Revisão Antes de Viajar – Itens que você mesmo pode averiguar

0
9272

Gastar uma nota no mecânico sempre pesa no bolso, mas uma revisão, todos sabemos, é necessária antes de viajar. Mesmo assim, milhares de vidas são perdidas por péssimas condições do veículo quando se da aquela saidinha no feriado de final de semana ou nas férias. Por isso nossa oficina digital vai lhe dar algumas dicas básicas que qualquer motorista pode (e deve!) averiguar por conta própria para assegurar uma viagem mais tranquila:

Nível do Óleo

É muito importante saber o nível de óleo para um bom funcionamento do carro. Após abrir o capô do veículo, procure pelo ícone do óleo (encostado no motor) e tenha um pedaço de papel higiênico em mãos. Puxe a vareta, limpe-a e coloque novamente no local de onde a retirou. Após remover a vareta mais uma vez, estará indicado em qual nível o óleo está. Se estiver baixo, leve seu automóvel à um posto de gasolina para repô-lo.

Veja “Quando trocar o óleo do carro?” neste link e “Qual o melhor óleo para o motor do meu carro?” aqui.

revisao-carro
foto: portaldotransito

Nível de Água

Outro fator importante para não ficar preso no meio da estrada é o nível da água, que tem como principal função resfriar o motor através do radiador. Localize o reservatório de água após abrir o capô, lembrando que caso o carro foi desligado a pouco tempo, não deixar o rosto em cima ou próximo do reservatório. Há uma linha que marca o mínimo e o máximo no reservatório. Reponha caso necessário.

Estepe

Mais um item relevante para o motorista não ficar pedindo carona no meio da estrada é o Estepe: o pneu reserva no porta malas. Sua principal função é substituir os pneus em uso em caso de furo, dano ou de estar pouco cheio.

estepe
foto: loganclub

 

Pneus

Tendo o pneu reserva (estepe) no porta malas, outra dica é revisar os pneus em uso. É muito importante para a performance do carro. Calibre todos eles em caso de estarem murchos usando a unidade de medida de calibragem (PSI) e veja o nível de uso dos mesmos, indicados pelas marcas no Pneu. Lembrando que a vida útil de uso do pneu é de 5 anos.
Uma dica aqui é realizar um rodízio dos pneus, para aumentar a vida útil dos mesmos.

Veja mais em nossos links de como “Como identificar as características do Pneu do seu Carro” e “Como Fazer Rodízio de Pneus Corretamente”.

Retrovisor e Lanternas

Estes dois itens são muito importantes para a boa visibilidade do motorista. Regular os retrovisores antes da viagem e checar se não estão queimado os faróis é de suma importância. Não recomendamos pegar a estrada durante a noite, mas caso o motorista se aventurar, estes dois itens são cruciais para estas condições de viagem.

viajar-de-carro-balneario-camboriu-1024x682
foto: emuitocarro

Freios

Este já fica complicado para o motorista concertar e é sempre recomendado que passe pelo olhar de um mecânico especializado em caso de qualquer diferença, tanto de sentir o mesmo na hora do manuseio quanto de ouvir algum som diferente ao usá-lo. O bom funcionamento do sistema de frenagem depende também das pastilhas do freio.

E não esqueça de itens obrigatórios para uma viagem segura: Triângulo, Macaco e Chave de Roda

Então lembrem-se: segurança nunca é de mais e você mesmo pode verificar alguns itens básicos antes daquela viagem em família ou com amigos.
Gostou? Então comente e tire suas dúvidas com comentários!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA