Como legalizar as modificações do seu veículo

0
6553

Todos gostamos de por aquela estética pessoal no carro, não é mesmo? Seja diminuir a altura do veículo em relação ao solo (rebaixar) ou até pintar com cores e padrões diferentes as partes do automóvel. Mas você sabia que antes você deve informar o Detran para legalizar as modificação? Não? Então confira as dicas para não se meter em problemas:

Antes de tudo, você deve ir ao Detran (Departamento estadual de trânsito) e informar ao mesmo que você tem a intensão de modificar o carro, assim requisitando uma autorização para realizar tal tarefa. Lembre-se que deve-se levar fotos com a parte lateral, dianteira e traseira do veículo (antes da modificação). O grande diferencial é que o motorista pode estar levando as informações do conjunto que deseja alterar (exemplo: pneu e roda) e assim o profissional do Detran já averiguar e informar se pode ou não utilizar estas alterações em seu veículo, evitando do motorista de perder dinheiro caso o conjunto de peças que deseja adquirir vá contra as leis estipuladas. 

Sendo aprovado as alterações e realizando as mesmas, a pessoa mais uma vez fotografa seu veículo, agora modificado (novamente fotos da lateral, dianteira e traseira) trazendo junto:

  • Nota Fiscal
  • CRV
  • CPF
  • Identidade
  • Comprovante de endereço

assim conseguindo protocolar este pedido e passando por uma nova vistoria com o carro já modificado para poder emitir então o novo CRV e CRLV onde na seção de observações estarão sendo informados as modificações efetuadas no carro.

legalizar_modificacoes_carro
Não informar ao Detran sobre as modificações realizadas no carro pode fazer você ter dor de cabeça no futuro! foto: carinsurance

Mas e se eu já modifiquei meu carro, poderei legalizar?

Sim, caso você já tenha modificado seu carro, você poderá legalizar as modificações também, porém terá que pagar uma multa e o carro irá passar por uma nova revisão, para ver se as peças modificadas estão de acordo com a lei. Por isso, é muito importante ir ao Detran antes de realizar alguma modificação, para não correr o risco de ter que pagar uma multa ou não poder circular com o carro.

Lembrando para quem quiser rebaixar o carro, a diferença entre o solo e o veículo não pode ultrapassar de 10 cm. A baixo disso é só para exibição!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLavagem a Seco
Próximo artigoO que é um antigomobilista?
Redator e Analista SEO. Jornalista por paixão e apaixonado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA