Saiba a importância da revisão antes de viajar

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google

As férias estão por vir e as famílias já estão preparando as malas para a viagem! Mas, para uma viagem tranquila e segura é preciso passar numa oficina mecânica antes de colocar o carro na estrada. É necessário fazer a revisão do carro porque ele é composto por uma série de ferramentas e sistemas elétricos que precisam de ajustes, se uma peça não estiver de funcionando pode comprometer todo o carro, como também o seu passeio.

Separamos itens importantes que você precisa checar antes de pegar a estrada, veja!!

Freios

Muita atenção ao sistema de freio, quando o fluído está com o nível abaixo é indicativo que algum material de frenagem está desgastado, principalmente as pastilhas de freio. É preciso ver também se a mangueira do hidrovácuo está dobrada, furada ou desencaixada, porque se estiver pode deixar o freio duro ou travando as rodas. Cheque esses detalhes antes de sair, pois é importante estar com os freios em bom estado.

sistema de freios

Faróis e lanternas

A Iluminação externa e interna do veículo são de extrema importância, pois na escuridão de uma rodovia serve para que você se localize. Tem o farol de neblina para que você possa dirigir com  segurança. O farol alto, onde você só deve usar quando não estiver vindo ninguém na direção contrária e claro no período noturno. E a lanterna que é a luz mais baixa, verifique se estão acendendo antes de viajar.

lanternas e farois

Limpador de para-brisa

Importante antes de uma viagem é inspecionar a qualidade de uma borracha. Verifique se ela não está ressecada e não tem nenhum movimento ou cortes. Se você for utilizar essa borracha no momento da chuva a surpresa vai ser desagradável, porque a limpeza não vai ficar muito boa. Caso esteja chovendo muito, é aconselhável que o motorista pare no acostamento e espere a chuva passar.

limpador de parabrisa

Filtro de ar

Esse componente absorve a sujeira que vem da rua e evita que essas impurezas contaminem o motor. Quando a gente percebe que o filtro precisa ser trocado? É uma inspeção visual, a cada cinco mil quilômetros é bom que você verifique o filtro, porque o filtro contaminado deixa entrar sujeiras, impurezas através da suspensão para dentro do motor. Onde essas impurezas entram em contato com o óleo lubrificante que vai formar uma ‘brasinha’ e com isso desgasta o motor prematuramente. Ainda mais, aumenta o consumo de combustível.

Temos aqui um filtro novo que a gente pode observar a micro de papel e o filtro completamente obstruído.

filtro de ar

Pneu e rodas

Cheque antes de sair se os pneus e as rodas estão em bom estado, se o pneu não está liso de mais, atente para a medida do sulco, pois através dele que você identifica se está na hora de trocar ou não os pneus. Observe também se a roda não está torta ou com alguém defeito, pois as vezes que passamos num buraco não sentimos na hora a diferença. São detalhes que fazem a diferença quando vamos para a estrada e que precisam estar em boas condições.

verificando o pneu

Sitema Elétrico

O carro funciona com o sistema elétrico através do alternador que serve para gerar energia necessária para todos os equipamentos do carro. Por isso devemos mante-lo sempre em bom funcionamento. Um sinal que podemos ficar atentos a este item é quando as luzes de alertas que ficam no painel do carro acendem , se alguma luz acender, pode checar que há problemas no sistema do carro. Veja na ilustração os exemplos.

painel do carro

Alinhamento e Balanceamento

Caso você tenha caído em algum buraco ou no meio fio, faça o alinhamento, ajuste a posição das rodas e balanceie o equilíbrio entre elas e os pneus, pois se for esperar até dar a quilometragem exigida pode gerar outros problemas no veículo. Ou, faça rodízios dos pneus também que ajuda a mante-los por mais tempo.

alinhamento e balanciamento

Calibragem

Na hora de fazer a calibragem dos pneus não se esqueçam do estepe e de checar itens obrigatórios, como: triângulo de sinalização, macaco e chave de roda. Confira também a validade do extintor de incêndio e se as lampadas estão funcionando direito.

calibra o pneu

Água e óleo

A água e o óleo são componentes fundamentais para um bom funcionamento do motor. O óleo lubrifica o motor, não deixa a peça desgastar muito cedo e nem em outras partes, evita corrosão e para isso ele tem o anti-corrosivo, detergentes, uma série de elementos no óleo. Lembrando sempre que ao trocar o óleo sempre se troca o filtro do óleo. Faça sempre a troca de água  por no liquido de arrefecimento para evitar que o motor ferva, porque se o motor ferver provavelmente ele vai quebrar em outras palavras fundir o motor.

IBAGEM-COMANDANTE-ABILTON

Outros itens

  1. Sinto de segurança;
  2. Farol de neblina;
  3. Embreagem;
  4. É importante também ter a atenção redrobada nas rodovias;
  5. Fique atento às sinalizações;
  6. Verifique os prazos de revisão;


Manter a temperatura do veículo equilibrada é fundamental para evitar um super aquecimento que pode fundir o motor, tem gente que tenta resolver essa questão apenas colocando água, mas isso não é o suficiente. O carro trabalha com água aditivada, se não usar o aditivo pode comprometer a parte interna do motor.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google