater muito seco, ou se então ela não está muito rígida, assim, analise o que prefere.

2. Freio: Pise forte no pedal, aperte também o manete da frente, para você ver como ela reage. São itens básicos que precisam ser checados e avaliados pelo piloto.

Postura

A posição do braço é muito importante, você tem que ver se vai ficar com ele muito esticado, ou mais retraído, veja com o qual se adapta melhor.

foto: capetasdaserra

A posição do pé também, se encostar, preferencialmente a sola inteira no chão é muito melhor para ter estabilidade. Se a moto for mais pesada e encostar apenas a ponta dos pés no chão pode te atrapalhar, principalmente nos dias de chuva com o piso liso.

Tirando o pé do chão e colocando no pedal, é bom você verificar se sua perna não vai ficar muito flexionada ou não. Se ficar com ela muito flexionada durante muito tempo, isso vai ser desconfortável.

Cheque os comandos, estão de acordo com o seu tamanho? E na hora de encaixar a perna, isso é muito importante, porque você fica em contato com o tanque de combustível. Pode acontecer que, as vezes, algumas motos, são totalmente lisas e aí isso pode te incomodar.

Acento

O acento: uma espuma muito macia ou muito dura pode te prejudicar. Bom, fique a seu critério quanto a escolha.

Para finalizar, dentro da segurança, é legal você dá uma “esticadinha” no motor, mas com muito cuidado. Se você está na cidade, pode ter outros veículos, que aí você vai sentir se aquela moto realmente combina com seu estilo, aproveite pra ver se gostou do barulho dela.

Mesmo se sentiu que a moto se adequou ao seu tamanho, você pode depois levá-la no mecânico e, alguns modelos permitem que ajuste o guidão,  a pedaleira, etc, deixando ela melhor ainda para o seu tamanho.

Agora, na hora de fazer o test drive, é importante realmente que você pilote a moto, porque ainda na garupa, você pode ter uma impressão errada da moto, as vezes uma moto é confortável para garupa, e não tão confortável para o piloto e vise versa.

foto: wilsonroque

Já fez alguma vez teste ride? Conte-nos sua experiência!! Ou, ainda tem dúvidas? Comente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA