Antes de viajar sozinho, com a família ou amigos, o motorista deve tomar diversas precauções, como fazer uma revisão de seu veículo antes de viajar. Porém, mesmo com todos os cuidados é sempre possível que o veículo quebre na estrada, deixando todo mundo na mão no pior momento possível durante a viagem.
A primeira questão que o motorista deve levar em consideração é em por a sua segurança como prioridade. Veja o que fazer caso o veículo estrague na estrada:
1°-> Mantenha a calma
Pode parecer simples, mas muitas pessoas se desesperam ao se deparar com um problema novo, principalmente na estrada. Manter a calma é de suma importância para evitar acidentes e agir corretamente quando houver algum problema. Uma técnica é nunca pensar no custo que o problema causou até que a questão esteja resolvida.
2°-> Libere a pista
Ao perceber que o veículo estragou, tente jogar o veículo para o acostamento, do contrário (se não houver acostamento) leve o mesmo para a pista da direita, onde os carros vem me menor velocidade.
3°-> Sinalize
Assim, que deixar o carro no acostamento (ou na pista da direita), observe os retrovisores antes de sair do carro para ver se o trânsito está livre. Então coloque o triângulo para sinalizar. Um detalhe: o triângulo não deve ficar perto do carro. Ele deve ficar a distância entre o N° de passos e com a velocidade máxima permitida da pista. Por exemplo:
Se for noite, ou então estiver chovendo e com neblina, recomenda-se que dobre os passos descritos a cima. Ex:
Essa distância é feita de acordo com a quilometragem permitida para dar tempo dos veículos da estrada desviarem ou frearem se estiverem vindo na velocidade máxima permitida. Se for necessário, utilize galhos e folhagem entre o veículo e o triângulo para deixar mais visível a sinalização para os veículos que surgem na estrada.
4° -> Entre em contato com quem pode resolver o problema
Após ter liberado a pista e ter sinalizado para evitar acidentes, basta o motorista ligar para a seguradora de seu veículo, guincho privado de confiança ou, se não possuir nenhum deles, ligar para a concessionária da rodoviária para remover o veículo do local. Caso não possua nenhum número, pode também estar ligando para a Polícia Rodoviária, em último caso.
Uma dica, além de revisar o carro antes de viajar, é procurar e anotar os telefones de ajuda em caso de emergência das estradas na qual o motorista irá trafegar. Também averiguar em que nível está o tanque de gasolina pode evitar muita dor de cabeça!
Veículo danificou dentro de um túnel:
Veículo danificado em descida na serra:
E você, já passou por alguma situação de risco na estrada como os descritos acima? Compartilhe sua história com a comunidade Auto Start!