O que é cambagem e quando fazer no seu carro

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foto: carangoweb

Da Redação
KasterWeb
Atualizado em 11/11/2015 14h51

A cambagem tem a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, assim evitando que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis na direção, por exemplo, uma cambagem positiva deixa a direção mais solta, leve, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste.

A melhor notícia é que existem máquinas que realizam a cambagem e mostram o grau de inclinação das rodas, logo você não será ludibriado pela empresa.

Lembrando que não é só a cambagem que devemos cuidar do carro.

Leiam também estes artigos que vão te ajudar a cuidar melhor do seus pneus. Confira:

O que é cambagem?

Nada mais é do que o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser igual também nas duas rodas dianteiras.

Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Para que você possa analisar a cambagem do seu carro, a ilustração abaixo mostra de forma exagerada a deformidade das posições dos pneus. Existem três tipos. Veja:

Cambagem negativa: os pneus estão voltados para fora do carro;

n2

Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro;

n1

 

Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.

n3

Note como está a cambagem do seu carro agora mesmo! Olhe a parte da frente do seu veículo, os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, 90º, este seria o ângulo ideal, pois um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.

A grande maioria dos veículos não possuem regulagem de cambagem, há casos em que estão fora dos padrões de fábrica. Nesse caso, alguns mecânicos podem utilizar as ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, porém tome cuidado! O uso delas é muito comum, no entanto não deve forçar os rolamentos de roda ou estruturas maciças dos amortecedores, pois existem ferramentas especiais para isso.

Qual o valor da cambagem?

Os valores variam de R$280,00 reais a R$ 480,00 reais de cambagem total, ou seja, R$70,00 a R$100,00 reais em média por roda, porém isso pode variar dependendo da oficina.

Carro de passeio, como o Uno, Gol ou Celta o valor é de R$ 70,00 cada roda.

Carro importado: Audi, Kia Cerato, Bmw,  R$ 100,00 cada roda.

Linha de suv/utilitário: Capitiva, Land Rover, SW4, o valor é R$120,00 cada roda.

Quando fazer cambagem?

A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, o que é muito comum em nosso país, às vezes é inevitável cair em um deles e, é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante.

O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado.

É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro, por exemplo, ao estado das molas, pois se estiverem “cansadas” a suspensão irá trabalhar de forma irregular.

Ainda tem dúvida? Deixe seu comentário!

214 COMENTÁRIOS

  1. Ola.. Fiz cambagem no meu carro para corrigir alinhamento na dianteira e agora ele esta fazendo uns barulhos como se tivesse estalando ao manobrar ele em baixa velocidade. Sabe me dizer o que pode ser? Foi serviço mal feito da cambagem?

    • Olá Andre, obrigado por participar da comunidade!
      Amigo, pode ser diversos fatores, porém muito estranho acontecer logo que você realizou a cambagem. Recomendo que retorne ao mecânico ou que leve a outro para uma analise. Espero ter ajudado.

  2. Ola amigo, Tenho um pegeout 206 monlight ano 2007, Há mais ou menos uns dois meses atras percebi a roda traseira direita tremendo muito (chega a tremer a parte direita inteira do carro) levei no borracheiro pois pensei que a roda podia estar deformada, mas ele disse que nao. será que pode me ajudar ?

    • Olá Thiago, obrigado por participar da comunidade!
      Amigo, recomendo levar a outro mecânico apenas para tirar a prova real desta informação. Se não for deformidade ou estiver mal encaixada, pode ser alguma parte mais importante do carro. Recomendo levar a um mecânico urgente para evitar algum acidente no futuro.

  3. Boa tarde amigo! Tenho um corsa frente montana 2010, coloquei aro 15 em uma loja de rodas mas não fiz alinhamento e balanceamento. Notei que o carro não está firme, há necessidade de fazer alinhamento e balanceamento ou pode ser outra coisa? Caso haja necessidade, o alinhamento feito deve ser dos 4 pneus ou apenas dos dianteiros? Obrigado!

    • Obrigado por sua participação em nosso Blog Murilo!
      Recomendamos que faça uma revisão após a troca. As causas podem ser diversas, recomendamos levar a algum mecânico de confiança ou especializado e pedir para ele testar o carro e tomar as providências necessárias.

  4. olá!! Troquei a bandeja direita do meu 206 e sinto vibrando muito, quando paro chega a feder borracha, tripida o cambio e o volante, esse é o caso de fazer uma cambagem e já deve resolver certo?? obrigado

    • Olá Thiago! Obrigado por sua participação!
      Amigo, a não ser que esteja em estado crítico, acho difícil de ser cambagem, porém vai depender muito. Recomendo levar em seu mecânico especializado para dar uma olhada.

  5. Olá tenho um polo2003 1.6 coloquei rodas 17 e molas esportivas, e tirei a bieleta pois estava fazendo muito barulho,ao passar do tempo percebi que perdi os pneu diateiro pois está comidos do lado de dentro fiz alinhamento e balanceamento mas não resolveu oque pode ser,posso fazer gambagem no carro sem a bieleta da certo também.

    • Obrigado por participar da comunidade Auto Start Diego!
      Você tirou a barra estabilizadora? Se sim, não recomendamos, até porque isso é errado, é uma prática totalmente errada, coloca em risco a sua vida e as dos demais. Enfim, para resolver o problema, coloque a bieleta novamente, não asseguro que a cambagem resolva o problema. Espero ter ajudado!

  6. Boa noite ! Minha dúvida é a seguinte, tenho um pálio fire 14/15 fiz o balanceamento e alinhamento aos 19.000 mil km e hoje o carro tá com quase 23 mil e os todos os pneus já estão gasto por dentro. Até os 19 estavam normais, mas após o último alinhamento/balanceamento ficou assim. Sempre utilizei em rodovias em bom estado, poucas vezes em estrada ruins, os pneus são cinturo do p1 165/70r13

    • Olá Rafael, obrigado pela participação!
      Amigo, a onde você fez o alinhamento e balanceamento, acredito que o serviço foi feito incorretamente, não era para estarem gastos. Sugestão: levar a concessionária para verificar o que aconteceu.

  7. Boa dia! Gostaria de tirar uma dúvida. Troque os pneus do meu carro (Celta) e notei que o carro ficou ‘mole”. Não estou sentindo firmeza no carro, principalmente em curvas e em alta velocidade. Alguém tem idéia do que possa ser ? Obrigado.

    • Carlos, muito obrigado por sua participação!
      Amigo, falei com meus amigos especialista no assunto, eles chegaram a duas hipóteses: pode ser a bandeja que esteja com problema ou então pode ser que a empresa que realizou o serviço deixou com folga a barra de direção. Dica: volte até a empresa que realizou o serviço e explique o problema e peça para darem uma volta no carro e exija o concerto.

  8. tenho um palio 97, ele parece que recebeu uma pancada com o antigo dono na roda da frente. agora a roda esta bem pra frente quase no para choque dianteiro. pode ser a bandeja que entortou ou pode ser outra coisa?

    • Olá Geovani, obrigado por sua participação no portal!
      Amigo, pode ser diversas coisas: amortecedor entortou, bandeja, o eixo… para te dar uma resposta concreta amigo, teria que olhar o carro. Sugestão: leve ao mecânico de sua confiança para ele te passar um diagnostico. Espero ter ajudado amigo!

  9. boa noite Auto Start,
    fiz cambagem no meu carro recentemente, e por falta de conhecimento acabei permitindo que o profissional usasse o ciborg, e alem disso ele ainda desmontou o volante para corrigir o alinhamento. Após tudo isso meu carro ficou com a direção pesada, o que pode ser?

    • Olá Arthur, obrigado por participar do portal Auto Start!
      Amigo, alinhamento mal feito ou eles entornaram a suspensão. Por acaso o carro está puxando para algum lado? Leve a outra empresa que faça o serviço e peça um diagnóstico. Espero ter ajudado!

  10. Boa tarde,
    Tenho um New Fiesta 2014 e faço rodizio alinhamento e balanceamento sempre. Meu carro depois de um tempo, ao girar o volante todo em uma curva, com velocidade baixa, caso eu não ajude o volante praticamente fica imóvel, sem retornar… isso agrava com curvas bem devagares… se for um pouco mais rápido ele retorna, mas com certa dificuldade, parece estar agarrando. No último alinhamento, no computador, a cambagem estava um pouco negativa, mas o técnico disse que estava dentro do limite ainda, aí eu não fiz. Será que pode ser caso de cambagem ?
    Grato, Victor.

    • Vitor, obrigado por participar da comunidade Auto Start!
      Pode ser cambagem amigo, mas as vezes pode ter dado problema no alinhamento. Sugestão: leve a uma empresa especialista no serviço e peça para realizarem um diagnostico amigo. Outra possibilidade é que alguma peça deu problema. Espero ter ajudado amigo!

  11. Olá amigo tudo bem .
    Tenho um veículo bora VW 2.0
    Com pneus 205/55/16
    Preciso fazer 2 cambagens dianteiras .
    Qual seria um valor ideal para deixalas .
    Muitos falam em 0 grau ou seja neutra .
    Seria um valor bom ?
    Poderia me dar detalhes de qual valor seria o ideal para deixar essa cabagem top …. Abrcs …..

    • Olá Kadu! Obrigado por sua participação em nosso blog!
      Amigo, sugiro que leve a uma empresa especializada que eles saberão qual a indicada, mas caso deseje uma consultoria da Auto Start, preciso saber o ano e modelo do seu carro, para te passar informações concretas. Aguardo seu retorno!

  12. Ola, boa noite.
    Primeiramente , parabéns ótimo artigo.

    Tenho um gol g3 2005 , e tem um tempo que ta com um barulho do lado esquerdo, quando saio com o carro e quando freio, e tipo um barulho estridente, isso com a direção reta, levei em um mecânico a 2 meses o mesmo trocou batente e coifa da homocinética mais não resolveu, levei em outro o mesmo desmontou tudo e aperto umas coisas lá segundo ele, mais também não resolveu. Agora observando o pneu do lado esquerdo vi que do lado de dentro ele esta completamente gasto, já mostrando as linhas, sendo que todos os 4 pneus são novos não tem nem 15mil rodados, observei que esta gastanto totalmente errado. Oque poderia ser? Terça levarei em uma oficina especializada.

    • Olá Walci. Obrigado pelo elogio, nossa equipe agradece!
      Amigo, qualquer peça ou serviço realizado no conjunto da roda, tanto como peça, aro e pneu, você precisa alinhar e balancear o carro. Por isso ele está comendo o pneu, provavelmente está desalinhado. Os barulhos podem estar na suspensão. Espero ter ajudado amigo.

  13. Boa noite!! Comprei um honda fit 08 que está com 46mil km na última semana e derrepente ele começou a trepidar em baixa velocidade fazendo um barulho seco ao passar buracos. Levei no mecânico que trocou os batentes das rodas dianteiras e me disse que o restante estava sem problema algum, porém o carro continua com a trepidação (como se fosse uns tranquilos) e. Baixa velocidade…ele tem roda de liga leve, será que com um balanceamento + alinhamento consigo resolver esse problema? Obrigado

    • Olá Fernando, obrigado por sua participação no blog Auto Start!
      Pode ser que alguma peça esteja com problema amigo. Como você disse que trocou os batentes da roda, precisa fazer alinhamento e balanceamento. Lembre-se sempre: qualquer peça ou serviço realizado no conjunto da roda, tanto como peça, aro e pneu, você precisa alinhar e balancear o carro. Mas recomendo que leve a uma empresa especializada, que ela poderá identificar o problema da trepidação. Espero ter ajudado amigo!

  14. Tenho um Meriva 2010 e os pneus dianteiro e traseiro do lado esquerdo estão apresentando desgaste excessivo na banda de rodagem interna, bem na extremidade dos pneus! O que poderia ser?

    • Obrigado por sua participação na comunidade Wagner!
      Pode ser a falta de cambagem do carro, sugiro levar a uma empresa especializada no serviço para fazer um diagnostico amigo.

  15. Boa noite, eu estou tendo problemas ao fazer curvas pois o pneu do lado esquerdo canta mesmo não estando muito rápido o que devo fazer cambagem ou alinhamento ??
    Desde já obrigado

    • Olá Weskley. Obrigado por sua participação em nosso portal.
      Alinhamento o mais rápido possível amigo e se precisar de cambagem, também. Mas acredito que o alinhamento e balanceamento também!

  16. Olá!!!!! Eu tenho um Siena 2008, a roda traseira lado esquerdo está adiantada…
    Os aros são 195/55/16…..vcs poderiam mim fornecer alguma informação
    Obrigado!!!

    • Olá Valter, obrigado por sua participação me nosso portal!
      Amigo, me desculpe mas não consegui compreender a sua dúvida. Teria como me passar mais informações? Aguardo seu retorno.

  17. no meu ômega troqueir 2 amortecedor novos dianteiros e os 4 pneus….cara me disse pra fazer cambagem não dava alinhamento tava 3 graus negativo de um lado e 2 do outro….agura do lado que tava 3 graus ta fazendo um barulho no amortecedor quando passo em uma lombada tipo faz rom igual uma raspada sera que entortou a aste do amortecedor ele fes a cambagem com ciborgue….

    • Olá Rodrigo! Obrigado por participar da comunidade!
      Amigo, pode ser que tenha entortado a haste. Pode ser que o seu rolamento tenha estragado, pois algumas cambagens forçam o rolamento. Pode ser que nem precisava de fazer cambagem. Precisa levar em outra empresa e pedir um diagnostico, pois é complicado. Hoje é muito fácil as pessoas fazerem serviço mal feito. Enfim, não consigo ser mais preciso sem ver o carro.

  18. Olá, boa tarde. Meu carro é um sandero 2012/2013. Ele tem 3 anos de garantia. A primeira e 2° revisão eu fiz na Renault. Porém, a terceira eu estou querendo fazer na oficina de um amigo. Meu carro eu só uso finais de semana (sexta, sábado e domingo), os dias anteriores é trem. Esse amigo me disse que basta a cambagem no caso do meu carro. Alinhamento realmente não é preciso?
    Att.:

    Djair Cabral

    • Olá Djair, obrigado pela participação em nosso Blog.
      Seria mais fácil fazer só o alinhamento do que a cambagem. Precisa sim fazer alinhamento e cambagem do carro, amigo não sei como funciona a Renault, mas sugiro que leve na concessionária, para não perder a garantia. Espero ter ajudado amigo!

  19. Olá. Primeiramente Parabéns pelo site.

    Eu tenho um C4 pallas, e quando estou fazendo uma curva ou em alta velocidade, sinto que o volante dá uma oscilada(direito e esquerdo) esta “passarinheiro”. Em uma revisão o mecânico disse que as buchas da bandeja estavam comprometidas e que deveria trocar as duas bandejas completas, como achei exagero não fiz. O que pode ser?

    Desde já agradeço.

    • Olá Daniel! Obrigado por participar de nosso portal!
      Amigo, realmente, o problema pode estar nas bandejas. Conforme o relato deve, provavelmente é isso mesmo. Também pode ser problema com o pivô e folga no articulador. Enfim, precisaria ver o carro para dar certeza, mas leve a outro mecânico e aguarde o retorno dele pra ver o que fazer. Lembre-se de alinhar e balancear após a troca das peças. Espero ter ajudado amigo!

  20. Olá amigo estou com um problema eu tenho um Astra SS 2001/2002 só que a roda dianteira esquerda lado do motorista olhando de frente fica 3 dedos pra fora do para lamas e o direito está normal e quando passo em uma depressão ou passo em uma lombada o paralama arasta me ajuda aí n sei oque fazer

    • Olá Vinicios, obrigado por sua participação em nosso portal!
      Amigo, tenho algumas dúvidas, e acredito em uma hipótese… vamos lá! Essas rodas são usadas ou novas? Você já ouviu falar de Off-Set da roda? Leia esse artigo nosso: http://www.autostart.com.br/dicas/como_identificar_caracteristicas_da_roda/
      Seguinte, acredito que esse problema seja o Off-Set da roda, pois se ela estiver negativo elá ficará para fora, não tem outra explicação, a não ser que seja cambagem, e ela foi mal feita. Espero ter ajudado amigo, pois a maioria dos carros usam o off-set positivo, então consulte certinho! Dica: leve a uma empresa especializada, para uzinar a roda, mas lembre-se, não seria um bom negócio, se o problema for na roda, bom é trocar.

  21. Tenho um Celta 2009,rodou cerca de 63 mil quilômetros,e como os amortecedores já estavam ruins,pois sentia uma batida forte ao passar em qualquer buraco independente do tamanho,resolvi trocar os amortecedores.Após a troca dos amortecedores,levei numa loja especializada em Santo André,pra fazer alinhamento e Balanceamento. O mecânico disse que eu deveria fazer a cambagem,eu disse que imaginava que este serviço fizesse parte do alinhamento e Balanceamento,mas ele explicou que não estava.Bem,não fiz a cambagem,mas noto que o pneu da frente do lado esquerdo,esta sendo “comido ” na parte de dentro,e que desse lado dependendo do nível da rua ele puxa muito. Gostaria de saber,se tenho de fazer a cambagem e se ela vai resolver esse problema ? Outro detalhe é que na estrada,quando piso no freio,noto que o volante treme,coisa que não acontecia antes.Podem me dar alguma dica,de como proceder ?,obrigado desde já.

    • Olá Elias, agradecemos a sua participação!
      Amigo, tenho duas hipótese para te passar, mas preciso de sua ajuda: o seu carro, quando freia, ele vibra o volante e pedais de freio ou não? Se o pedais vibram também, ai é disco de freio empenado, agora, se for o volante, ai é balanceamento. Pode ser também por falta de cambagem. Leve em outra empresa especializada e peça para eles andarem no carro e passar um diagnostico completo. Espero ter ajudado amigo!

  22. Olá, parabéns pelo site!
    Tenho um Agile 2011 LTZ, 53.000Km rodados.
    Nos 48.000Km percebia q ele puxava um pouco pra direita, e o volante era um pouco torto pra esquerda, então levei pra alinhar e balancear, e o mecânico disse q precisava da tal ‘cambagem’, e deixei que o fizesse. Também coloquei 2 pneus novos na dianteira.
    Após algumas semanas, percebi que o problema persistia, além da trepidação do volante quando ando acima de 80Km/h, então levei para alinhar e balancear de novo, dessa vez sem a cambagem. Porém, o carro ainda puxa pra direita, o volante treme, e notei um desgaste irregular na parte interna dos pneus dianteiros.
    Alguma dica de como proceder?
    Abraços!

    • Alfeu, obrigado por sua participação em nosso portal!
      Quando você freia, o volante treme? É complicado isso, estou acreditando que nas duas vezes fizerem um serviço bem “mixuruca”, porque depois da revisão não era para estar acontecendo isso. Tenho 3 hipóteses: pode ser as rodas empenadas, ou o freio do disco está empenado assim como pode ser a barra da articulação que está com folga. Dica: leve a outra empresa especializada para te dar um diagnostico. Espero ter ajudado amigo!

  23. BOA TARDE, GOSTARIA DE SER INFORMADO PORQUE A CAMINHETA FRONTIER 2013/14, EM SEU DESLOCAMENTO NORMAL FICA CANTANDO PNEU; SEM ESTÁ DESALINHADO ETC.

    ATT,

    LUIZ CARLOS

    • Olá Luiz Carlos, somos agradecidos por sua participação!
      Pode ser o pneu, pois tem pneus que cantam. Pode ser também roda empenada e, sim, pode está desalinhada. Leve na concessionária para verificar. Mais alguma coisa que posso ser util? Espero ter ajudado!

  24. Gostaria de um esclarecimento, pois não entendo nada de carro, numa chuva que deu na minha cidade acabei passando em um buraco, depois disso meu carro ficou muito ruim, apesar de saber q preciso trocar os pneus e fazer alinhamento e balanceamento, o que vou fazer semana que vem, fiquei em dúvida será que vou ter que fazer cambagem? Depois que passei no buraco meu volante fica puxando para esquerda, e se estou em uma pista que me permite andar a 100km o carro começa a tremer…será que vou ter que fazer cambagem?

    • Olá Cristiane, obrigado por participar do nosso portal!
      Essa é uma das situações que não consigo informar se vai precisar fazer ou não a cambagem, porque precisava ver o carro, mas pelo diagnostico que você me passou, pode ter estragados peças, tais como: pivô, bandeja, articulador, suspensão e o pneu pode ter deslocado. Leve a uma empresa especializada nesses serviços e peça um diagnostico.

  25. Olá, há 2 meses fui realizar um serviço de balanceamento, rodízio e alinhamento 3D. O carro é um Crossfox 2011, fiz o balanceamento e o rodízio tranquilo, quando chegou no alinhamento o mecânico perguntou se eu tinha batido com o carro na parte traseira, eu respondi que não, ele disse que a roda traseira direita estava empenada, ele me indicou uma oficina pra fazer o serviço, por curiosidade eu fui, chegando lá a oficina condenou o eixo traseiro dizendo que estava empenado. Achei estranho e não realizei o serviço, pois o carro tem apenas 18 mil km rodado e nunca bateu. Olhando os pneus eu notei que os pneus traseiros estão mais gastos na parte interna do que na externa, porém não me recordo se quando os pneus saíram da frente já estavam assim. Minha dúvida é se faço cambagem na parte da frente ou na parte traseira, pois não sei onde os pneus foram gastos e se realmente a roda está empenada. Como faço pra saber se a roda está empenada.

    • Olá Jefferson, a nossa equipe agradece sua participação!
      Amigo, uma dica, vá até a concessionária, pois o carro tem apenas 18.000Km/h rodado. pode ser que a roda esteja empenada. Procure uma empresa que faça desempeno de roda, peça para checarem todas as rodas, caso o eixo esteja empenado, sugiro procurar a concessionária o mais rápido possível. Espero ter ajudado amigo!

  26. Olá tenho um palio fire 2001/2002. Troquei molas e amortecedores traseiro recentemente, pois quando colocava peso as rodas traseiras pegavam na lata, pois troquei amortecedores e molas, mas após 1 mês voltou o problema mas somente na roda traseira esquerda. Será que fazer cambagem resolveria ?

    • Olá Douglas, obrigado por sua participação em nosso portal!
      Amigo, não é preciso fazer cambagem. Você realizou alinhamento e balanceamento? Sempre que se troca os amortecedores é preciso fazer cambagem e alinhamento, pois são peças novas e fazem diferença no carro. Por a caso estaria andando com muito peso no carro? acima de 5 pessoas? Amigo, espero ter ajudado!

  27. Boa Tarde..tenho um palio 1.0 fire 2010…mas sinto que o carro em uma estrada acima dos 80km/h sinto que ele fica instável…como se estivesse dançando no asfalto e quando tem uma imperfeição no asfalto e como se deslisasse da pra sentir no volante..o que pode ser?

    • Olá Miranda, agradecemos pela sua participação!
      A quanto tempo você não alinha o carro ou fez uma manutenção? Precisa ir para oficina o mais rápido possível, alinhar e fazer balanceamento. Pode ser problema de amortecedor também. Espero ter ajudado!

  28. Boa noite eu tenho um fiat pálio weekend 2003/04 e a dois meses procurei uma oficina de renome e bem conceituada próximo a minha residência e lá coloquei dois pneus novos na dianteira do veículo. Fiz alinhamento, balanceamento, cambagem e troca de pivô. Mais conversando com um amigo que é especialista nesse assunto, ele me disse que meu carro não tem regulagem de cambagem. Estou com sentimento que fui enganado e gostaria de uma orientação profissional por favor. Obrigado…

    • Olá Eduardo! Obrigado por sua participação, daremos o nosso melhor para responder sua dúvida!
      Vamos lá, consultei um amigo que trabalha na FIAT, na parte de mecânica, e o que acontece depende muito do eixo. Se estiver muito aberto, aí sim precisa fazer cambagem, caso não esteja, não não há necessidade. Tudo depende de como estava seu carro. Eu teria que averiguar seu carro amigo, pode ser que o veículo não precisasse, e o pessoal exigiu a cambagem apenas para ganhar um dinheiro em cima. Gostaríamos de ressaltar que confiamos bastante no rapaz da Fiat. Esperamos ter ajudado.

  29. Boa noite,

    colidiram no meu siena estacionado na parte daroda traseira do lado esquerdo, depois disso ccomeçaram os problemas fiz a funilaria e troquei o eixo traseiro o carro ficou bom por quase 9 meses agora está jogando a traseira nas curvas. será que eles não trocaram o eixo e ele voltou ou o que pode ser?

    • Olá Deivid! obrigado por sua participação em nosso Blog.
      Amigo, foi trocado a suspensão? Dos dois lados, por mais que troque o eixo, se não for alterado a suspensão pode ocorrer esses problemas. Caso tenha trocado o eixo e o kit de suspensão, leve na mecânica que realizou o problema, pois não era para estar jogando. Levante toda a traseira do carro, balance as rodas e verifique se há alguma folga. Se houver, por favor, leve ao mecânico de sua confiança. Para ser mais assertivo precisava ver seu carro, mas mesmo assim espero ter ajudado amigo.

  30. Eu tenho um corsa classic 09 e aumentei o aro para roda para 17′. Fiz alinhamento , balanceamento e cambagem sendo que a roda dianteira do carona quando chego a uma certa velocidade parece que vai sair e o volante fica tremendo.

    Qual seria esse problema e como resolver ?

    • Olá Utrini! agradecemos por sua participação!
      Em relação ao seu problema, depois que você trocou as rodas, o carro foi rebaixado? Preciso de sua resposta, mas vamos lá: quando você andar com o carro em velocidade mais alta e começar a tremer o volante e sentir da roda sair, um dos fatores pode ser a falta de realizar um alinhamento no seu carro. Pode ser que o carro tenha passado por um serviço muito ruim, ou pode ser tanto o pivô quanto a articulação que pode estar com uma pequena folga. Já tivemos problemas com um Voyage 87 (turbo e rebaixado). Quando chegava a 240KM ele tremia todo. Após a troca do pivô de articulação e realizado o alinhamento, resolveu o problema. Espero ter ajudado amigo!

      • Eu tenho um corsa classic 03 e aumentei o aro para roda para 17′. Fiz alinhamento , sendo que a roda dianteira do carona quando chego a uma certa velocidade parece que vai sair e o volante fica tremendo, sem falar que ta comendo pneu por dentro, e o mecânico, falou que nunca mais vai comer o pneu igual, o mesmo é rebaixado

        Qual seria esse problema e como resolver ?

        • Opá amigo, obrigado por sua participação em nosso portal!
          Legal ter rebaixado o carro amigo, mas seguinte, foi realizado alinhamento e balanceamento? Seguinte, a roda chega a ficar para fora do para-lama? Pode ser a causa, estando com folga no articulador, seus pivô e bandeja, o correto é levar em um mecânico ou até mesmo na empresa que fez o serviço. Procure saber também se a roda está empenada. Faça os teste amigos. Espero ter ajudado.

  31. Boa tarde!Tenho um uno mille economy 2010 troquei as molas dianteiras e fiz alinhamento e cambagem só que depois disso o carro ficou muito alto e levantando a frente nas subidas parece que vai pegar vôo!o que pode ser? as as rodas envergam pra fora!me de um ponto de partida

    • Olá Leandro! A equipe Auto Start agradece por sua participação!
      No caso do uno 2010, após fazer as trocas, realmente fica mais alto. Agora me tire uma dúvida, o carro fica jogando para o lado quando empina a frente? Caso sim, é por que o alinhamento está incorreto ou faltou fazer uma cambagem. Aguardo a resposta, caso o carro esteja normal, então está tudo bem. Espeto ter ajudado!

  32. Tenho um Palio fire2007 e esta apresentando o seguinte problema: já alinhei faz 1 mês e já ta puxando pra direita e as rodas dianteiras quando pessoas em lombadas fazem barulho como se estivessem frouchas e fazem um barulho na suspensão tipo tok,’já foi trocado pivôs e ate mesmo coxins e o mecânicos me falam que os amortecedores estão bons, peço ajuda se possivel

    • Olá Amilton, bem vindo ao Portal Auto Start.
      Leve na concessionária Amilton, pois pode ser problema na suspensão. Se estiver batendo é por que já está estourado. O carro já foi batido nesse lado que está puxando? Outros pontos são que as vezes o articulador já está estragado, ou até mesmo o rolamento. A suspensão pode está frouxa. Precisava ver o carro para te dar uma resposta mais concreta. A cambagem no carro foi realizada?
      Me desculpe Amilton, preciso de mais informação para responder o Sr. Meu conselho: leve na concessionária e peça um diagnostico do problema! Espero ter ajudado!

  33. Boa noite.
    Recentemente realizei a substituição dos quatro amortecedores e seus kits de suspensão, balança do lado esquerdo, terminais de direção, articuladores axial, bieleta, desempeno das rodas e alinhamento e balanceamento e a troca dos pneus.
    A minha dúvida é a seguinte os meus pneus anteriores rodaram mais de 49MIl Km e o seu desgaste foi uniforme em toda a banda de rodagem, antes de realizar o serviço citado não percebi o carro com cambagem positiva ou negativa e agora após o serviço percebo a cambagem positiva, o carro não está puxando e nem saindo para nenhum dos lados apenas percebi a cambagem positiva, acontece que a empresa que realizou o serviço e a vendas de todas as peças envolvidas no serviço me ofereceu a cambagem ao valor de 370,00 reais esse valor já com um desconto de 170,00 reais.
    Na realização do serviço acima citado a empresa não deveria me entregar o carro já com alinhamento e cambagem, pois ele desmontaram e colocaram praticamente toda a suspensão nova.

    • Olá Valetin, agradecemos pela sua participação.
      Amigo, essas histórias de cambagem e valores a serem cobrados até hoje temos problemas, mas me tire algumas dúvidas: qual é o seu carro? Que ano? Recomendamos que consulte o manual do veículo e verifique qual o grau correto do seu carro. Por via das dúvidas, consulte a concessionária, mesmo que o carro não apresente nenhum problema. Realmente amigo, não conseguirei lhe fornecer uma resposta precisa.

      • Obrigado pelo interesse e pelo canal de grande utilidade e ajuda.
        O meu carro é um Renault Logan 2013 1.6 8v com ar e direção e ao contrario da minha ultima afirmação de que a direção não apresentava nenhum problema neste ultimo feriadão estive na região dos lagos e no trajeto feito pela via lagos percebi claramente a direção puxar muito forte para a esquerda e o grau de força que a direção fazia para a esquerda era proporcional a velocidade do carro.

  34. Olá, boa noite, tenho um Fiesta Hatch 2014 ao começar embalar o carro entre 40 / 60 km/h ele começa a vibrar a frente e a direção e ao passar por ruas com muito desnível ele está com umas pancadas secas e ainda quando dirijo em rodovias mesmo com os vidros fechados ele faz um barulho imenso (parecido até com a turbina de um avião), vocês poderiam me dar algumas dicas do que pode ser isso, obrigada.

    • Olá Natany, obrigado por sua participação.
      Então amiga, esse barulho é devido a problemas em sua suspensão, pode ocorre que elas estejam estragadas, elas não tem mais eficiência nenhuma, precisa ser trocadas, outra coisa, o carro pode estar desalinhado também, sugestão para solução, leve o carro a concessionária ou em uma mecânica de sua confiança e peça um diagnostico mais profundo, pois eu precisa ver o carro para te dar a resposta concreta, mas é isso pode ser devido deficiência da suspensão ou por falta de alinhamento e balanceamento. Espero ter ajudado.

    • Amiga, esse barulho que faz tipo tubina…nada mais é do que os rolamento… O meu sandero tava com esse barulho insuportável…paguei 800 reais para trocar 3 rolamento..seu carro pode travar as rodas e causar um acidente…o certo é vc pegar o famoso macaco e levantar um lado do seu carro e tentar rodar as roda uma por vez. Ao girar ela tem q parar suavemente..se girar e você ver q tao dura.entao é rolamento, corra na oficina urgentemente…

  35. ola bom dia,
    tenho uma strada 2013 working cd, hoje com 43000 km rodado, a primeira troca de pneu , percebi o pneu dianteiro lado direito escamando, e gastando pelo lado de fora, era da marca goodyear, fiz a troca com 28.000 km, pensei que era a marca, e coloquei da pirelli scorpion.
    mas o problema ja voltou, com 15.000 km rodado, ja é bem visivel o desgaste do pneu do lado direito, levei na concessionaria, eles falaram que as medidas estao todas corretas, levei para alinhar eles falaram que esta tudo certo, nao sei oque esta acontecendo, o pneu so gasta do lado de fora, e ja esta bem gasto ja esta liso a borracha com o pneu.

    • Olá amigo Paulo, obrigado por sua participação.
      Seguinte, esse problema pode ter vindo de fábrica, o carro pode ter algum problema, ou pode ser que a roda esteja empenada amigo, leve a uma empresa que presta serviço de desempeno da roda para verificar se é isso, ou alguém ai dos que você falou está mentindo, não tem lógica o carro gastar o pneu todas as vezes antes dos demais, me tire uma dúvida é apenas a roda direita? Pois esse problema não para acontecer isso, falaram se precisava de cambagem? Amigo aguardo retorno, espero ter ajudado até o momento, estou à disposição.

  36. O rolamento do meu corsa ta fazendo o barulho sei que tenho q trocar mais será necessário trocar os dois lado ou sou o que ta com esse barulho.

    • Olá Milton! Tudo bem? Obrigado por sua participação!

      Olha, quando se troca o rolamento do carro, nos da AutoStart aconselhamos a troca de ambos rolamentos, até porque alguns carros necessitam de fazer alinhamento após a troca da peça, por questão de segurança troque as duas, mas caso não deseje, não é obrigatório.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!

  37. Boa tarde.

    Tenho um Astra com medidas de pneus 205/55 R16, comprei pneus novos e quando for colocá-los farei alinhamento e balanceamento, mas fiquei na dúvida quanto à cambagem. No meu caso (troca de pneus) ela é necessária?
    Agradeço toda e qualquer ajuda…

    • Olá Anderson! Tudo bem? Obrigado por sua participação em nosso portal.

      Vamos lá, qual é o ano do carro? Seguinte, qual é a medida original do pneu? Pois bem, se o sr trocar o pneu e realizar as manutenções corretamente, acreditamos que não será necessário a cambagem, agora se aonde for fazer o serviço e eles disserem que precisa, leve o carro em uma outra empresa e veja se falam o mesmo, mas se você realiza todas as manutenções corretamente, não será necessário.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato.

  38. Olá amigo, tenho um siena 2003 1.3 16v e troquei os pneus dianteiros em fev/2014, fiz o alinhamento e balanceamento, não fiz a cambagem já que o mecânico informou que estava boa. Meses depois verifiquei que os pneus estavam carecas por dentro e de imediato, fiz o rodizio para comprar outro posteriormente, será que uma simples regulagem de cambagem corrige o problema ou pode ser peças desgastadas na suspensão?

    • Olá Rafael! Tudo bem? Obrigado por participar de nosso portal.

      Amigo, pode ser duas coisas, ou tem peças comprometidas, ou até mesmo na última manutenção houve falta de informação. Pode ser que já era para ter feito a cambagem. Sugestão: leve para uma outra empresa especializada no serviço e peça o diagnóstico sobre o problema.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  39. tenho um corsa wind 4 portas ano 2002. porem, ele não tem rodas originais, são rodas de liga leve, quando ando somente com o carona, tudo bem, se ando com 4 pessoas, uma das rodas traseiras, ou ate mesmo as duas as vezes, raspa com o pneu no para lama, da a impressão de que o carro é um pouco baixo, porem as molas não são cortadas. já troquei as buchas pra ver se ajudava e nada. alguma ideia? obrigado. (não tenho muito conhecimento)

    • Olá Marcos! Tudo bem? Obrigado por sua participação!

      Então amigo, preciso saber qual é a medida do pneu que atualmente o carro está usando, acredito que seja um pneu 195/55R15, esse pneu com peso no carro sempre irá raspar, o ideal é 195/50R15 e se for preciso, faça um trabalho de funilaria nos para-lamas, mas pode ser o problema na suspensão também. Porém, prefiro a resposta de qual é a medida do pneu. Espero ter ajudado até o momento.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!

  40. Olá,

    Fui fazer um alinhamento e balanceamento do meu carro, porém ao fazer o alinhamento me disseram que teria que trocar dois articuladores, pois sem eles não daria para fazer o alinhamento. Isso existe mesmo ? Não entendo muito desse ramo, desculpa

    • Olá Rita! Tudo bem? Obrigado por sua participação em nosso portal.

      Sim existe. A peça articulação é responsável por conectar a barra do volante nela, para que o carro vire as rodas, ou seja, ela faz com que as rodas vire para a direção que você vira o volante. As vezes, quando precisa fazer o alinhamento e balanceamento devido as pancadas em buracos ou até por ficar muito tempo sem dar a manutenção, acredito que não seja o seu caso, a peça desgasta e quando for fazer o alinhamento fica desproporcional, por isso precisa trocar as peças.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  41. Bom dia, tenho um Siena 2010, todas as vezes quando vou estacionar ou sair de um estacionamento que precisar esteçar o volante quase até o final, os pneus dianteiros arrastam, e a impressão que da que é a parte interna, nesse caso seria necessario uma cambagem?

    • Olá Sebastião! Tudo bem? Obrigado por sua participação.

      Quando o veículo apresenta esse tipo de defeito que o seu esta, deve se olhar duas coisas: a cambagem muito positiva faz o veículo apresentar tal defeito, das rodas se arrastarem em uma manobra, podendo ser corrigido com a cambagem. Outra coisa que ocasiona tal defeito são os amortecedores, se estiverem com a ação defeituosa ocasiona esse defeito também. Se em uma subida ingrime você percebe que ele está instável, pode ser necessário a substituição. Espero ter ajudado amigo.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  42. Olá, tudo bem? Tenho um stepway e hoje o mecânico constatou que precisa trocar os rolamentos dianteiros e o pivô direito está quebrado. Me disse que depois dessa troca é necessário fazer cambagem, alinhamento e balanceamento. Será que é realmente preciso?

    • Olá Lisi! Tudo bem? Obrigado por sua participação.

      Realmente sempre que trocar peças do carro relacionado as rodas, precisa e muito de fazer alinhamento e balanceamento. A cambagem é preciso checar, se será necessário, pois o carro era alinhado e balanceado com as peças antigas, com as peças novas ele ficará desajustado na pista, então por favor, para sua segurança, faça o alinhamento e balanceamento.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  43. Boa tarde amigo.
    Tenho um gol g6 (novo gol)
    Gostaria de saber qual o grau que a cambagem pode fica? Se ela tem um limite grau maximo ou minimo.

    Exemplo : Fui fazer cambagem no meu carro e o rapaz falou pra mim q o grau do gol e de meio positivo à meio negativo. Isso e verdade ?

    E se o carro fosse rebaixado , qual cambagem voce me conselharia ?

    • Olá Carlos, obrigado por sua participação em nosso site.
      Legal amigo, acredito que seu carro seja rebaixado e deve ser muito lindo. Eu mesmo tenho um Voyage 88 turbo rebaixado, somos apaixonados por carro! Enfim, esta questão de cambagem para carro rebaixado, o local mais indicado para lhe fornecer esta resposta seria uma empresa que presta este tipo de serviço. É necessário ver o carro para se ter uma noção. Espero ter ajudado amigo.

  44. Olá, boa tarde!
    Tenho um Monza 83, e após uma colisão lateral, o outro veículo bateu na roda dianteira, o que fez a direção ficar bem estranha. Será que Corrigir a cambagem, alinhamento e balanceamento das rodas são suficientes pra resolver o problema?
    No caso de ter empenado alguma peça (me informaram dessa possibilidade) As peças tem conserto ou devem ser substituídas?

    • Olá Wagner! Tudo bem? Obrigado por participar de nosso Portal.

      Olha não é bem assim, pois a colisão pode ter afetado peças internas, tais como, articulador, pivôs, rolamentos, barra de direção e até mesmo o eixo da roda, o correto amigo é levar na mecânica de sua confiança e pedir um diagnóstico do problema. Pois se você fizer alinhamento, balanceamento e não resolver o problema, ficará muito desapontado, então leve na mecânica, revise certinho.

      É isso! Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!

  45. Bom dia
    gostaria de saber ser a cambagem pode alterar na direção do veículo como xime, puxando para o lado etc.
    estou perguntando porque tem alguns profissionais q age de ma fe para te forçar a fazer a cambagem, e como podemos evitar cair nesse esquema de serviços sem necessidade

    • Olá Carlos! Tudo bem? Obrigado por sua participação.

      Esse serviço é algo que deixa a gente preocupado, se estamos sendo lesados ou não. Enfim, procure saber qual é a cambagem correta do seu carro e todas as vezes que solicitarem para fazer a cambagem, peça para mostrar qual é a diferença da cambagem, se eles falarem algumas medidas que estão fora do original do manual, vá a outra empresa. Espero ter ajudado amigo.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  46. Tenho um palio weekend 2002 e ele balança mais do que o normal na parte da frente, principalmente do lado esquerdo. Sinto que em rua de pedra a trepidação da roda dianteira esquerda é muito forte, como se não tivesse amortecedor. Alguma idéia do que poderia ser? obrigado

    • Olá Alexandre! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Amigo, recomendo ir à uma mecânica o mais rápido possível, seu carro deve estar com peças estragadas, amortecedor, rolamento, disco de freio, articulador, pivo, são vários itens que pode estar dando esses problemas em seu carro, busque uma mecânica, assim que fizer as trocas de peças, não esqueça, precisa fazer alinhamento. E nos conte como foi.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  47. Bom dia, eu tenho um peugeot 206 e troquei nele agora os dois amortecedores, as balanças, os rolamentos traseiros e dianteiros e o levei pra desempenar as rodas coloquei 4 pneus novos e fiz a cambagem, alinhamento e balanceamento e voltando da loja peguei a estraba e senti q a direção do carro estava meia q “mole” deslizando na reta e nas curvas!! O q poderia ser isso ja q troquei as peças q estavam ruins?? Desde ja agradeço Obrigado!!

    • Olá Eraldo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Bom, aconselho retornar na loja que fez o alinhamento e peça para o responsável dar uma volta no carro, pois deslizar não era para acontecer, o carro deveria andar reto e sem ter qualquer problema. Precisava ver seu carro para dar o diagnóstico, bom, no meu carro tive um problema parecido, mas ele estava com problema na bandeja, precisa consultar novamente, as vezes teve alguma peça que apresentou defeito, volte na empresa que realizou o serviço.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  48. Bom dia,

    Eu vou fazer alinhamento e balanceamento do meu carro, se por um acaso for informado que devo também, fazer a cambagem. E eu recusar, o alinhamento e o balanceamento não surtira efeito?

    • Olá Leandro! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Quando uma empresa informa que seu carro precisa fazer cambagem é um caso sério. Agora uma dica: você confirma essa informação, leve em alguma outra empresa para ver se todos falam a mesma coisa e verifique na concessionária. Se todos disserem que precisa fazer a cambagem ai será preciso fazer, pois só o alinhamento e balanceamento não surtirá efeito!

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  49. Tenho um pálio 06 , faço aliamento e balanceamento e a direção com uns15 diias entortar . o que está acontecendo é preciso fazer cambagem ?

    • Olá Lucas! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal!

      Amigo Lucas, desculpe não entender direito sua dúvida. Seria depois de 15 dias que você alinhou e balanceou o carro, a direção está entortando? Me explique melhor esse entortando. O carro fica puxando para algum lado? Preciso de mais informação amigo, desculpe me.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  50. Eu tenho o gol G4, eu coloquei roda 17 nele e a roda ficou com o lado do motorista pra fora da caixa de roda e do lado do passageiro pra dentro, a dianteira e a traseira. Já levei pra fazer cambagem e alinhamento e o cara disse que era defeito de fábrica, ele disse que alguns gols vem com esse defeito, mais eu fiquei com dúvidas, o que vc acha?

    • Olá Felipe! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Amigo seguinte, me tire algumas dúvidas, você rebaixou o carro? O seu carro já foi batido?
      Pois bem, aguardo a sua resposta, mas para ir adiantando, caso você rebaixou e nunca bateu o carro, para resolver isso precisaria diminuir a longarina ou achar uma forma de diminuir o eixo da roda, enfim isso só com mecânico especialista no assunto, não consigo te passar uma informação concreta!

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  51. Parabéns pelo site, muito esclarecedor. Acabei de fazer cambagem em meu Cerato 2012. Levo o carro sempre na mesma loja da rede Ricamar pneus, pois o serviço deles muito me satisfaz. Os pneus que uso, já estão com 31.300 km rodados e não têm desgastes acentuados nem nas laterais nem na banda de rodagem, estão desgastando por igual. O carro não trepida em nenhuma velocidade, o que me faz deduzir que tanto o alinhamento quanto o balanceamento das rodas estão perfeitos. Hoje me foi falado que seria necessário fazer “cambagem”, esse procedimento seria necessário?

    • Olá Isaias! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Vamos lá, quando se trata de fazer cambagem ou não é meio difícil acreditar nas informações que recebemos, meu conselho é você levar o carro na conssecionária e levar em outra empresa especializada no serviço, pois pelas informações que você me passou, o carro na minha opinião não seria necessário, porém eu não vi o carro pessoalmete, precisava de um diagnostico do carro, leve em outra loja, faça esse teste. Espero ter ajudado amigo.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!

  52. Boa noite!
    Vejo em varios carros de competiçao ou mesmo em carros de rua turbinados ou aspirados, o camber negativo. No caso, seria pra dar mais estabilidade pro veiculo em curvas. A minha dúvida é:
    Pra poder mudar o angulo em um veiculo comum, pra que melhore a sua estabilidade, eu preciso trocar buchas da suspensao?. O que devo substituir quando for mexer no camber pra que prolongue a vida útil da suspensão? Pode ser que danifique a ponteira homocinetica devido ao angulo negativo? Em média, quanto eu gastaria para fazer a cambagem negativa nao excessiva, mas que dê diferença significavel em um VW Santana 2000? Se eu alterar a altura da suspensão e o tamanho da roda, o preço aumenta?
    Obrigado!

    • Olá Zago, agradecemos por sua participação em nosso site.
      Primeiramente, parabéns pelo carro. Não podemos ajudar muito nesses casos de precisar fazer essas modificações no carro, pois precisaria do diagnostico de nossos técnicos. Desculpe, não vou conseguir fornecer uma resposta concreta pra você, pois depende da cidade e das peças que você vai utilizar, mas vai uma dica: vá à uma empresa especializada nesse tipo de customização e peça um orçamento. Explique suas dúvidas, acredito que eles terão a solução pra você. Espero ter ajudado amigo!

  53. Tenho um vectra 98 e apenas um dos pneus esta comendo do lado interno, ja fiz alinhamneto e balanciamento mas nada foi resolvido, levei p ver se poderia ser caixa de direção mas noa encontraram nada, gostaria de ajuda.

    • Olá Valdemar! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      As peças dos carros foram trocadas adequadamente?
      As vezes pode ser, infelizmente, cambagem no carro, eu precisava ver o carro para te dar uma solução mais concreta, mas pelo que me informou, o alinhamento era para ter resolvido, leva em uma outra empresa que presta esse serviço e pede um diagnóstico e informe o que o sr. já fez no carro, busque informação com amigos, para que não seja lesado nessas empresa. Espero ter ajudado amigo!

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  54. Boa tarde! Gostei bastante da explicação em relação à cambagem! O que me foi explicado pelo mecânico da Fiat, quando tive um pequeno acidente com a roda do meu carro foi que os carros da Fiat não fazem cambagem e nem precisam fazer “caster”, pois a coluna é junto com o amortecedor, logo, se entortou a coluna do carro, entorta o amortecedor, que deve ser trocado. Essa informação procede?

    • Olá Lise! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Essa informação foi tema a pouco tempo em nossos atendentes, e ligamos na Fiat daqui da nossa cidade, Cuiabá-MT, e falamos com o chefe dos mecânicos, e ele nos disse exatamente isso, sendo assim terá que ser feito a troca das peças citadas. Espero ter ajudado!

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço. Sucesso!

  55. Olá!

    Tenho um Nissan Versa 11/12 com 30000 Km rodados, com todas as revisões feitas. Embora tenha feito geometria e balanceamento, constatei que o carro continua tendo um leve desvio para a direita com a direção centralizada. Gostaria de saber se existe cambagem para alinhar o rodado, pois creio que a causa disso acontecer foi porque eu cai num buraco. Suponho que o rodado dianteiro esquerdo recuou um pouco. É possível isso ter acontecido?

    • Olá Cleber! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Olha, se houve uma queda em buraco e agora a direção está “puxando” para o lado direito, afetou em alguma peça ou desalinhou o carro. Dica: leve em algum mecânico de sua confiança e certifique-se do ocorrido, as vezes só o alinhamento já resolva, ou as vezes precisa ser trocada uma peça para não comprometer as demais, espero para ter ajudado amigo.

      Qualquer dúvida só entrar em contato. Grande Abraço. Sucesso!

  56. Ola..gostei do site bem interessante e bastante util..gostaria de obter uma informaçao mais interessante a respeito do problema que estou enfrentando.Tenho uma doblo Adv.tryon ano 2007
    trabalho com a mesma.e constantemente tenho que trocar a homocinetica das rodas pois a mesma
    vivem estalando,mas o tempo estimado da mesma e so de trez meses..e o mecanico nao consegue
    descobrir onde esta o defeito cada vez que troco coloca a melhor SPICER poderia me orientar
    para que consiga descobrir o defeito ou onde esta o mesmo,pois o carro esta alinhado balancea
    do e com pneus bons…to gastando muito e nao vejo resultado…obrigado.

    • Olá Laerte! Tudo bem? Obrigada por participar do nosso portal.

      Olha referente ao seu caso, seguinte, ligamos para uma loja da FIAT aqui em nossa cidade Cuiabá-MT, eles nos disse o seguinte, que o melhor é levar o carro até a concessionária, pois explicar o problema por telefone não será a melhor prática, aconselho você amigo, leve na concessionária mais próxima e pede um diagnóstico. As vezes pode ser a instalação da peça, tem alguns fatores a serem analisados, verifique com a concessionária. Eu precisava ver seu carro para dar uma resposta mais concreta, acredito que eles terão uma solução ou até mesmo a dica pra você corrigir esse problema.

      É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  57. Deixei meu carro na oficina eo mecanico disse que tinha feito uma cambagem mas eu nao vi ele colocando aquela chave que se faz cambagem ele que nao precisava porque os carros da fiat no meu caso um siena fire 2010 ele tinha esse recurso de fazer essa cambagem pele lado de dentro da roda regulando o pelo parafuso do amortecedor isso procede.

