No Brasil o preço do combustível é sempre um peso na carteira. No entanto, isso não é motivo para nos descuidarmos. Quando você pede para o frentista encher “até a boca” com medo que a gasolina seja mais cara no dia de amanhã, você coloca sua carteira em um risco ainda maior, já que pode danificar partes caras do seu veículo, como o motor ou as partes elétricas.
Deve-se tomar cuidado também para que o frentista não ultrapasse o limite, enchendo a gasolina até a boca, com o objetivo de arredondar o valor.
O frentista, ao começar a encher o tanque de gasolina do seu carro, irá escutar um estalo ao completá-lo. Este estalo é a indicação de que o tanque foi enchido até o limite permitido.
Essa medição é possível graças ao cânister, peça obrigatória que fica entre o tanque de combustível e a admissão do motor em todos os carros produzidos a partir de 1989 em diante.
A função principal do cânister é de amenizar os poluentes liberados na atmosfera tratando os gases oriundos dos combustíveis. Feito de carvão ativado, ele conta com uma tubulação especfica para receber e filtrar esses gases nocivos, assim devolvendo-os para a atmosfera de forma adequada.
O carvão ativado do cânister é um material de carbono com bastante porosidade desenvolvida, dando a capacidade de absorver gases, líquidos ou impurezas na parte interna do seus poros, assim filtrando os gases nocivos advindos do combustível.
O motorista também pode consultar o manual do veículo para saber a capacidade máxima que o tanque pode ser abastecido. Geralmente a capacidade real do tanque é 10% maior do máximo permitido (onde chegaria no limite do cânister).
Diversos problemas! Confira abaixo os principais reveses ocasionados por encher o tanque “até a boca”:
Quando o combustível passa do limite do cânister, a filtragem desta sobra não ocorre, fazendo com que os carvões do cânister se desprendam, assim danificando outros componentes mecânicos do veículo que podem ocasionar em falhas no motor e na parte elétrica do veículo.
Abastecendo além do nível correto, a pressão fica negativa dentro do sistema, ocasionando na inibição do filtro e obstruindo o ar, assim tendo que fazer o sistema fazer mais força para trabalhar.
Além do já óbvio risco ao meio ambiente, não preencher a gasolina somente até o automático também ocasionam problemas de saúde. Quando o cânister realiza sua função normalmente, a substância cancerígena chamada de benzeno não se manifesta, diferente de quando o limite do cânister é ultrapassado.
No Paraná, em 2014, foi realizado uma campanha para evitar que os postos preenchessem a gasolina acima do limite do Cânister dos veículos, para evitar os riscos ao meio ambiente, à saúde e danos aos veículos.
Agora que você já sabe, lembre-se de cuidar bem do seu carro e não peça para encher o tanque do seu veículo até a boca. E não esqueça de cuidar para que o frentista também não faça isso! Ao ouvir o primeiro estalo da bomba causada pela mangueira, avise o frentista que o tanque está cheio.
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