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Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 05/11/2015 às 14h53

Vamos lá, você deseja trocar os pneus do carro e adquirir novos, só que é preciso manter o conjunto na mesma altura do conjunto da roda original! Exemplo: você escolheu um ‘pneuzão bonito’, com uma roda bonita e o antigo era um pneu original numa roda mais simples.

Ambos são iguais, da mesma marca e do mesmo modelo. Só que você nota que o pneu novo parece ser maior do que o original mais simples, não é?! Só que não, não é!  Eles são idênticos e tem a mesma altura! Ou seja, esse “pneuzão bonito” serve no carro desse pneu mais simples. Mas então, o quê muda? No caso do pneu original, o aro é 14 e o seu perfil alto e o pneu novo a roda é de aro 17 e o perfil baixo.

Quando se fala em perfil do pneu é o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu em milímetros. Acompanhe nossas imagens a baixo para entender a diferença.

Pneu de perfil baixo

pneu perfil baixo

Pneu de perfil alto

pneu perfil alto

Para isso, antes de mais nada, você deve conferir as medidas que vem informadas no pneu! A baixo, um exemplo de como entender estas medidas:

exemplo de perfil de pneu

19,5cm da banda de rodagem (parte da borracha em contato com o solo).

55 é a porcentagem da altura do pneu, dos 19,5cm é os 55% da altura.

R= Radial, é a roda propriamente dita do veículo.

87 é a carga máxima, a quantidade de quilos que pode ser usada por pneu.

V é o índice de velocidade aplicada.

E para definir o perfil do pneu é necessário saber qual a portagem dele, que no exemplo acima foi de 55%, quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu, assim para o maior, o perfil será mais alto. Agora dê uma olhada no que está no seu veículo e veja se o perfil é alto ou baixo!

Sabia que um pneu de perfil mais baixo rasga com mais facilidade do que um de perfil mais alto?

Isso acontece quando passamos por um buraco, as vezes é possível desviar, mas se for uma via toda esburacada fica difícil escapar deles! Por exemplo, um pneu médio de perfil 70%, a parede dele é maior, do que um de perfil de 30%. Para ele rasgar tem muito a ver com a quantidade de ar que entra no pneu e sua rigidez.  No caso o perfil de 30% ele contem menos ar, é bem mais rígido e pra poder suportar o peso do carro também. Se este pneu passa num buraco, ele não dobra por ser muito rígido, a sua parede é muito dura, então, se estiver numa velocidade muita alta e passar direto num buraco terá muito mais facilidade para rasgar.

Já o perfil de 70 dobra mais fácil, por causa da quantidade ar e, quando esse pneu entra no buraco ele consegue dobrar e deformar bem mais fácil, absorver a diferença, absorver o impacto. No caso dos pneus para caminhote ou carros de carga, os pneus já são diferentes, por serem maiores e terem um reforço maior no material e ter a parede mais reforçada, assim o para ele rasgar tem a ver com a rigidez e a capacidade de ar.

Perfil de pneu alto – Vantagens

– Pneus com parede lateral mais grossa protege as rodas de danos causados por buracos e de raspadas no meio fio;

– Eles são mais ajustáveis ao ar;

– Maior versatilidade em ruas irregulares ou em uso off-road;

– Maior absorção de buracos e outras imperfeições;

Perfil de pneu baixo – Vantagens

– O carro executa as manobras exigidas com mais facilidade;

– Melhor controle na velocidade;

– Melhor freagem, caso esteja em dirigindo em alta velocidade;

Dica

A mudança de pneus exige atenção com a calibragem, que pode mudar. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá e com pressão mais baixa, o consumo pode aumentar.

O seu pneu é de perfil alto ou de perfil alto? Comente! Ou se ainda tem dúvidas, envie-nos sua pergunta!

 

Comentários - 16
  1. LUIZ BULKA

    Olá, tenho um polo classic 98, a medida dos pneus é 185/60/14. Quero saber se vou ter problema se colocar um raio 15, ou um pneu 185/70/14, obrigado!


    Comentou em 20/01/16
  2. David

    boa tarde
    meu carro esta rodando com um pneu 185/60/14 , porem vou rebaixar ele e estou querendo colocar 185/50/14 ou 165/50/14 , vai alterar o consumo do meu veiculo , e gostaria de saber onde posso encontrar esse pneus mais em conta , pq em BH ele esta muito caro !

    desde já agradeço !


    Comentou em 18/01/16
  3. Vinícius

    Olá boa tarde gostaria de uma opinião.
    No momento uso pneu 185/55 aro 14 e está na hora de trocar e gostaria de um perfil mais baixo que esse, to na dúvida se coloco aro 15 com perfil baixo ou um 195/50R14 e mantenho com os 14.
    E não ligo muito para o conforto, meu carro em si já é meio desconfortável por ser rebaixado.


    Comentou em 17/01/16
  4. Tiago

    Matéria esclarecedora e objetiva, obrigado Renata.


    Comentou em 09/01/16
  5. Plinio San

    O pneu original do Citroen Aircross é o 205/60 R16, mas vi um 205/65 R16 que esta mais barato. O que muda na dirigibilidade do veículo?


