A tecnologia dos automóveis, apesar de ainda não estarem voando em massa como nos foi apresentado no desenho dos Jetsons de 1962, continuam evoluindo com o propósito de melhorar a performance do carro e a segurança das pessoas que utilizam o veículo.
Uma das tecnologias mais recentes apresentadas na Automec 2019 que está para entrar no mercado é o disco de freio feitos de nióbio, produzidos pela Hipper Freios

Qual a diferença do disco de freio de nióbio em relação ao convencional?
O disco de freio composto pelo elemento químico nióbio traz diversas vantagens para essa peça tão essencial para a segurança do motorista e dos passageiros. Confira abaixo as principais diferenças dela em relação ao disco de freio convencional:
- Aquecem menos do que os discos convencionais
- Dissipam o calor gerado mais rápido
- Reduz o surgimento de trincas e rompimentos metálicos devido sua maior resistência
- Possui maior vida útil do que os freios convencionais já que o seu material mantém por mais tempo suas propriedades (devido as vantagens mencionadas acima)
Além disso também deixa o pedal mais suave no momento da frenagem, já que possui uma menor variação do coeficiente de atrito entre o disco e a pastilha de freio.

Por que o nióbio consegue conferir disco de freios mais seguros?
O nióbio é um elemento químico (símbolo Nb) que se encontra entre os metais de transição na Tabela Periódica.
Os aços que são microligados ao nióbio apresentam excelentes propriedades mecânicas, e também de soldabilidade, ou seja, é fácil a junção de outros aços com ele realizado pelo método de solda.
Discos de freio de nióbio aparecem como uma nova tecnologia de alta performance e segurança.

Ligas de Nióbio são muito utilizados, não somente na indústria automobilística, como também em outros setores que demandam metais mais resistentes. Confira abaixo outras áreas da indústria e pesquisa que utilizam o nióbio:
- Turbinas de Avião
- Plataformas marítimas
- Construção de viadutos modernos
- Industria Aeroespacial
- Acelerador de partículas
No setor automobilístico o disco de freio de nióbio também não é uma novidade quando se trata de carros esportivos. A categoria Stock Car, por exemplo, já utiliza discos de freio feitos de nióbio.
Curiosidades sobre o nióbio, material utilizado no disco de freio
O nióbio foi descoberto pelo químico inglês Charles Hatchett, em 1801 na Inglaterra.
O nióbio é um elemento da tabela periódica localizado na família 5-B, fazendo parte do que chamamos de metais de transição.
Agora é aguardar a circulação deste disco de freio no mercado de veículos urbanos.