Quando trocar o óleo do carro?

Divulgue esse Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google
Atualizado em 03/03/2015 14h24

Um dos procedimentos que precisamos fazer no nosso carro é o Alinhamento e balanceamento, todavia quando vamos abastecer uma das coisas que os funcionários do posto de gasolina perguntam é se já fora trocado o óleo, se podem ver como está, etc, não é mesmo?! Será que é a hora certa?

Quando é realmente necessário realizar a troca do óleo do carro? Primeiramente, você precisa aprender a medir o nível dele no carro.

Como medir o nível de óleo do carro

Um dos maiores erros das pessoas que querem medir o montante de óleo do motor é fazê-lo com o carro ligado. Um bom volume dele estará no alto, portanto parecerá que há menos óleo do que realmente tem no fundo. Espere 5 minutos com o carro desligado e meça.

Retire a vareta do motor e limpe sua ponta. Coloque novamente e retire. Na ponta do medidor, você verá duas barrinhas, uma indicando o máximo e a outra, o mínimo. Caso o nível esteja abaixo do mínimo, você deve, então, completar o óleo ou trocar por um totalmente novo.

como-checar-oleo-do-motor

Troque o óleo do carro corretamente

Muitos leigos podem não saber, mas cada óleo tem uma base de lubrificante diferenciada. Além disso, cada motor de carro aceita um tipo de óleo específico e é importante que o dono siga a recomendação do manual do automóvel.

Existem três tipos de lubrificantes e cada um deles tem um tempo de vida útil. Veja abaixo:

  • Base mineral: 5 mil quilômetros rodados;
  • Base semi-sintética: 10 mil quilômetros rodados;
  • Base sintética: 20 mil quilômetros rodados.

Portanto, se você observar que a quantidade do seu óleo está abaixo do mínimo e seu carro está próximo de completar a quilometragem citada acima, troque-o por um novinho. Caso ainda faltem alguns milhares de quilômetros, apenas complete-o com o óleo do mesmo lubrificante.

Uma boa dica é comprar óleo a mais e deixa-lo no carro. Desta maneira, nunca será pego desprevenido com a quantidade abaixo do mínimo!

Ainda tem dúvida? Comente!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on google