Qual a diferença entre os aros 17″, 18″, 19″ e 22″?

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Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 01/09/2015 às 13h45

Primeiro vamos entender a função do aro para a roda e depois saber a diferença entre eles!

Aro: O aro é a circunferência da roda que vai dentro do pneu.

Perfil: Perfil é a altura do pneu, quanto maior a roda, menor o perfil, porque é obrigatório manter o tamanho do conjunto ou o diâmetro externo. Essa medida pode variar apenas 3% para mais ou para menos,  para garantir o desempenho e a segurança do carro. Mantendo o diâmetro externo do conjunto, o que altera é a altura do perfil do pneu, por exemplo, o perfil aro 18 é maior que o perfil do aro 19, o que é menor impacta em toda característica de performance, conforto e dirigibilidade. A diferença está nesse espaço entre o perfil de cada pneu, veja na ilustração:

Veja alguns modelos de pneus em diferente aros:

Pneu com aro 17
Pneu com aro 18
Pneu com aro 19
Pneu com aro 22

artigo01

E de outra imagem mostrando onde é medido o perfil do pneu.

artigo02

Importância do Aro

A moda automotiva é ter pneus com aros maiores, pois os menores estão sendo deixados de lado cada vez mais e a tendência de aumento de aros no mercado é muito grande. Em alguns casos, as montadoras oferecem até três opções para o mesmo modelo, por exemplo, um carro com aro 14, 15 e 16. Hoje os carros cresceram, estão mais altos, tomaram formas e a roda precisa acompanhar esse volume, até porque se o carro crescer muito e a roda continuar pequena, veremos um grande vão que fica visualmente entre  roda e o paralamas e é uma coisa muito feia. Então a roda cresce até para preencher espaço dela dentro do paralamas.

Rodas com aros maiores

O seu carro saiu da fábrica com o aro 17 e você quer mudar o conjunto para 19 polegadas, já com o pneu mais fino, o próximo passo é a substituição, que precisa do aval do instalador. Porque essa mudança radical não pode apenas trocar do aro 17 para o 20, do 15 para um 18 só por querer, com isso, você estará substituindo borracha por alumínio. E fará a diminuição de pneu e aumentando o aro da roda, o que implica no carro um pouquinho mais duro. Fique atento, para que os pneus tenham o máximo de eficiência, eles devem ser calibrados com uma pressão maior que os convencionais. E se estiverem com a pressão abaixo da recomendada, podem sofrer danos com mais facilidade, principalmente nas vias e estradas esburacadas e sem asfalto.

Rodas com aros menores

Os pneus de aros menores, especialmente os de aro 13 estão saindo do mercado porque as pessoas estão buscando mais os de aros maiores, por questão de estética. Os aros menores tem o perfil maior, com a borracha lateral maior garante mais conforto, menos ruído e melhor dirigibilidade.

Dica: Fique Atento!

Mexer nas medidas do pneu é bem sério! Sem conhecimento adequado pode provocar problemas nos comandos eletrônicos e até nos freios. Mesmo nos casos de personalização em que rodas de aro 30, 34 e até 38 valorizam o projeto estético é necessário cuidado.

Ainda tem dúvidas? Comente!!

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