O que é Pneu Off Road?

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Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 03/09/2015 às 11h26

Estar com o carro equipado e pneus preparados é essencial para você encarar qualquer aventura! No meio do mato, em trilhas, usar botas, estar na sujeira e no meio do lamaçal, na areia e em riachos, ambientes que são para aqueles que amam adrenalina. E como saber quais os pneus corretos para passar nestes lugares, considerados impossíveis se fosse com um pneu comum?

São os pneus para trilhas off road, os pneus A/T e os pneus M/T que são próprios para essas estradas e praparados para qualquer tipo de erosão e inclinações dos mais variados graus, decidas, subidas, o que você estiver disposto a viver.

Como é o pneu Off Road

pneu off road

Esse pneu é identificado pelas suas características físicas, como a altura e largura, tipo e profundidade da banda de rodagem, o desempenho no campo, como a tração e flutuação, dirigibilidade, estabilidade e resistência.

Tipos de trilhas:

Lama

off road

Em meio ao lamaçal é recomendado os pneus com os sulcos mais profundos, porque eles tem mais facilidade de remover a lama do pneu durante o percurso. Pois, se a lama não for eliminada das rodas a tração acaba e consequentemente o carro para.  Outro aspecto importante na hora de vencer os atoleiros, cavar a lama e ganhar mais tração é o uso dos pneus mais estreitos e altos que são adequados para esse piso.

Na Areia

pneus off road pra areia

As condições da tração na areia é muito mais precária, pela estrutura da areia em ser fina e fácil de escorregar. Os pneus indicados são aqueles mais largos e lisos, pois apresentam uma boa flutuação e tem maior contato com o solo, evitando cavar buracos durante o percurso e não atolar. Nessa trilha, se você fosse com o mesmo onde andou na lama, com certeza ficaria preso no meio da areia.

Nas Pedras

Jeep Wrangler Rubicon edicao comemorativa de 10 anos

Em estradas onde tem muitas pedras você deve se atentar com as derrapagens e os cortes do pneu. Nesse caso o pneu precisa ser mais resistente nas laterais e na banda de rodagem com a construção reforçada dos flancos. Por estar em meio as pedras, a tração fica muito prejudicada, por isso recomendamos um pneu com desenho médio e um pouco mais largo.

Calibragem

Para fazer a calibragem é preciso saber qual terreno você vai explorar, pois o pneu com maior pressão fica mais duro e menos vulnerável a cortes, ficam mais estreitos e altos o que possibilita maior altura em relação ao solo. A calibragem alta é para terrenos com muita lama ou pedras. E para trilhas na areia a calibragem é com menos pressão, pois o perfil do pneu fica mais arredondado e com maior superfície de borracha em contato com o solo.

E você gosta de trilhas? Usa o pneu adequado? Comente!!

Se ainda tem dúvidas, só entrar em contato e logo responderemos.
Bom passeio!!!

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