Para quê serve o alternador do carro?

0
54934

Renata Rodriguez
da Kasterweb
atualizado em 11/11/2015 às 17h27

Para quê serve o alternador do carro?

foto: sincorgo

O alternador tem o propósito de gerar energia necessária para todos os equipamentos elétricos do carro, como por exemplo, dar a partida no carro, ligar o som, o limpador de para-brisas, etc, funciona como se fosse um carregador de celular, porém, neste caso, é um ‘carregador’ que mantem a bateria completa do veículo. Ele também é um componente do sistema elétrico do carro, pois é acionado por uma correia ligada ao motor, assim gera corrente alternada que se transformada em corrente contínua. É interessante revisar este item também caso viajar.

Como consertar o alternador do carro?

foto: divulgação/fiat

Antes de conseguir concertar, primeiro é necessário identificar o problema! Quando acender uma luz de alerta no painel do carro, representada pelo desenho de uma bateria, pode ficar atento que é problema no alternador, ou seja, sistema de carga de bateria. Depois de identificar, é necessário procurar um especialista em alternadores, pois quando instalamos algum tipo de acessório que não é original de fábrica, como sons, módulos, faróis de xenon, etc, o alternador não foi preparado para aguentar toda essa energia, principalmente se estes componentes não forem originais de fábrica. Por isso quando o veículo tem um consumo maior de energia, é preciso também produzir essa mesma quantidade de energia, depois de trocar tanto a bateria quanto o alternador.

#Dica: Não deixe de averiguar as luzes do painel do seu carro, pois é ela quem identifica o problema no alternador. 

Mas e aí, o Alternador tem vida útil?

Recomendamos que para manter a vida útil do alternador é manter seu carro original e fazer todas as revisões de fábrica, além de trocar constantemente a bateria, não deixando ela ficar velha de mais.

  • Consulte o manual do proprietário para saber o momento certo de revisar o alternador.
  • Os valores de reparo variam entre R$1.700 dependendo do modelo do seu veículo.
Ainda tem dúvidas? O seu alternador já deu algum problema? Conte-nos sua experiência. 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA