Para quê serve o alternador do carro?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google

Renata Rodriguez
da Kasterweb
atualizado em 11/11/2015 às 17h27

Para quê serve o alternador do carro?

foto: sincorgo

O alternador tem o propósito de gerar energia necessária para todos os equipamentos elétricos do carro, como por exemplo, dar a partida no carro, ligar o som, o limpador de para-brisas, etc, funciona como se fosse um carregador de celular, porém, neste caso, é um ‘carregador’ que mantem a bateria completa do veículo. Ele também é um componente do sistema elétrico do carro, pois é acionado por uma correia ligada ao motor, assim gera corrente alternada que se transformada em corrente contínua. É interessante revisar este item também caso viajar.

Como consertar o alternador do carro?

foto: divulgação/fiat

Antes de conseguir concertar, primeiro é necessário identificar o problema! Quando acender uma luz de alerta no painel do carro, representada pelo desenho de uma bateria, pode ficar atento que é problema no alternador, ou seja, sistema de carga de bateria. Depois de identificar, é necessário procurar um especialista em alternadores, pois quando instalamos algum tipo de acessório que não é original de fábrica, como sons, módulos, faróis de xenon, etc, o alternador não foi preparado para aguentar toda essa energia, principalmente se estes componentes não forem originais de fábrica. Por isso quando o veículo tem um consumo maior de energia, é preciso também produzir essa mesma quantidade de energia, depois de trocar tanto a bateria quanto o alternador.

#Dica: Não deixe de averiguar as luzes do painel do seu carro, pois é ela quem identifica o problema no alternador. 

Mas e aí, o Alternador tem vida útil?

Recomendamos que para manter a vida útil do alternador é manter seu carro original e fazer todas as revisões de fábrica, além de trocar constantemente a bateria, não deixando ela ficar velha de mais.

  • Consulte o manual do proprietário para saber o momento certo de revisar o alternador.
  • Os valores de reparo variam entre R$1.700 dependendo do modelo do seu veículo.
Ainda tem dúvidas? O seu alternador já deu algum problema? Conte-nos sua experiência. 

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google