Divulgue esse Artigo

Atualizado em 19/11/2015

Os amantes de carros que buscam ter sempre os melhores acessórios e peças já devem ter ouvido falar das rodas de liga leve. Uma pesquisa mostrou que elas são os itens mais cobiçados por quem tem carro, atrás somente dos rádios.

Apesar da grande procura, não são todos que sabem, de fato, a real importância em se ter tais rodas. O que é mito e o que não é? Conheça a resposta para essa e outras perguntas.

roda liga leve

O que são rodas de liga leve?

No mercado, você pode comprar rodas de aço com calota ou rodas de liga leve. Esta segunda, o material utilizado é alumínio e silício, pois estes materiais oferecem mais leveza e resistência.

A utilização destes metais permite que esse acessório apresente inúmeras vantagens ao motorista, além de aumentar a beleza do seu carro. Confira!

Vantagens da roda de liga leve

A economia de combustível é um fator interessante para quem pensa em comprar tais rodas. Por ser mais leve, o automóvel necessita de menos esforço para se locomover, gastando assim menos gasolina. Além disso, o alumínio esquenta menos que o aço, logo, o sistema de frenagem fica menos desgastado.

Em termos de segurança, as rodas de liga leve não deixam a desejar!  A resistência é a mesma em comparação com as rodas de aço. No dia-a-dia, foi percebido, também, que os ruídos, principalmente em freadas bruscas e manobras, foram diminuídos.

Desvantagens da roda de liga leve

A real desvantagem deste acessório é o seu preço. Por oferecer toda esta quantidade de benefícios, as concessionárias e lojas para carros cobram valores um tanto elevados. Em comparação com as rodas de aço com calota, as de liga leve podem chegar a custar um pouco mais.

Ainda tem dúvidas? Você tem rodas de liga leve no seu carro? Comente!!!

Comentários - 19
  1. Aline

    Olá, estou comprando uma Biz 125 usada, estou em dúvida em duas, uma ES 13/13 por R$ 5.200 com o pneu traseiro maior que o que veio de fábrica, pois segundo o dono a maior impede que a roda ‘bata’ em um quebra mola quando se tem alguém na garupa. Isso procede? E a Ex completa 13/14 com as rodas de liga leve por 600 reais a mais que a outra. Não sei qual escolher pelo preço e pela roda. Agradeço a ajuda.


    Comentou em 21/01/16
  2. Antônio Carlos Mourão Ramalho

    Comprei um auto/PRISMA 2015 (ZERO KM). Gostaria de saber se posso trocar o aro dos pneus que é de ferro para o aro de liga leve, sem prejudicar ou causar algum problema no funcionamento normal do veículo?
    Atenciosamente


    Comentou em 14/12/15
    1. Deivid Gollmann

      Obrigado por sua participação em nosso portal, Antônio!
      Pode trocar amigo, não tem problema. Só pergunte para a concessionária se essa troca faz perder a garantia do carro. Caso for, não tem problema, mas gostaria de saber algumas coisas: qual a medida original da roda e pneu? Você vai colocar aro maior? Se sim, qual a medida do aro novo? preciso dessas resposta para indicar um pneu ideal para você. Aguardo seu retorno amigo.


      Comentou em 18/01/16
  3. Bernardo Linhares

    Olá,
    Gostaria de saber se toda roda de alumínio é liga leve?


    Comentou em 26/11/15
    1. Auto Start

      Olá Bernardo! Obrigado por sua participação em nosso Blog.
      Amigo, não poderei dar certeza, mas provavelmente sim. As rodas de Liga Leve são feitas com material mais frágil (como o alumínio) pois são mais fáceis de modelar, assim podendo construir modelos mais bonitos e chamativos. Dificilmente uma roda que não seja de Liga Leve será feita de alumínio, já que se não for por estética, não faz sentido realizar com este material. Geralmente as rodas que não são de Liga leve são feitas de ferro ou aço.


      Comentou em 08/12/15
  4. Anderson Lima

    Olá, estou prestes a comprar uma roda de liga leve e gostaria de saber se teria problemas em comprar uma réplica?
    Os preços são 50% mais baratos do que as “originais” das conssecionarias.
    Gostaria de saber se conhecem está fabricante Krmai?


