da Redação
Kasterweb
Abaixo fizemos um apanhado de tudo que envolve a embreagem do seu carro. Acompanhe!!
foto: nobresdogrid
É uma das principais peças do carro que fica entre o motor e a caixa de câmbio e é ela que dá movimento ao automóvel, torque na marcha , interrompe o fluxo de forças que há entre o motor e a caixa de câmbio durante as trocas de marchas, e quando for parar. Protege a transmissão contra sobrecargas e o motor, como também amortece as vibrações de transmissão.
foto:gravatanoticias
Se faz tempo que você não pega o carro ou é um recém habilitado, ainda deve estar fresco na memória de como usa-lá, mas se ainda tem dúvidas, vamos reforçar como manuseá-la!
Primeiro, antes de ligar o carro é importante estar com o pé na embreagem e freio, além de deixar a marcha no ponto neutro, isso para quê não corra o risco do carro dar alguma ”arrancada” pra frente. Antes de engatar a marcha é preciso pisar na embreagem, pois é a partir dela que a marcha se move, os dois se completam, um depende do outro. Independente se for da ré ou ir para frente, use embreagem e marcha, assim engatada, só acelerar e em seguida pode tirar os pés da embreagem, porque você só irá pisar quando for aumentar ou diminuir a marcha!
Este vídeo contem informações técnicas sobre a embreagem, confira!
Motorista, você sabia que é preciso ter cuidado com a embreagem do carro também? Pois quem faz má utilização do pedal precisa trocar o kit com apenas 10 mil km percorridos, sendo que há aqueles que fazem com cerca 70 mil km, utilizando adequadamente. Quanto diferença não é mesmo!? Fique atento há alguns detalhes, veja!
foto: universal
1. Erro comum: deixar o pé sobre o pedal quando está dirigindo, isso compromete seriamente o seu carro, porque você contribui muito para o desgaste prematuro das peças do sistema da embreagem, sem contar um super aquecimento nessa parte do veículo.
2. Erro: Quando você for subir uma ladeira, não use a embreagem como uma ”opção” de freio, pois as consequências serão as mesmas, use o freio de mão nesse caso!
3. Sinais de problemas com a embreagem: ruídos no pedal; quando a marcha faz algum barulho ou arranham na troca; embreagem sem flexibilidade; etc;
Ainda tem dúvidas? Já passou por alguma situação dessas? Comente!
Responder
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.