Como usar a embreagem do carro?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google

da Redação
Kasterweb

Abaixo fizemos um apanhado de tudo que envolve a embreagem do seu carro. Acompanhe!!

Para que serve a embreagem?

foto: nobresdogrid

É uma das principais peças do carro que fica entre o motor e a caixa de câmbio e é ela que dá movimento ao automóvel, torque na marcha , interrompe o fluxo de forças que há entre o motor e a caixa de câmbio durante as trocas de marchas, e quando for parar. Protege a transmissão contra sobrecargas e o motor, como também amortece as vibrações de transmissão.

Como usar a embreagem?

foto:gravatanoticias

Se faz tempo que você não pega o carro ou é um recém habilitado, ainda deve estar fresco na memória de como usa-lá, mas se ainda tem dúvidas, vamos reforçar como manuseá-la!

Primeiro, antes de ligar o carro é importante estar com o pé na embreagem e freio, além de deixar a marcha no ponto neutro, isso para quê não corra o risco do carro dar alguma ”arrancada” pra frente. Antes de engatar a marcha é preciso pisar na embreagem, pois é a partir dela que a marcha se move, os dois se completam, um depende do outro. Independente se for da ré ou ir para frente, use embreagem e marcha, assim engatada, só acelerar e em seguida pode tirar os pés da embreagem, porque você só irá pisar quando for aumentar ou diminuir a marcha!

Como funciona o sistema da embreagem?

Este vídeo contem informações técnicas sobre a embreagem, confira!

Como evitar desgastes com embreagem?

Motorista, você sabia que é preciso ter cuidado com a embreagem do carro também? Pois quem faz má utilização do pedal precisa trocar o kit com apenas 10 mil km percorridos, sendo que há aqueles que fazem com cerca 70 mil km, utilizando adequadamente. Quanto diferença não é mesmo!? Fique atento há alguns detalhes, veja!

  • A primeira orientação é: a embreagem só deve ser usada quando for dar partida no carro e quando for trocar de marchas.
  • Quando estiver parado, no semáforo por exemplo, procure deixar o carro no ponto neutro, sem pisar no pedal da embreagem.
  • Definitivamente, nunca fique com o pé no pedal da embreagem por muito tempo, quando estiver dirigindo, como se estivesse descansando. E essa prática faz com que fique super aquecido o sistema e como consequência afasta o disco da embreagem e causa lixamento do disco.
  • Não faça isso: Arrancar o carro na segunda ou terceira marcha! Use somente a primeira nesse caso e assim de acordo com a velocidade, as outras marchas seguintes, procure seguir essa ordem de acordo com as rotações do motor.
  • ” Queimada da embreagem”, já ouviu isso? Pois é, ela acontece quando o motorista acelera demais e não solta da embreagem o suficiente, além de consumir mais o combustível, por isso é importante conhecermos o nosso carro e o tempo de soltar o pé, alinhar os dois.
Consequências do mal uso da embreagem
foto: universal

1. Erro comum: deixar o pé sobre o pedal quando está dirigindo, isso compromete seriamente o seu carro, porque você contribui muito para o desgaste prematuro das peças do sistema da embreagem, sem contar um super aquecimento nessa parte do veículo.

2. Erro: Quando você for subir uma ladeira, não use a embreagem como uma ”opção” de freio, pois as consequências serão as mesmas, use o freio de mão nesse caso!

3. Sinais de problemas com a embreagem: ruídos no pedal; quando a marcha faz algum barulho ou arranham na troca; embreagem sem flexibilidade; etc;

Ainda tem dúvidas? Já passou por alguma situação dessas? Comente! 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google