    • Olá Claudio! Tudo bem? Obrigado por acessar o nosso portal.

      Liguei para a consscionária FIAT que fica aqui na cidade de Cuiabá-MT e o chefe da oficina disse o seguinte: o Sine Fire 2010 com o passar do tempo gera uma folga nos parafusos do amortecedor, dependendo do grau da cambagem, tirando os parafusos e empurrando as rodas e apertando novamente resolve o problema. Porém, a melhor prática amigo, é você levar seu carro na concessionária, pois assim irão verificar quantos graus está sua cambagem. Mas de acordo com sua dúvida, regulando o parafuso do amortecedor pode corrigir a cambagem. Espero ter ajudado!

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço! Sucesso.

  58. Olá. Levei meu carro para fazer o alinhamento e balanceamento e questionei o fato de alguns pneus estarem mais gastos na lateral externa e o profissional que estava executando os serviços disse que teria que fazer a cambragem, para evitar aquele tipo de desgaste irregular. Resolvi fazer e tudo o que ele fez foi apertar ou soltar uma porca do lado interno do pneu. É isso mesmo? Detalhe, ele não consultou o manual para verificar quais seriam os ângulos especificados pelo fabricante. Estou com a sensação de ter sido enrolado e ao mesmo tempo preocupado já que li nos comentários acima que isso pode forçar algumas peças do carro, no caso um Land Rover Freelander 2. O que eu devo fazer para verificar se está tudo ok?

    • Olá Marcos. Tudo bem?

      Obrigado amigo por participar, belíssimo carro o seu.
      Bom em caso de carros importados, sempre aconselhamos a levar na concessionária para ter uma avaliação do técnico, não consigo te afirmar que foi enrolado, porém vá a concessionária e certifique-se que foi feito o serviço correto, pois se foi feito algo errado, isso pode custar caro. Sim, a cambagem força algumas peças e para ‘comer’ o pneu externamente pode levar em consideração alguns itens: Pneus murchos ou sobrecarga / Frenagem frequente ou curvas fechadas / Pneus e rodas não se encaixam, ou a roda é muito larga, etc. Estes itens também contribuem para desgastes nos pneus externamente. Dica da AutoStart: leve na concessionária e certifique-se do serviço, caso prefira, leve em seu mecânico de confiança. Espero ter ajudado amigo!

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço! Sucesso.

  59. Boa tarde, muito e aplicativo esse post mas gostaria de tirar uma dúvida, tenho um voyage g5 2011 e troquei recentemente disco, pastilha de freio e rolamento porém quando fui alinhar o carro o mecânico informou que precisava fazer canbagem, até me mostrou o desgaste dos pneus, até aí td bem, o problema é que depois da canbagem começou a fazer um barulho na roda do lado esquerdo como se fosse rolamento de novo, o que pode ser? Será que com a canbagem está forçando o rolamento como informou o post ou pode ser outro problema?

    • Olá Raphael! Tudo bem? Obrigado por participar do nosso blog!

      Bom, esse barulho pode ser sim o rolamento, pois quando se faz a cambagem força algumas peças e uma delas é o rolamento. Mas, esse barulho é constante ou ele aparece em curvas ou quando se anda um pouco mais rápido? Ou até mesmo quando passa a marcha? Como não sabermos exatamente o que é, leve em seu mecânico de confiança e peça para ele dar uma volta no carro e dar o diagnóstico correto, pois se dor rolamento é melhor trocar o quanto antes.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

    • Olá Luis! Tudo bem? Obrigado por sua participação em nosso Portal.

      Por gentileza me passa mais detalhes sobre sua dúvida, não consigo te dar uma resposta concreta.

      Aguardo o seu retorno. Grande Abraço!!!

  60. Boa tarde amigos da auto-start.

    Tenho um ford focus 2012 e recentemente bati a roda dianteira do passageiro na guia cortando o pneu. Troquei o pneu por um novo e fiz balanceamento da roda. Precisei trocar o terminal desse lado e o articulado pois entortou. Coloquei as peças novas porém o mecanico me informou que a cambagem ficou desigual nesse lado que sofreu o impacto ela está com -2,41 graus e ele não conseguiria resolver pois não tem as ferramentas necessarias, o mesmo me informou também medindo via dedo que talvez tenha que mexer no caster pois no lado que bateu fica 3 dedos do paralama e no lado normal fica 3,3 dedos. No lado normal do motorista a cambagem está em -1,41 graus negativos. Liguei em alguns lugares especializados e me informaram que para corrigir isso o valor seria de 400 reais e pode acontecer de quebrar o rolamento ao fazer a cambagem. Gostaria de saber por gentileza, se tenho que fazer a cambagem e caster mesmo? Que tipo de equipamento eles usam pra fazer isso “ciborg” ? Qual o metodo mais seguro e profissional ? Qual a outra maneira de resolver isso, tem como comprar uma peça nova e colocar ? Desculpe por tantas perguntas, é que estou meio perdido no assunto, se você pode me ajudar agradeço muito.

    Muito obrigado mesmo pela ajuda
    Att Paulo Guimaraes
    Tenha um bom dia
    Abração

    • Olá Paulo! Obrigado por sua participação!

      Amigo, primeiro de tudo leve na concessionária e peça um diagnóstico, caso falem que precisa fazer cambagem e caster, realmente precisa ser feito, infelizmente não consigo falar pra você qual a ferramenta que será usada. As vezes, tem empresas que possuem ferramentas exclusivas para o serviço. Não adianta trocar a peça, pois independente da troca de peça, sempre precisa fazer alinhamento e balanceamento, nesse caso pode ocorrer que precise de cambagem mesmo, pois toda batida desregula a estrutura da roda. Espero ter ajudado amigo!

      É isso! Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!

  61. Adorei a matéria!! Mas tenho uma dúvida tenho um Air Cross acabei de trocar dois pneus que estavam gastos e fiz o rodízio dos novos como me disseram coloquei os novos atrás e os velhos na frente fiz o alimento e quando me ofereceram a cambagem não fiz pois não achei necessário mas o carro está com um barulho estranho na frente e todas a s peças estão novas faço todas as revisões certas e troquei todos amortecedores e bandejas novas , parece que o pneu esta quadrado isso é normal ou foi pq não fiz a cambagem ??

    • Olá Joyce! Tudo bem?

      Bom seguinte, eu sei que hoje em dia confiar em algumas prestadoras de serviços é muito difícil, por gentileza me diz aonde que você fez o alinhamento? Porém, acho que esse problema pode ser pela falta de cambagem sim! Uma dica, vá até uma outra empresa que oferece esse serviço e verifique o que é.

      Obrigada por acessar o nosso portal. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  62. Olá sempre ouvi falar que cambagem não se faz, pois para se fazer a cambagem é preciso”torcer” a torre do amortecedor. Gostaria de saber se procede essa informação?

    • Olá Tiago! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Sim amigo, quando se faz cambagem torce algumas peças, porém para evitar isso, verifique se não possui alguma peça danificada, para que se faça a troca, sendo assim talvez não será necessário fazer cambagem.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  63. Boa tarde meu carro e um corsa maxx mandei trocar os amortecedores e demais kits dianteiro e necessário fazer cambagem?detalhes o carro ja estava perfeitamente alinhado

    • Olá Sivonaldo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Que bom que você é atento às manutenções de seu carro! Bom, a dica é que todos os carros que trocou qualquer item ligado a suspensão, articulador, juntas e até mesmo rolamento, é necessário fazer alinhamento e balanceamento porque você mexeu na estrutura que estava antes, e agora precisa acertar o carro novamente. Em caso de cambagem, provavelmente não haverá necessidade, pois você trocou as peças que poderiam estar com problemas. Leve a uma loja de alinhamento e balanceamento e confira se será necessário. Sugestão: leve em um que você confie os serviços.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  64. Boa tarde! Tenho um Palio 09/10 e recentemente venho percebendo um barulho (um pouco agudo e um pouco arranhado) nodas dianteiras, porém, levei ao mecânico imaginando ser pastilha de freio, ou disco empenado, mas não é nada disso, e algum tempo atrás levei para alinhar e balancear e o mecânico me disse que eu teria que fazer uma cambagem,mas não fiz naquele dia. Este barulho pode ser consequência de eu estar adiando a cambagem?
    Fico no aguardo.

    • Olá João Eduardo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Seguinte meu amigo, quando há necessidade de fazer cambagem é porque tem alguma peça que necessita de reparo ou troca, neste caso, você adiou o concerto, com isso pode acontecer que alguma peça foi forçada durante esse tempo, e agora esta gerando ruídos desagradáveis. Sugestão: leve ao mecânico e consulte se há necessidade de trocar alguma peça e lembre-se, se você trocar alguma peça ligada a roda, por favor, por sua segurança, faça alinhamento e balanceamento. Espero ter ajudado João.

      É isso. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  65. Boa noite, semana passada me mecanico trocou homocinetica do meu carro, como ainda era original ele teve dificuldades pra remover e ao tentar remover ele quebrou manga de eixo, apos muito briga ele arcou com o prejuizo e trocou a manga, junto com pivo e rolamento, apos isso fiz a troca de pneus e levei pra alinhar e balancear e pra minha surpresa o tecnico de alinhamento me disse que a cambagem do lado que ele mexeu esta 2.5 graus fora, antes disso nunca tive problema de cambagem, o que sera que pode ser? Peça empenada? Mola?

    desde ja agradeço e parabens pela página

    • Olá Emerson. Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Olha, não posso te dizer o que de fato pode ser. Tenho uma ideia do que aconteceu sim, pode ser peça empenada ou como falta de profissionalismo também. Consulte um outro mecênico de sua confiança e peça para ele avaliar seu carro e dizer o que de fato aconteceu. Sinto muito amigo se não dei uma resposta mais concreta.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  66. levei meu fiat uno 2009 realizar alinhamento e balanceamento, mas mesmo assim quando estou dirigindo ouço os pneus chiar ao fazer curvas e frear, como se estivesse deslizando no asfalto.
    Aguardarei sua confirmação do teor acima.

    • Olá Landulfo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Bom, nesse caso amigo, você efetuou a troca dos pneus? Pois, se os pneus estiverem “carecas” pode acontecer isso mesmo que nos contou. Agora, se você trocou os pneus e ainda ‘canta’ em curvas e ao frear, aconselho consultar outra loja especializada no serviço e tirar essa dúvida, pois isso não deveria acontecer, não se esqueça de ver se não são os pneus também.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  67. Boa Tarde!
    Muito bom o texto.
    Eu levei meu carro para comprar pneus novos e fazer alinhamento/balanceamento, ai me falaram que meu amortecedores estavam ruins, fiz a troca e agora me falaram que preciso fazer cambagem. Tenho um Palio 98/99, os pneus e balanceamento agora estão Ok, mas quanto a cambagem não sei se devo fazer, já li várias formas de como costumam fazer e não quero mais problemas.
    Li sobre um parafuso fora de centro, mas não entendi muito bem onde ele é colocado.
    Li sobre uma ferramenta hidráulica que usam, mas pode danificar o rolamento.
    Por isso gostaria de saber em qual parte do carro é possível fazer essa regulagem do ângulo da roda?

  68. Olá. Gostaria de saber se meio grau seria já um problema pra mim e teria que fazer uma cambagem no meu veículo. A pessoa me informou que está com 0,49 graus e pelo que vi no seu post seria negativo, e por isso teria que fazer cambagem. É isso mesmo ? Esse valor já diminui a vida útil do meu pneu ?

    • Olá Marcelo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Como não sei o modelo de seu veículo, consulte o manual do carro, em algum lugar ele te fala quais são os graus das rodas, se tiver fora do que está especificado, aí sim será necessário fazer cambagem. Porém, lembre-se que cambagem é em apenas algumas peças, então verifique com algum mecânico de confiança qual é a peça que talvez precise ser trocada. Se você ficar com alguma dúvida, por favor deixe nos comentários do post.

      É isso. Espero ter ajudado. Grande Abraço!

  69. Otima materia!!!
    Troquei o amortecedor e depois do alinhamento e balanceamento o mecanico disse q era pra fazer a cambagem, porem estragou o rolamento e empenou o disco de freio.
    Minga duvida se isso é normal de acontecer ou falta de profissionalismo??

    • Olá Junior! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Consultamos um profissional em que confiamos muito e ele nos disse o seguinte: Quanto a necessidade de fazer cambagem é porque precisa trocar algumas peças, “sim acontece de amassar algumas peças, não posso acusar se houve falta de profissionalismo, consulte outro mecânico de sua confiança e vê o que ele fala”.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato conosco. Grande Abraço!

  70. Boa noite gostei muito da matéria do site. Ainda gostaria de saber, vou trocar os amortecedores e kits dianteiro do meu Celta. Preciso fazer o alinhamento e a cambagem? Grato pela atenção.

    • Olá Silas! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Sim, sem dúvida alguma, qualquer peça que for trocada em seu carro, relacionado aos amortecedores, rolamento, barra de articulação e junta homocinética, indicamos que realize alinhamento e, se necessário balanceamento.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato conosco. Grande Abraço!

  71. Bom dia! Adorei o artigo. Estou com uma dúvida cruel. Fiz alinhamento e balanceamento semana passada no meu Spin LT 2013. Na oficina, que é muito bacaninha, me disseram que precisava fazer cambagem, eu disse que não poderia esperar o svç. Voltando na loja, até mostraram num monitor os ângulos dos pneus, falando que o carro deveria estar desviando pra esquerda. QUe custaria 170 reais. Não especificaram se eram as rodas da frente. Fui na concessionária ontem pra ver outra coisa, e perguntando ao mecânico que sempre faz svç no meu carro, ele me disse que a SPIN não faz cambagem nem caster. Que cambagem só nos carros mais antigos da GM. E ainda disse que o pneu tava mal alinhado que estava comendo na parte de dentro, que eu tinha que voltar na oficina e reclamar. Ai ai … voltar lá e dizer que SPIN não faz cambagem? Que fazer? Grata pela atenção.

    • Olá Claudia! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Olha, consultamos o manual do carro neste link >>> http://p.download.uol.com.br/ziggi/Manuais/270620121359_PM7.pdf na página 262, e ele indica que precisa fazer cambagem, agora não tenho informações concretas para te falar se o Spin faz ou não cambagem. Por isso, recomendamos que vá em algum outro mecânico de sua confiança ou de algum conhecido e tire sua dúvida.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  72. Alterei as rodas do meu agile 2011 de 15″ para 17″, as rodas dianteiras ficaram abertas e o carro não possui regulagem de cambagem. O que posso fazer?

    • Olá Renan! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      A questão é a seguinte, parte da roda ficou para fora da caixa? Ou seja, parte da roda está para fora da lataria? Se sim, o que você deve fazer é levar o seu carro em alguma loja especializada em customização, pois terá que ser feitos alguns trabalhos na lataria, outros na barra do homocinética, a barra que vai na caixa de cambio e junta na roda, para que sua roda entre na caixa e possa realizar curvas. Se ainda assim ficar com dúvidas estarei à sua disposição.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida só entrar em contato. Grande Abraço!

  73. Boa tarde, gostei muito da exposição!

    Acabei de fazer cambagem no meu hb20!

    É a segunda vez que realizo, pois, a primeira fiz em dezembro quando colidiram levemente na minha roda direita dianteira. Fiz a cambagem, alinhamento e balanceamento, o carro tinha mais de 7.000 quilômetros rodados na época.

    Comprei ele em setembro e já tem quase 17 mil.

    Fiz além da cambagem na roda esquerda dianeira o balanceamento também, chorei no preço e ficou de 180 reais por 150 reais.

    Já me movimentei com o carro e está tudo ok.

    Gostaria de fazer uma pergunta, o preço foi caro?
    E a cada quanto tempo faço rodízio das rodas?

    Abraços.

    • Olá Ronaldo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Então amigo, em questão dos preços geralmente não entramos em detalhes, porém de acordo com o mercado é um valor bacana de se pagar. Quanto ao rodízio dos pneu, no manual do carro informa quando fazer e como fazer, verifique no manual do seu veículo, caso não encontra, vá até à concessionária e verifique com técnico.

      É isso. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  74. Boa Noite. Tenho um pálio fire 2014, com um ano de uso. Utilizo o veículo em via urbana, porém ao menos duas vezes ao mês pego estrada de terra. Fiz alinhamento e balanceamento na concessionária, e me informaram o camber estaria fora do lugar (Dianteiro: +0º,16′ esquerdo e -0º,37′) e que eu teria que trocar o amortecedor do carro (detalhe: não fiz revisão de 20 mim, perdi a garantia da empresa). Me informaram também que eu não deveria fazer cambagem pois pode estragar o rolamento do carro, sendo assim era obrigatória a troca do amortecedor. Gostaria de saber qual a correlação entre camber e amortecedor? A cambagem não resolveria meu problema? Realmente é necessário troca de amortecedor com um carro com 25 mil km rodados e um ano de uso? Agradecida pela informação. Att.

    • Olá Paulyene! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Então em relação a camber e amortecedor fazer a cambagem até resolveria seu problema, porém toda vez que se realiza a cambagem ela empena o amortecedor, então verifique com alguma outra empresa e veja se realmente precisa trocar os amortecedores. Caso seja preciso, aconselho que troque, assim você não estará forçando suas peças e seu carro irá rodar melhor. Mas, faz o seguinte: como eu não posso consultar seu carro, leve em alguma empresa especializada e verifique se é necessário a troca.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  75. Olá.
    Ótima matéria.
    Possuo um Triciclo que usa a traseira do Fusca/Brasília e motor AP.
    Uso rodas 22″.Fui pedir pra alinhar na Depaschoal e me disseram
    que só da pra fazer se tiver as 4 rodas.
    Mesmo eu perguntando se nao dava pra apertar os facões eles
    disseram que nao da pra fazer.
    Como faço pra alinhar as rodas traseiras?
    Grato.
    Julio Cezar

    • Olá Júlio! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Desculpe, mas nós não somos especialistas em Triciclo, porém, podemos tentar te ajudar! Com base em nossas pesquisas, pediram para avaliar duas coisas, se o coxim da suspensão traseira (facão) não estão com folga e por fim se os rolamentos estão ruins ou com folgas entre seus eixos, se tiver alguém especializado no assunto, recomendo procura-lo.

      Espero ter ajudado. Grande Abraço!

  76. Gostaria de saber se existe outro meio de corrigir as rodas sem precisar cambagem pois fiquei sabendo que a cambagem empena os amortecedores se a solução seria trocar bucha de balança ou uma outra qualquer que não empene os amortecedores.

    • Olá Mario! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Com base em nossas pesquisas, consultamos um mecânico especializado no assunto, ele nos informou que para fazer a correção, teria que avaliar o carro, pois deve conter algumas peças tortas, sendo impossibilitadas de receber correção, pois só é feita a cambagem quando não há mais regulagem no pivor, isso ocorre quando alguma peça está torta.

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  77. Oii boa noite
    Comprei um hb20 2012 quase um mes o mesmo está com 80 mil km rodados.Sexta psssada 05/06/15 o carro passou pela revisao dos 80mil fiz tb alinhamento e balanceamento e no sabado o pneu estava vazio,tivemos dificuldade de troca lo pois estava muito apertado os parafusos e nessa troca quebraaram o parsfuso.Levei em um mecanico q fez a troca.Vcs acham necessario fazer algo novamente?alinhamento ,balanceamento ,cambagem…???
    no aguardo
    Obrigada

    • Olá Kelly! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal!

      Se o mecânico fez a troca apenas dos parafusos e não mexeu em nenhuma outra peça, não é necessário, porém se ele mexeu em alguma peça é bom ficar atenta, caso contrário fique tranquila. Esse parafuso estava muito apertado devido a máquina que eles usam para afrouxar e apertar os parafusos.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  78. Oi tudo bem,e o seguinte após a cambagem que fiz no meu ônix sempre na hora de da a saída ou quando dou pequenos trancos com o carro em baixa velocidade ouço um barulho como se fosse de rolamento na roda dianteira direita meu mecânico falou que não e rolamento o que pode ser e como posso resolver isso já que mim incomoda muito? Desde já agradeço!

    • Olá Adriano! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Bom, preciso saber se esses barulhos são como uns estralos? Pois bem, se não for rolamento, pode ser problema na junta homocinética, esta peça é ligada a roda, e faz barulhos geralmente nas curvas, agora se esse barulho for constante com o carro em linha reta pode ser problemas na luva deslizante, uma peça ligada a caixa de câmbio do carro, verifique da onde sai o barulho para confirmar. Veja se tem algo com a sua suspensão, o melhor é consultar o seu mecânico ou até mesmo a concessionária do veiculo.

      É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

      • Obrigado pela resposta.más o barulho parece ser na roda direita dianteira e só na hora da saída ou em velocidade baixa após as trocas de marcha faz um barulho como se fosse um ferro tocando em outro!

        • Olá Adriano! Tudo bem? Que bom que você voltou!

          Então, eu precisava dar uma volta no carro para te dar uma certeza do que está acontecendo, mas, aqui vai uma dica super valiosa, ta preparado pra saber? Tem certeza? hehehe, procure algum mecânico ou até mesmo a concessionária para saber o que é esse barulho, porque pode acarretar em outros problemas futuramente, fique atento!

          Grande Abraço!

  79. boa noite eu tenho um gol g5 e sempre gosto de conferir o alinhamento e o balanciamento, ai o especialista me falo que tinha que fazer uma cambagem, té ai tudo bem, levei em outro lugar pra tirar a duvida, ele me falo que não precisava fazer, ele me falo que só era nescessario fazer o alinhamento porque estava fora, ai eu fiz, mas eu percebo que a direção esta pezada quando eu viro pro lado e pro outro,será que eu tenho que fazer a cambagem mesmo, queria saber o que na verdade tenho o que fazer

    • Olá Renato! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Então, provavelmente seu carro esteja com uma cambagem negativa, a parte de cima da roda fica inclinada para dentro do eixo, deixando a direção pesada. Se você já fez o alinhamento, faça agora uma cambagem, pois pode ser que as vezes a olho nu não apareça nenhum problema, mas consulte uma empresa especializada no serviço e faça o procedimento correto. Já o preço pode variar de R$60,00 a R$100,00.

      É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  80. Por favor Auto Start me ajude a tirar uma dúvida. Eu comprei recentemente o fiat Idea 2009/2010 numa revenda. O carro me pareceu em bom estado mas ao dirigir notei que em curvas mais fechadas rodas parecem patinar como sé perdessem a aderência e tremem também. Gostaria se saber se é o caso se fazer a cambagem.

    • Olá Caio, Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal!

      Seguinte jovem Caio, quando você estava olhando o carro, realizou alguns testes antes de efetuar a compra? Se fez os testes, ele tinha esses problemas?
      Pois bem, verifique com algum mecânico de sua preferência, pede para ele dirigir seu carro e assim avaliar melhor o que estaria acontecendo de fato. Esses ”sintomas” no seu veículo podem ser várias coisas, como problemas de alinhamento ou até cambagem, como também alguma peça estragada. Por isso, a melhor coisa a fazer é consultar a revendedora ou um mecânico para realizar o teste.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  81. Olá Srs, tenho um Fiat Uno, e estou com o problema nos pneus traseiros, estão gastando a banda externa, como se estivessem rodando meio de lado. Qual é o problema? Cambagem só se faz nos pneus dianteiros?

    • Olá Maurilio! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Preciso saber qual é o ano do seu uno?
      O senhor anda com muito peso no carro? Pois grande parte dos unos têm a tendência em abrir as rodas traseiras.
      Pode ser sim a falta de cambagem, porém verifique com algum profissional o que está acontecendo de fato.

      É isso! Obrigada pelo seu comentário, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  82. Via de regra, angulação zero é a ideal. Neste caso, a partir de qual angulação (positiva ou negativa) vocês entendem como necessária a realização da cambagem?

    Ex. 0,1grau negativo não é necessário, mas 1 grau negativo é.

    Grato,

    • Olá Caue! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Isso mesmo, por meio de regra o ideal é o zero e qualquer número fora do padrão já faz diferença no veículo, por questão de segurança, indicamos que regule seu carro para estar de acordo com a forma correta.

      Espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário, qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!

  83. Boa Noite!

    Troquei os 4 pneus e dois rolamentos (um dianteiro e outro traseiro)do meu Clio e após a troca quando passo de 80 km/h sinto o carro tremer. Isso pode ser devido a cambagem positiva ou negativa?

    Muito Obrigado e parabéns pelo artigo!

    • Olá Bernardo! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Então, quando fez a troca dos pneus, foi realizado o alinhamento e balançamento? Pois a vibração acontece geralmente por falta de alinhamento, aconselho que vá até um lugar que ofereça esse serviço e checar o que está acontecendo.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida só entrar em contato. Grande Abraço!

  84. CAMBAGEM X ALINHAMENTO

    Ainda não entendi??? Se faz cambagem não faz alinhamento? ou é preciso fazer alinhamento pra fazer cambagem?

    • Olá Felipe! Tudo bem? Obrigado por participar de nosso Portal.

      Então, toda vez que é preciso fazer a cambagem, após realizado o serviço da cambagem será necessário fazer o alinhamento, ou seja, toda vez que precisar fazer cambagem será feito o alinhamento e balanceamento, se não for preciso fazer cambagem, então fará apenas alinhamento e balanceamento.

      É isso! Esperto ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!!!!

  85. Parabéns, agora sei exatamente o que é cambagem, principalmente com as ilustração através das imagens.
    Obrigado!

  86. Boa tarde, gostaria de saber se é necessário sempre que trocar os pneus fazer a cambagem, pois troquei os dois dianteiros e o pessoal da oficina disse que deu 2 graus …
    Obrigado

    • Boa tarde , Sr Ulisses
      Nem sempre que fizer a troca dos pneus é necessário fazer a cambagem, porém é de suma importância fazer o alinhamento a cada troca de pneus e a cada 10.000 km rodados
      também. Só mesmo o aparelho de alinhamento utilizado pelo alinhador, vai indicar a necessidade de fazer a cambagem e ou os casters do automóvel.
      Tenha uma ótima tarde!!!

  87. Olá, muito boa a matéria.

    Acabei de alinhar e balancear, na oficina me disseram que precisava fazer cabagem também, como o carro ja está com 5 anos e nunca passou por esse procedimento eu aceitei que fizesse a cabagem. Acontece que depois de pronto fui embora e ao atigir a velocidade acima de 60km/h começou um ronco na parte da frente do carro tipo ronco de rolamento. Será que os rolamentos foram afetados na execução da cambagem, pois esse ronco não existia antes.

    Obrigado.

    • A vários fatores para considerar o problema dela está com problemas, pode ser: banda de rodagem, pode ser a suspensão, molas, rolamento entre outros, uma dica, volte na oficina que fez o trabalho e pede para algum responsável dar uma volta, assim ele dará uma resposta concreta do que está acontecendo! Certifique-se que algumas peças foram trocadas!

    • Então Sr Marcos, primeiramente preciso saber se foi na roda dianteira? Eu aconselho o seguinte, como foi realizado a troca de peça, sugiro que faça o alinhamento, por acaso já faz muito tempo que o Sr não faz alinhamento?
      Fica nossa dica,procure algum mecânico de confiança e verifique se a necessidade, nós da Auto Start aconselhamos que realize o alinhamento!

  88. Obrigado pelo esclarecimento e parabéns pelo trabalho de vocês. Isso ajuda muito agente, quando levamos o nosso carro numa oficina e não servos enganados. Em 2015, tenham muito sucesso nos negócios e prosperidade na vida.

    • Não. O que faz o pneu desgastar rápido: uso continuo, falta de rodizio, problemas na suspensão e no alinhamento. Os pneus na dianteira desgastam até 25% a mais que os traseiros, por isso a importância do rodizio.
      Aconselhamos manter os desenhos iguais, pois influencia no alinhamento do veiculo.

  89. TENHO UMA SPIN 2014 E JA OBSERVEI QUE MEUS PNEUS JÁ ESTÃO INDO EMBORA OS 4 (QUATRO).
    FALEI COM UM TAXISTA ELE RECOMENDOU EU FAZER CAMBAGEM, ACONECEU O MESMO COM A
    SPIN DELE , DEPOIS QUE ELE FEZ A CAMBAGEM COM NOVOS PNEUS ELE RODOU 42.000KM .
    GOSTARIA DE SABEER SE DEVO OUVI-LO . MEU CARRO SÓ TEM 7 MESES.
    GRATA,

    MARIA ESPERANÇA

  90. TENHO UMA SPIN 2014 ELA TA FAZENDO AGORA ESSE MES 19.000KM E ESTOU PERCEBENDO QUE OS 4 (QUATRO) PNUES ESTÃO INDO
    EMBORA. UM TAXISTA FALOU PARA EU FAZER COMBAGEM , ACONTECEU A MESMA COISA COM A SPIN DELE, AGORA DEPOIS QUE FOI
    FEITO A CAMBAGEM ELE JÁ RODOU 42.000KM AGORA QUE IRÁ FAZER A TROCA DOS PNEUS.
    GOSTARIA DE SABER SE DEVO OUVI-LO E FAZER O MESMO.
    GRATA ,

    M. ESPERANÇA

  91. Comprei um prisma 2009, bati a roda do motorista em uma guia, não foi muito forte eu estava na 3° marcha, porem o mecânico cobrou R$600,00, pra arrumar e ainda disse que tenho que fazer cambagem porem o carro esta alinhado e não esta com o volante tripitando . a cambagem fica em R$ 300,00, você acha que o mecânico esta cobrando peças que não precisaria ser trocadas? por favor aguardo sua resposta

  92. muito boa a dica realmente é isso que esta acontecendo com o meu carro. já sei o que fazer.
    Obrigado.

  93. a explicação sobre cambagem, detalha todos os problemas que qualquer motorista deve ter com seu veiculo, parabéns. Entretanto, existe empresas que prestam serviços de balançeamento e alinhamento, porém, não sabem fazer cambagem e atestam que fizeram excelente trabalho. trata-se de: SIENA PNEUS Av. Dom Pedro nº 1 Alvorada – Manaus Amazonas fone: 092-3238-6371

  94. Meu carro estava muito pouco com a cambagem negativa, muit mesmo, ai troquei os pneus no carrefour e misteriosamente os peneus acabaram em 3 meses, 8 mil km rodados, minha mae que foi fazer a troca dos pneus e o cara da mecanica do carrefour disse que quando troca o pneu a cambagem fica mais negativa, ele trocou as bandeijas tambem.

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