    Comentou em 19/11/15
    1. Auto Start

      Olá Anderson Lima! Obrigado pela participação em nosso Blog.
      Então amigo, criamos este artigo que responde a uma de suas perguntas: Vale a pena comprar Rodas Réplicas?
      Quanto a marca, só testando mesmo para dar certeza. Após algumas pesquisas, alguns usuários parecem ter achado as rodas um tanto “frágeis”, mas foi tudo no olhômetro. Muita gente defendeu a marca. Acreditamos que possa ser boa sim, mas não tem como ser assertivo. Só testando mesmo. Esperamos ter ajudado!


      Comentou em 23/11/15
  5. alex

    Não é bem assim como dizem que rodas de alumínio são milagrosas, aros automotivos em aço no aspecto segurança em impactos são muito superiores as ligas de alumínio, apenas para ilustração rodas de carros de formula 1, e motoGP por exemplo são feitas em magnésio forjado e não em ligas de alumínio , que acontece é que fazer rodas de alumínio são mais baratas e fáceis não que são a melhor opção a não ser estética é óbvio.


    Comentou em 15/09/15
    1. Auto Start

      Olá Alex! Tudo bem? Obrigada por participar do nosso portal.

      Sim, você tem razão, as rodas para Fórmula 1 e MotoGP são diferenciados, até porque essas rodas precisam suportar um calor superior do que as de carros de passeio. Por estética sim, as rodas de alumínio são a melhor escolha e sim elas são mais seguras do que as de ferro, se fosse baratas as rodas de magnésio forjado seriam mais vendidas pela segurança. Obrigado Alex gostamos muito da sua participação.

      Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!


      Comentou em 25/09/15
  6. Flavia

    Olá, estou comprando uma biz 125 e estou na dúvida porque disseram que essas rodas de liga leve empenam com facilidade. Na minha cidade as ruas sao cheias de buracos. Então gostaria de uma opinião se seria melhor as rodas com aro de aço ou de liga leve. Obrigada!


    Comentou em 13/07/15
    1. Auto Start

      Olá Flavia! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Já tive uma moto com rodas de liga leve e minha cidade também é cheia de buracos, porém não tive nenhum problema. Enquanto via muitas motos que usam rodas com os raios todos empenados, com minha moto não tive nenhum problema, e olha que caí em vários buracos, porém não empenou, vendi ela e nem precisei trocar rodas ou pneus. Na minha opinião, são muito boas. Fica minha experiência, espero ter ajudado amiga.

      É isso. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!


      Comentou em 22/07/15
  7. Johnathan

    Como saber quais são as rodas liga leves?É possivel saber a diferença entre rodas normal e liga leves com o automovel parado?obrg bom final de semana


    Comentou em 26/06/15
    1. Auto Start

      Olá Johnathan! Tudo bem? Obrigada por acessar o nosso portal.

      Sim. Rodas de liga leve são feitas de alumínio, por ser mais elegantes elas precisam ser mais seguras também, as rodas comuns ou conhecidas como de ferro são mais simples, geralmente são pretas ou pratas. Alguns motoristas gostam de usar rodas de ferro com calotas, que seriam aqueles plásticos colocados juntos com as rodas de ferro, lembrando que rodas de alumínio não tem como colocar calotas.

      É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só entrar em contato. Grande Abraço!


      Comentou em 30/06/15
      1. Johnathan

        Obrg pela esplicação.Mim ajudou sim.Não tenho obrg mais uma vez


        Comentou em 03/07/15
  8. romulo

    O cara falou que colocou pneus 205/55/r15 em aro 16 pode é possível?


    Comentou em 04/03/15
    1. Auto Start

      Não existe essa possibilidade, pois o aro do pneu tem que corresponder ao tamanho da roda. Ambos do mesmo tamanho.


      Comentou em 04/03/15
  9. João

    eu posso colocar calotas em rodas de aro liga leve ?


    Comentou em 29/07/14
    1. kasterweb

      Sr João, não recomendamos!


      Comentou em 18/08/14
  10. Nani

    Esclarecedor!


    Comentou em 11/09/13
Adicionar Comentário