    Comentou em 08/01/16
    1. Deivid Gollmann

      Olá Plinio! Obrigado por participar do portal Auto Start!
      Pode trocar sim amigo! O carro terá mais conforto, o problema pode aparecer na compra futura, pois pode ser que você deseje comprar outra medida. Espero ter ajudado!


      Comentou em 12/01/16
  6. Daniel

    Olá,

    Excelente a matéria e como foi abordado a explicação, porem, estou com dúvidas, gostaria de saber se poderiam me ajudar.

    Em 2014 adquiri um mitsubishi lancer os quatro pneus são da marca Marshal especificamente 225/40ZR18 88W, mas, tive problemas com bolhas já é a segunda vez que isso me acontece e terei que trocar, mas, devido as péssimas ruas e valetas da cidade onde moro pensei em colocar pneus de perfil mais alto, estou fazendo consultas de pneus e verifiquei o pneu 225/55R18 Eagle LS2 Goodyear 97H – Original Mitsubishi Outlander, gostaria de saber se existe algum problema em aumentar o perfil do pneu ou se pode gerar problemas na suspensão e consumo?


    Comentou em 31/12/15
    1. Deivid Gollmann

      Olá Daniel! Bem vindo ao nosso portal!
      Amigo, essa medida para o Outlander não sugiro colocar em seu Lancer. Se deseja aumentar a medida o ideal para você seria a 225/45R18. Caso deseje alterar, entre nos foruns do Lancer para ver a experiência de outros usuários e ter uma medida ideal. Espero ter ajudado amigo!


      Comentou em 12/01/16
  7. Ronaldo França Junior

    Bom dia, tenho um palio e o pneu é 165/60 r13 e quero trocar por um rodado 15″ com perfil 45, quais são os riscos e desvantagens? ha, e com molas esportivas que vai dar uma leve baixada na suspensão.


    Comentou em 11/12/15
    1. Deivid Gollmann

      Olá Ronaldo, obrigado pela participação em nosso blog!
      Você poderá usar a medida 185/45R15, lembrando que o carro irá perder o conforto, pois está diminuindo o perfil do carro. Risco é que a largura do pneu seja 185, o correto seria 195 pra cima, mas se colocar medida maior estará errado de acordo com a lei sobre o uso da roda e pneu. Espero ter ajudado amigo!


      Comentou em 04/01/16
  8. Ronaldo

    Minha FREELANDER 1 tem aro 18 pneu indicado pelo fabricante 235/50 R18, como transito em estradas de chão e ruas calçadas com pedras este perfil não esta adequado a minha realidade. Gostaria de saber se eu trocar o perfil 50 por um mais alto tipo 55 pode haver complicações na caixa de transmissão? Alguém pode me informar?


    Comentou em 09/09/15
    1. Auto Start

      Olá Ronaldo! Tudo bem? Obrigado pela sua participação no nosso portal.

      Olha, conforme nossas pesquisas, algumas pessoas disseram que a alteração da medida original não é possível, pois ficam muito próximos da suspensão e se mudar as medidas, aumentará no consumo. Uma dica, vá a uma concessionária e tire essa dúvida, espero ter ajudado amigo.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!


      Comentou em 25/09/15
  9. André Luis Lenz

    Ter um Land Rover não foi suficiente: Cristiano Araújo morreu em um dos carros mais seguros do mundo. Se fosse por alta velocidade, os dois que estavam na frente teriam morrido também. O Range Rover Sport, carro da Land Rover, tem 7 airbags de série (5 a mais do que a lei exige). Mas, como pode ser visto, as rodas e pneus não eram mais os originais do veículo (o certo é obedecer à especificação dos fabricantes, pois, pneus não especificados para o veículo (medida, tipo, índice de carga e de velocidade, etc, afetam a segurança) e, com isso, eu creio que a pericia irá concluir que quando se tem um pneu com menos de 10 centímetros entre a roda e o asfalto, pode acontecer de uma pequena pedra entrar, ou da quina de um buraco na pista, tão comum nas estradas brasileiras, quebrar a roda de liga leve, fazendo o pneu sair da roda, e tudo indica que foi isto que aconteceu, mas se eles estivesse com os cintos de segurança, provavelmente, poderiam estar vivos. Em alguns países da Europa, por exemplo, a legislação não permite que essa troca seja feita e se você for detido na rua com o pneu trocado estará sujeito à multa por infração de trânsito.


    Comentou em 25/06/15
  10. Mateus Emanuel

    Pneu perfil baixo rasga mais fácil e custa mais caro :p


    Comentou em 10/01/15
    1. Deivid Gollmann

      Pneu com perfil mais baixo é um design a mais ao carro, em algumas cidades que as ruas e avenidas são melhores, pode se usar, agora para estradas mais ruins melhor usar os mais altos, você está certo Mateus, eles rasgam mais fácil e custa mais, porém todo luxo tem seu preço não é verdade? Fica a dica pra quem desejar fazer um algo mais no carro, como diz por ai, “vou fazer um upgrade no meu carro”!


      Comentou em 19/01/15
  11. Enéas Guerra

    Muito bom.Parabéns, Valeu.


    Comentou em 21/11/14
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