Renata Rodrigues
da Kasterweb
Alguns estudos dizem que dirigir com sono é tão perigoso, quanto dirigir alcoolizado. Você consegue mensurar o perigo que está correndo? Cerca de 50% dos acidentes que acontecem nas rodovias é porque os motoristas dormem ao volante, pelo simples fato dele mesmo não assumir que está sonolento é um grande perigo. Algumas pessoas sempre acham que podem andar mais um pouco, depois mais um quilometro, e com isso o cansaço aumenta.
E para impedir que isso aconteça é preciso se concentrar e planejar.

3. Caso vá viajar à um lugar mais longe, é importante que você se alimente bem, ou melhor com coisas saudáveis. Evite comer comidas gordurosas – como feijoada, frituras – batata frita, massas com molho branco ou queijo com macarrão e carnes com excesso de gorduras, por exemplo.Tudo isso porque a digestão causa certa sonolência e ainda mais se exagerar no prato.
Prefira frutas, verduras, cereais, peixes e legumes que além de serem uma delícia, fazem um bem para a nossa saúde. Ah, depois de se alimentar, espere uma meia hora para voltar a dirigir.
Por isso seria interessante você planejar sua viagem como se fosse para um trânsito lento também, assim pode ir com o psicológico preparado e levar mais paciência na bagagem. Nessas situações, a cada uma hora e meia ou duas horas ao volante, pare 15 minutinhos para o cafezinho e aproveite para dar boas gargalhadas!!
E se isso acontecer… O veículo sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária. Por isso, percebeu que pode cochilar a qualquer momento?
Pare em um lugar seguro para descansar, até sentir que o sono passou!
A cafeína pode ajudar na redução do sono, mas não dá descanso.
Outra dica importante é: Não tome bebida alcoólica antes ou na véspera de viajar.
Caso tome algum remédio periodicamente, verifique na bula se ele não causa sono, como efeito colateral.
Responder