Por que é importante calibrar os pneus?

0
21256
Atualizado em 22/06/2015 17h08

Viajar de carro é um prazer de milhões de pessoas no mundo, todas elas gostam de dirigir calmamente, ouvindo música, tomando brisa e relaxando, todavia, tudo isso só é possível se o carro estiver devidamente cuidado, como por exemplo, com os pneus calibrados.

Confira também o nosso artigo como prolongar a vida útil do pneu, que citamos a calibragem, que é um item que não somente diminui o desgaste como fornece maior estabilidade ao carro, diminuindo os riscos de acidentes.

Por que é importante calibrar os Pneus?

calibragem dos pneus

Pensando financeiramente manter os pneus calibrados é importante para aumentar a vida útil dele, ou seja, não precisará gastar dinheiro com trocas de pneu tão frequentemente e diminui o consumo de combustível, pois um pneu murcho ‘bebe’ no mínimo 2% a mais que o normal.

Pensando na segurança, a calibragem correta evita perda de estabilidade, principalmente nas curvas, diminui a propensão de estouros e rachaduras, além de consumir menos energia mecânica do motor.

O ideal é utilizar o número de calibragem indicada pelo fabricante do veículo, sempre fique de olho para ver se ele está murchando rapidamente e mantenha uma periodicidade em média de a cada 15 dias entre as calibragens.

Caso você veja que o seu pneu está perdendo ar antes deste período, compre um pneu novo ou conserte o mesmo, enquanto isso, você pode usar o seu estepe, realizando a troca, como ensinamos no artigo “Como trocar um pneu”.

Onde calibrar os pneus?

Diversos postos espalhados pela cidade tem uma máquina de calibragem, basta pegar a mangueira, colocar na válvula e esperar o monitor apitar quando atingir o valor colocado. Pronto! Seus pneus estão calibrados.

Conclusão

Segurança acima de tudo no trânsito! Utilize pneus que estão dentro da vida útil e devidamente calibrados de acordo com as especificações do fornecedor e mantenha uma periodicidade de 15 dias entre as calibragens, mas sempre ande com um estepe em caso de emergência.

Boa viagem!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA