O amortecedor do carro tem como principal função fornecer ao motorista mais segurança através da estabilidade do automóvel e adicionar conforto na hora da condução. Além disso, ele controla os movimentos de abertura e fechamento das molas assim mantendo o contato dos pneus com o solo.
Amortecedores em mal estado podem prejudicar tanto o motorista quanto outras peças do veículo, já que faz com que o mesmo balance freneticamente durante a condução. O motorista se prejudica porquê os amortecedores contribuem muito para a boa dirigibilidade do veículo. Ele diminuiu a distância de frenagem, controla a movimentação das molas e sustenta o alinhamento das rodas. Estes atributos, se forem levados em consideração em uma viagem longa, por exemplo, ajudam inclusive na diminuição da fadiga do motorista.
O amortecedor também ajuda na conservação das peças do carro, já que diminui o desgaste dos pneus, conservando o contato do pneu perante ao solo, assim como reduz o desgaste dos componentes de suspensão, como as molas, por exemplo.
O grande problema em detectar se os amortecedores estão em estado ruim, é que sua danificação acontece de modo gradativo, fazendo com que o motorista habituado a dirigir o mesmo carro todo dia não perceba, pois se acostuma aos poucos com as vibrações que, aos poucos, ficam mais fortes. Porém, existem alguns sinais que, se o motorista ficar atento, pode detectar. São eles:
Existem outras maneiras, mas são mais difíceis de detectar, como por exemplo, quando os faróis dianteiros não iluminam de maneira uniforme, por estarem desalinhado graças aos amortecedores. Fique atento se sua visão ofuscar durante a condução com os faróis ligado, pois pode ser graças a este fato.
A suspensão é um item de suma importância, principalmente por causa de sua segurança. Um veículo em alta velocidade tem a chance de capotar, se o motorista sentir a diferença na dirigibilidade somada a fragilidade do carro em se manter estável, colocando em risco a vida do motorista e dos passageiros.
Responder