As férias estão por vir e as famílias já estão preparando as malas para a viagem! Mas, para uma viagem tranquila e segura é preciso passar numa oficina mecânica antes de colocar o carro na estrada. É necessário fazer a revisão do carro porque ele é composto por uma série de ferramentas e sistemas elétricos que precisam de ajustes, se uma peça não estiver de funcionando pode comprometer todo o carro, como também o seu passeio.
Separamos itens importantes que você precisa checar antes de pegar a estrada, veja!!
Muita atenção ao sistema de freio, quando o fluído está com o nível abaixo é indicativo que algum material de frenagem está desgastado, principalmente as pastilhas de freio. É preciso ver também se a mangueira do hidrovácuo está dobrada, furada ou desencaixada, porque se estiver pode deixar o freio duro ou travando as rodas. Cheque esses detalhes antes de sair, pois é importante estar com os freios em bom estado.
A Iluminação externa e interna do veículo são de extrema importância, pois na escuridão de uma rodovia serve para que você se localize. Tem o farol de neblina para que você possa dirigir com segurança. O farol alto, onde você só deve usar quando não estiver vindo ninguém na direção contrária e claro no período noturno. E a lanterna que é a luz mais baixa, verifique se estão acendendo antes de viajar.
Importante antes de uma viagem é inspecionar a qualidade de uma borracha. Verifique se ela não está ressecada e não tem nenhum movimento ou cortes. Se você for utilizar essa borracha no momento da chuva a surpresa vai ser desagradável, porque a limpeza não vai ficar muito boa. Caso esteja chovendo muito, é aconselhável que o motorista pare no acostamento e espere a chuva passar.
Esse componente absorve a sujeira que vem da rua e evita que essas impurezas contaminem o motor. Quando a gente percebe que o filtro precisa ser trocado? É uma inspeção visual, a cada cinco mil quilômetros é bom que você verifique o filtro, porque o filtro contaminado deixa entrar sujeiras, impurezas através da suspensão para dentro do motor. Onde essas impurezas entram em contato com o óleo lubrificante que vai formar uma ‘brasinha’ e com isso desgasta o motor prematuramente. Ainda mais, aumenta o consumo de combustível.
Temos aqui um filtro novo que a gente pode observar a micro de papel e o filtro completamente obstruído.
Cheque antes de sair se os pneus e as rodas estão em bom estado, se o pneu não está liso de mais, atente para a medida do sulco, pois através dele que você identifica se está na hora de trocar ou não os pneus. Observe também se a roda não está torta ou com alguém defeito, pois as vezes que passamos num buraco não sentimos na hora a diferença. São detalhes que fazem a diferença quando vamos para a estrada e que precisam estar em boas condições.
O carro funciona com o sistema elétrico através do alternador que serve para gerar energia necessária para todos os equipamentos do carro. Por isso devemos mante-lo sempre em bom funcionamento. Um sinal que podemos ficar atentos a este item é quando as luzes de alertas que ficam no painel do carro acendem , se alguma luz acender, pode checar que há problemas no sistema do carro. Veja na ilustração os exemplos.
Caso você tenha caído em algum buraco ou no meio fio, faça o alinhamento, ajuste a posição das rodas e balanceie o equilíbrio entre elas e os pneus, pois se for esperar até dar a quilometragem exigida pode gerar outros problemas no veículo. Ou, faça rodízios dos pneus também que ajuda a mante-los por mais tempo.
Na hora de fazer a calibragem dos pneus não se esqueçam do estepe e de checar itens obrigatórios, como: triângulo de sinalização, macaco e chave de roda. Confira também a validade do extintor de incêndio e se as lampadas estão funcionando direito.
A água e o óleo são componentes fundamentais para um bom funcionamento do motor. O óleo lubrifica o motor, não deixa a peça desgastar muito cedo e nem em outras partes, evita corrosão e para isso ele tem o anti-corrosivo, detergentes, uma série de elementos no óleo. Lembrando sempre que ao trocar o óleo sempre se troca o filtro do óleo. Faça sempre a troca de água por no liquido de arrefecimento para evitar que o motor ferva, porque se o motor ferver provavelmente ele vai quebrar em outras palavras fundir o motor.
Manter a temperatura do veículo equilibrada é fundamental para evitar um super aquecimento que pode fundir o motor, tem gente que tenta resolver essa questão apenas colocando água, mas isso não é o suficiente. O carro trabalha com água aditivada, se não usar o aditivo pode comprometer a parte interna do motor.
Responder